APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p469-488.id500

Palavras-chave:

Monitoria, Produto educacional, História em quadrinhos, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar uma História em Quadrinhos (HQ) como ferramenta educacional de aperfeiçoamento do Programa de Monitoria do Instituto Federal Goiano - Campus Ceres. A monitoria como ferramenta pedagógica, na vida acadêmica dos alunos tem sido estudada e discutida como formação unitária, tornando-os sujeitos ativos e colaborativos no processo de ensino-aprendizagem. O uso da HQ dinamiza a apresentação de temas diversos e se torna eficaz ao focar no público-alvo do Programa de Monitoria. A pesquisa foi realizada entre os anos de 2018 e 2019, a partir de uma análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos por meio da aplicação de questionários e entrevistas aos alunos, professores e equipe pedagógica do Campus Ceres. Os resultados indicaram a relevância do Programa de Monitoria na dinamização do processo de ensino-aprendizagem e, consequentemente, sua contribuição para a permanência e o êxito escolar. Assim, elaborou-se a HQ intitulada “A Importância da Monitoria” visando chamar a atenção de professores e alunos para a participação no programa, destacando as possibilidades de desenvolvimento pessoal das partes envolvidas e atentando para os problemas que se apresentam no percurso. Esta HQ mostrou-se uma importante ferramenta pedagógica para a melhoria das monitorias do IF Goiano - Campus Ceres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Clécia Messias de Sousa, UFG

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IF Goiano/Campus Morrinhos)

José Carlos Moreira de Souza

Doutor em Educação (UFG) rofessor no Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

Referências

AMIEL, Tel. Recursos Educacionais Abertos: uma análise a partir do livro didático de história. Revista História Hoje. São Paulo, v.3, n.5, p. 189-205, 2014.

ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. In: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo; ALVES, Leonir Pessate (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville-SC: UNIVILLE, 2006. p. 67-100.

BRASIL. Capes. Documento de Área – Ensino. 2013 Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/avaliacaotrienal/Docs_de_area/Ensino_doc_area_e_comiss%C3%A3o_block.pdf . Acesso em: 24 mai. 2019.

BRASIL. Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2023. Goiânia, GO: 2018. Instituto Federal Goiano. Disponível em: https://suap.ifgoiano.edu.br/media/documentos/arquivos/39_-_PDI_2019-2023_-_revisado_18-03-2019.pdf. Acesso: em 24 mai. 2019.

BRASIL. Resolução CNS nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Brasília/DF: 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2013/res0466_12_12_2012.html. Acesso em: 23 mai. 2018.

BRASIL. Resolução CNS nº 510, de 07 de abril de 2016. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Brasília/DF: 2016. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Acesso em: 25 jun. 2019.

CAVALHEIRO, Patrícia da Silva. Monitoria como Estratégia Pedagógica para o Ensino de Ciências no Nível Fundamental. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2008.

CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 83-106.

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise. A gênese do Decreto n.º 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Org.). Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56.

FRISON, Lourdes Maria Bragagnolo; MORAES, Márcia Amaral Corrêa de. As práticas de monitoria como possibilitadoras dos processos de autorregulação das aprendizagens discentes. Revista Poíesis Pedagógica, Goiás: UFG, v. 8, n. 2, p. 144-158, ago. / dez. 2010.

GRAMSCI, Antônio. Os intelectuais e a organização da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1995.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

HAAG, Guadalupe Scarparo; KOLLING, Vanessa; SILVA, Elisete; MELO, Silvana Cláudia Bastos; PINHEIRO, Monalisa. Contribuições da monitoria no processo ensino-aprendizagem em enfermagem. Revista Brasileira de Enfermagem. Brasília, p. 215–220, mar-abr, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n2/a11v61n2.pdf. Acesso em: 10 out. 2017.

JESUS, Daniele Maria Oliveira de; MANCEBO, Rafael Cuba; PINTO, Fernando Igor Pinho; BARROS, Giovanni Victor Evangelista. Programas de monitorias: um estudo de caso em uma IFES. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração. Rio de Janeiro, v. 6, n. 4, p. 61-68, out./dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.uff.br/pca/article/view/11109. Acesso em: 17 out. 2017.

KAPLÚN, Gabriel. Material Educativo: a experiência de aprendizado. Comunicação & Educação. São Paulo, v. 27, p. 46-60, mai./ago. 2003.

KUENZER, Acácia Zeneida (Org.). Ensino Médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

LEITE, Priscila de Souza Chisté. Produtos educacionais em mestrados profissionais na área de ensino: uma proposta de avaliação coletiva de materiais educativos. In: Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, 7, 2018, Fortaleza. Anais[...] Fortaleza: UNIFOR, 2018. Disponível em: https://proceedings.ciaiq.org/index.php/ciaiq2018/article/view/1656/1609. Acesso em: 12 dez. 2018.

MENDONÇA, Márcia Rodrigues de Souza. Um gênero quadro a quadro: a história em quadrinhos. In: DIONÍSIO, Angela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Org.). Gêneros Textuais e Ensino. 5. ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007.

MOREIRA, Marco Antônio. O mestrado (profissional) em ensino. Revista Brasileira de Pós-Graduação. Brasília, n. 1, p. 131-142, 2004.

OLIVEIRA, Vânia Lúcia Bezerra. et al. Modelo explicativo popular e profissional das mensagens de cartazes utilizados nas campanhas de saúde. Texto Contexto Enfermagem. Florianópolis, v. 16 n. 2, p. 287-293, abr./jun. 2007. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-07072007000200011&script=sci_abstract&tlng=pt . Acesso em: 23 jul. 2019.

PACHECO, Eliezer (Org.). Institutos Federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. São Paulo: Editora Moderna, 2011. p. 05-12.

RAMOS, Marise Nogueira. Concepção do Ensino médio integrado. Disponível em: https://tecnicadmiwj.files.wordpress.com/2008/09/texto-concepcao-do-ensino-medio-integrado-marise-ramos1.pdf. Acesso em: 14 out. 2017.

REBOLHO, Marilia Christina Tenorio; CASAROTTO, Raquel Aparecida; JOÃO, Silvia Maria Amado. Estratégias para ensino de hábitos posturais em crianças: história em quadrinhos versus experiência prática. Fisioterapia e Pesquisa. São Paulo, v. 16, n. 1, p. 46- 51, jan./mar. 2009. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/fpusp/article/download/12124/13901/0. Acesso em: 23 jul. 2019.

SOUSA, Maria do Carmo. Produtos educacionais de Matemática elaborados por professores da Educação Básica no âmbito do NIPEM. Disponível em: http://www.enrede.ufscar.br/participantes_arquivos/E3_Sousa_TA.pdf. Acesso em: 23 mai. 2019.

VERGUEIRO, Valdomiro. Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

Downloads

Publicado

30.04.2020

Como Citar

MESSIAS DE SOUSA, Clécia; MOREIRA DE SOUZA, José Carlos. APERFEIÇOAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA DO INSTITUTO FEDERAL GOIANO - CAMPUS CERES POR MEIO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 5, n. 1, p. 469–488, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p469-488.id500. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/500. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias