O PROFESSOR PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE EM 1908

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2033-2050.id900

Palabras clave:

Professor Primário, Instrução Pública Matogrossense, Cultura Escolar

Resumen

Este artigo é parte do resultado da pesquisa de Mestrado em Ensino da Universidade de Cuiabá/MT. Tem como objetivo apresentar as características profissionais esperadas pela Administração Pública quando do ingresso dos professores no ensino primário mato-grossense. Embasado na dimensão metodológica histórico-cultural, a pesquisa vincula-se ao grupo Ghemat Brasil e pauta-se nas contribuições metodológica de autores como, De Certeau (1982), Chervel (1990), França (2016), Julia (2001), Leite (1970) e Valente (2006). O percurso teórico-metodológico constitui-se por meio da narrativa acerca da construção do perfil profissional docente no período da Primeira República no Estado de Mato Grosso, a partir de fontes inventariadas no Instituto Memória e Arquivo Público produzidos nos anos finais do século XIX e início do século XX. O estudo aponta os elementos essenciais para compreensão da construção histórica dos Regulamentos que determinavam os preceitos para a Instrução Pública Primária do Estado de Mato Grosso e as fontes revelam os processos e dinâmicas que regulamentavam a profissão docente do período.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Mariana Gomes de Oliveira, UNIC

Mestra em Ensino (UNIC)

Laura Isabel Marques Vasconcelos de Almeida, PUCPR

Doutora em Educação (PUCPR) Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade de Cuiabá (UNIC)

Wagner Rodrigues Valente, USP

Doutor em Educação (USP) Docente do Programa de Pós Graduação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e Presidente do GHEMAT Brasil

Citas

ALMEIDA, Laura Isabel Marques Vasconcelos de. Ensino de matemática nas séries iniciais no estado de Mato Grosso (1920-1980): uma análise das transformações da cultura escolar. 2010. 230 f. Tese (Doutorado em Educação). Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2010.

CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro, RJ: Forense Universitária, 1982.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Porto Alegre, Pannonica, Teoria e Educação, 1990, p. 177-229.

FRANÇA, Iara da Silva. Formação matemática dos professores primários nos tempos da primeira república. Curitiba/PR. Editora: Appris, 2016.

JULIA. Dominique. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação. Campinas, n.1, jan/jun.2001, p.9-43. Disponível em https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4250681/mod_resource/content/1/273-846-1-PB.pdf. Acesso em: 12 de set de 2018.

LEITE, Gervásio. Um século de instrução pública (História do Ensino Primário em Mato Grosso). Goiânia/GO: Ed. Rio Bonito, 1970.

MATO GROSSO. Decreto Lei nº 152 de 16 de abril de 1896. Instituto Memória da Assembléia Legislativa do Estado do Mato Grosso. Disponível em https://www.al.mt.gov.br/institucional/instituto-memoria/. Acesso em maio de 2018.

MATO GROSSO. Regulamento da Instrução Pública, 1896. Instituto Memória da Assembléia Lesgislativa do Estado de Mato Grosso. Disponível em https://www.al.mt.gov.br/institucional/instituto-memoria/. Acesso em agosto de 2018.

VALENTE, Wagner Rodrigues. Dos exames para as provas e das provas para os exames: contribuição à história da avaliação escolar em matemática. IV Congresso Brasileiro de História da Educação, 2006. Disponível em http://www.sbhe.org.br/novo/congressos/cbhe4/individuaiscoautorais/eixo03/Wagner%20Rodrigues%20Valente%20-%20Texto.pdf. Acesso em Julho de 2018.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

GOMES DE OLIVEIRA, Mariana; MARQUES VASCONCELOS DE ALMEIDA, Laura Isabel; RODRIGUES VALENTE, Wagner. O PROFESSOR PRIMÁRIO NO INÍCIO DO SÉCULO XX: UM ESTUDO SOBRE AS CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS PARA A INSTRUÇÃO PÚBLICA MATO-GROSSENSE EM 1908. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 2033–2050, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2033-2050.id900. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/412. Acesso em: 17 may. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.