FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749

Palabras clave:

Intervenções Pedagógicas, Práticas Pedagógicas, Formação Continuada

Resumen

O objetivo deste artigo é analisar as práticas pedagógicas realizadas pelos docentes de uma escola no campo a partir do projeto de formação continuada da/na escola, estruturado por meio do orientativo para as escolas estaduais do Estado de Mato Grosso, elaborado pela Secretaria de Estado de Educação SEDUC-MT no ano letivo de 2019, visando melhorar o processo de ensino e aprendizagem, por meio das intervenções pedagógicas realizadas pelos professores no desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram obtidos mediante observação e análise documental. Apresentamos as intervenções pedagógicas adotadas pelos professores para melhorar a motivação dos educandos e os resultados da educação escolar. Evidenciamos que as intervenções pedagógicas realizadas pelos professores alcançaram resultados satisfatórios quanto às metas propostas - elevar o índice de aprovação do ensino médio para 100%; zerar a progressão parcial; tornar o ambiente escolar mais agradável, atrativo e lúdico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Geovana Salustiano Couto, UNEMAT

Mestranda em Educação (UNEMAT) Professora da Educação Básica (SEDUC-MT)

Valdiceia Moreira Ribeiro, UNEMAT

Mestranda em Educação (UNEMAT) Professora da Educação Básica (SEDUC-MT)

Laudemir Luiz Zart, UNICAMP

Doutorado em Política Científica e Tecnológica (UNICAMP) Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Heloisa Salles Gentil, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Citas

ALMEIDA, Ana Rita Silva. A emoção na sala de aula. Campinas: Papirus, 1999.

BITENCOURT, Loriége Pessoa. Aprendizagem da docência do professor formador de educadores matemáticos. Curitiba: CRV, 2017

BENTO, Jorge. Olímpio. A criança no treino e desporto de rendimento. Revista Kinesis, Santa Maria, v. 5, n. 1, p. 9-35, 1989. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/kinesis/article/view/8518/0. Acesso em 18 abr. 2020.

CARVALHO, Ademar de Lima. Os caminhos perversos da educação: a luta pela apropriação do conhecimento no cotidiano da sala de aula. Cuiabá: EdUfmt, 2005.

D`AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. 9ª ed. Campinas: Papirus, 2002.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia e prática docente. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Prática pedagógica e docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Rev. bras. Estud. pedagog. (on-line), Brasília, v. 97, n. 247, p. 534-551, set./dez. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbeped/v97n247/2176-6681-rbeped-97-247-00534.pdf. Acesso em: 17 mar. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s2176-6681/288236353

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 71. ed. RJ/São Paulo: Paz e Terra, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 55ª ed. Rio de Janeiro/ São Paulo: Paz e Terra, 2017.

IMBERNÓN, Francisco. Formação continuada de professores. Tradução Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Artimed, 2010.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia Científica. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2004.

LEITE, Sérgio Antônio da Silva. Afetividade e práticas pedagógicas. 2. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2011. DOI: https://doi.org/10.9788/TP2012.2-06

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

MACHADO, Ilma Ferreira. Um projeto político pedagógico para escolas do campo. Cadernos de Pesquisa: Pensamento Educacional v.4 nº 8, jun. / dez. p. 191–229, 2009. Disponível em: https://seer.utp.br/index.php/a/article/view/1911. Acesso em 16 mar. 2020

MATO GROSSO. Orientativo do projeto de formação da/na escola. SEDUC/MT, Cuiabá, 2019.

MARCELO GARCIA, Carlos. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto editora, 1999.

NÓVOA, Antonio (org.). Professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.

PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e os jogos coletivos. In: DE ROSE JUNIOR, Dante. Esporte e atividade física na infância e na adolescência. Porto Alegre: Artmed, 2002. p. 89-98.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A prática pedagógica do professor de Didática. 2. Ed. Campinas: Papirus, 1992.

ZART, Laudemir Luiz. Produção social do conhecimento na experiência do Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (CAMOSC): interação da UNEMAT e de Movimentos Sociais do Campo. 2012. 397f. Tese (Doutorado em Política Científica e Tecnológica) – Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2012. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/bitstream/REPOSIP/286894/1/Zart_LaudemirLuiz_D.pdf. Acesso em: 25 abr. 2020.

Publicado

2020-08-31

Cómo citar

SALUSTIANO COUTO, Geovana; MOREIRA RIBEIRO, Valdiceia; LUIZ ZART, Laudemir; SALLES GENTIL, Heloisa. FORMAÇÃO CONTINUADA E INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS: ENSINO E APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL IVONE BORKOWSKI DE LIMA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1355–1373, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1355-1373.id749. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/465. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.

Artículos más leídos del mismo autor/a