O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p685-696.id524

Palavras-chave:

Espaços não-formais, Ensino de Ciências, Zoológico

Resumo

Os jardins zoológicos são importantes locais para a educação, pesquisa e conservação da biodiversidade. O nosso objetivo foi sinalizar a possibilidade de se trabalhar o ensino de Ciências num jardim zoológico amazônico. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa com enfoque descritivo. Foi realizada durante a disciplina “Educação em Ciências em Espaços Não Formais”, ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia. Utilizamos como procedimento a observação direta, com um olhar reflexivo e crítico. Para registro dos dados usamos caderno de campo e câmera fotográfica. O jardim zoológico do CIGS é um ambiente rico em biodiversidade, que possibilita aos alunos um aprendizado por meio de práticas educativas que se aproximam do conhecimento prévio dos alunos. Foi importante para a turma de mestrado vivenciar esta experiência com um olhar de professor pesquisador, de como podemos usar esses espaços nas aulas de Ciências. Refletimos sobre a possibilidade de um ensino que relacione a teoria e a pratica, abrindo caminho para aprendizagens significativas.

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Biografia do Autor

Francinete Bandeira Carvalho, PPGEEC

Mestranda em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA) Bolsista da FAPEAM

Augusto Fachín Terán, PPGEEC

Doutor. Professor do Curso de Pedagogia e do Curso de Mestrado em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEEC/UEA)

Maria Francisca Gomes da Silva

Pedagoga. Especialista em Psicopedagogia

Referências

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

BANDEIRA CARVALHO, Francinete; FACHÍN TERÁN, Augusto; GOMES DA SILVA, Maria Francisca. O USO DO JARDIM ZOOLÓGICO DO CIGS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 685–696, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p685-696.id524. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/529. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias

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