FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749Palavras-chave:
Intervenções Pedagógicas, Práticas Pedagógicas, Formação ContinuadaResumo
O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de uma escola no campo a partir do projeto de formação continuada da/na escola, estruturado por meio do orientativo para as escolas estaduais do Estado de Mato Grosso, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação SEDUC-MT no ano letivo de 2019, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio das intervenções pedagógicas realizadas pelos professores no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante observação e análise documental. Apresentamos as intervenções pedagógicas adotadas pelos professores para melhorar a motivação dos educandos e os resultados da educação escolar. Evidenciamos que as intervenções pedagógicas realizadas pelos professores alcançaram resultados satisfatórios quanto às metas propostas - elevar o índice de aprovação do ensino médio para 100%; zerar a progressão parcial; tornar o ambiente escolar mais agradável, atrativo e lúdico.
Downloads
Métricas
Referências
ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.
BITENCOURT, Loriége Pessoa. Aprendizagem da docência do professor formador de educadores matemáticos. Curitiba: CRV, 2017
BENTO, Jorge. Olímpio. A criança no treino e desporto de rendimento. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 5, n. 1, p. 9-35, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8518/0. Acesso em 18 abr. 2020.
CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUfmt, 2005.
D`AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2002.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. RJ/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.
IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artimed, 2010.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2012.2-06
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
MACHADO, Ilma Ferreira. Um projeto político pedagógico para escolas do campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional v.4 nº 8, jun. / dez. p. 191–229, 2009. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/1911. Acesso em 16 mar. 2020
MATO GROSSO. Orientativo do projeto de formação da/na escola. SEDUC/MT, Cuiabá, 2019.
MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.
NÓVOA, Antonio (org.). Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1992.
ZART, Laudemir Luiz. Produção social do conhecimento na experiência do Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (CAMOSC): interação da UNEMAT e de Movimentos Sociais do Campo. 2012. 397f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/286894/1/Zart_LaudemirLuiz_D.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.