APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505

Palavras-chave:

Trilha da Seringa, Ensino de Ciências, Espaços Educativos, Hevea brasiliensis

Resumo

Os elementos da floresta têm sido buscados pelos professores como uma ferramenta para o ensino de Ciências. O nosso objetivo foi relatar uma experiência vivenciada no Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), localizado em Manaus, Amazonas, com aplicação de uma proposta pedagógica com o uso de um elemento da flora amazônica. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Os sujeitos participantes foram nove professores mestrandos, e o titular da disciplina de Fundamentos da Educação em Ciências, do curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. As atividades foram realizadas durante um percurso denominado “Trilha da Seringa” em função da presença de árvores de Hevea brasiliensis existentes no local. Os resultados apontam que a prática possibilitou a construção de aprendizagens significativas como uso de elementos da natureza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, PPGEEC

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Augusto Fachín Terán, PPGEEC

Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Fabrícia Souza da Silva, PPGEEC

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Ailton Cavalcante Machado, PPGEEC

Mestrando em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Referências

ALCÂNTARA, Maria Inez Pereira de; FACHÍN-TERÁN, Augusto. Elementos da floresta: recursos didáticos para o ensino de ciências na área rural amazônica. Manaus: UEA Edições, 2010.

ARAÚJO, André Vidal de. Introdução à Sociologia da Amazônia. 2 ed. Revista – Manaus: Editora Valer / Governo do Estado do Amazonas / Editora da Universidade Federal do Amazonas, 2003.

ARAÚJO, Joeliza Nunes; SILVA, Cirlande Cabral da; FACHÍN-TERÁN Augusto. A floresta amazônica: um espaço não formal em potencial para o ensino de ciências. In: SEIFFERT-SANTOS, Saulo; FACHIN-TERÁN, Augusto. Novas perspectivas de ensino de ciências em espaços não formais amazônicos. Pp. 169-179. Manaus: UEA edições, 2013.

BENCHIMOL, Samuel. Amazônia: formação social e cultural. Manaus: Valer. Editora da Universidade do Amazonas, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília, DF. MEC/CNE, 21/11/2018.

BUENO, Carlos Roberto; FERREIRA, Carlos Alberto Cid; RABELO, Afonso. Flora da Amazônia no Bosque da Ciência. Manaus, 2013.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de; CACHAPUZ, António; GIL-PEREZ, Daniel. O ensino das ciências como compromisso científico e social: os caminhos que percorremos. São Paulo: Cortez, 2012.

CASCAIS, Maria Graças Alves; FACHÍN-TERÁN, Augusto. Os espaços educativos e a alfabetização científica no ensino fundamental. Manaus: Editora e Gráfica Moderna, 2015.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 7 ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016.

CRESWELL, John. Projeto de pesquisa: métodos qualitativos, quantitativos e misto. Tradução de Magda França Lopes. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DELIZOICOV, Delizoicov; ANGOTI, José Angotti; PERNAMBUCO, Maria Marta. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? 7 ed. Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

GHEDIN, Leila Márcia; GHEDIN, Iliane Margarete.; FACHÍN-TERÁN, Augusto. Análise das placas informativas em espaços não formais da cidade de Manaus, Amazonas, Brasil. In: FACHIN-TERÁN, Augusto; SEIFFERT-SANTOS, Saulo Cesar (Org.). Temas sobre o ensino de Ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. Cap.9, Pp.195-209. Manaus: UEA, edições, 2016.

JACKSON, Joe. O ladrão do fim do mundo. Tradução Saulo Adriano. Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.

MACIEL, Hileia Monteiro; FACHÍN-TERÁN, Augusto. O potencial pedagógico dos espaços não formais da cidade de Manaus. Curitiba, PR: CRV, 2014. 128p. DOI: https://doi.org/10.24824/978854440026.5

MARANDINO, Martha et al. A Educação em museus e os materiais educativos. São Paulo: GEENF/USP, 2016.48 p.

MARANDINO, Martha. (Org.). Educação em museus: a mediação em foco. São Paulo: GEEF/FEUSP, 2008. 48p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OLIVEIRA, Frederico Alexandre de. Soldados da borracha: das vivências do passado às lutas contemporâneas. 2 ed. Manaus: Editora Valer, 2019.

ROCHA, Sônia Cláudia Barroso da; FACHÍN-TERÁN, Augusto. O uso de espaços não formais como estratégia para o ensino de Ciências. Manaus: UEA, edições, 2010

SEIFFERT-SANTOS, Saulo Cesar (Org.). Temas sobre o ensino de Ciências em espaços não formais: avanços e perspectivas. Cap.9, Pp.195-209. Manaus: UEA, edições, 2016.

SEIFFERT-SANTOS, Saulo Cesar; FACHÍN-TERÁN, Augusto. O uso da expressão espaços não formais no ensino de Ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.6, n.11, p.01–15, jun-dez, 2013. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/68/67. Acessado em: 02 ago. 2019.

SILVA, Fabrícia da Silva; SANTOS, Sammya Danielle Florêncio; FACHÍN-TERÁN, Augusto; OLIVEIRA, Lindalva Sâmela Jacáuna. O potencial pedagógico do museu do seringal vila paraíso para o ensino de Ciências. Areté - Revista Amazônica de Ensino de Ciências, Manaus, v.11, p. 186-206, 2018. Disponível em: http://periodicos.uea.edu.br/index.php/arete/article/view/1281. Acessado em: 30 jul. 2019.

TEIXEIRA, Carlos Corrêa. Servidão humana na selva: o aviamento e o barracão nos seringais da Amazônia. 2 ed. Manaus: Editora Valer, 2019.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

NASCIMENTO SILVA DE OLIVEIRA, Ercilene do; FACHÍN TERÁN, Augusto; SOUZA DA SILVA, Fabrícia; CAVALCANTE MACHADO, Ailton. APLICAÇÃO DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NO BOSQUE DA CIÊNCIA DO INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS DA AMAZÔNIA, MANAUS, AMAZONAS, BRASIL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 121–138, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p121-138.id505. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/482. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)