FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749

Palabras clave:

Intervenções Pedagógicas, Práticas Pedagógicas, Formação Continuada

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de uma escola no campo a partir do projeto de formação continuada da/na escola, estruturado por meio do orientativo para as escolas estaduais do Estado de Mato Grosso, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação SEDUC-MT no ano letivo de 2019, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio das intervenções pedagógicas realizadas pelos professores no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante observação e análise documental. Apresentamos as intervenções pedagógicas adotadas pelos professores para melhorar a motivação dos educandos e os resultados da educação escolar. Evidenciamos que as intervenções pedagógicas realizadas pelos professores alcançaram resultados satisfatórios quanto às metas propostas - elevar o índice de aprovação do ensino médio para 100%; zerar a progressão parcial; tornar o ambiente escolar mais agradável, atrativo e lúdico.

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Biografía del autor/a

Geovana Salustiano Couto, UNEMAT

Mestranda em Educação (UNEMAT) Professora da Educação Básica (SEDUC-MT)

Valdiceia Moreira Ribeiro, UNEMAT

Mestranda em Educação (UNEMAT) Professora da Educação Básica (SEDUC-MT)

Laudemir Luiz Zart, UNICAMP

Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Heloisa Salles Gentil, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

SALUSTIANO COUTO, Geovana; MOREIRA RIBEIRO, Valdiceia; LUIZ ZART, Laudemir; SALLES GENTIL, Heloisa. FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1355–1373, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/465. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.

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