O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475

Palavras-chave:

Mundo do Trabalho, Evasão Escolar, Produto Educacional

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar o produto educacional, na forma de História em Quadrinhos (HQ), intitulada “Conversa entre amigos”, desenvolvida com base nos resultados da pesquisa “Evasão escolar no ensino técnico profissionalizante: um estudo de caso no Instituto Federal Goiano – Campus Ceres”. A referida pesquisa foi pautada na análise dos fatores determinantes para a ocorrência da evasão escolar no Curso Técnico em Informática Subsequente/Concomitante noturno do Instituto Federal Goiano – Campus Ceres e na percepção de discentes, docentes e equipe pedagógica acerca desse fenômeno. Na construção do material aqui apresentado, foram observados aspectos relativos ao desenvolvimento de produtos educacionais, estabelecendo algumas unidades de sentido entre o problema da evasão escolar na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), a História em Quadrinhos e o mundo do trabalho. Como resultados, destaca-se a disponibilização da HQ em plataforma digital, com a possibilidade de espelhar outras práticas, incentivar o desenvolvimento de ações que busquem reduzir os índices de evasão no curso pesquisado, além de contribuir para que jovens e adultos que ingressam a EPT não interrompam os percursos formativos ao longo da trajetória escolar e, como cidadãos que vivem do trabalho, possam também dar prosseguimento nos estudos.

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Biografia do Autor

Flávia Alves de Castro Oliveira, IFG

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica (IF Goiano – Campus Morrinhos)

José Carlos Moreira de Souza, UFG

Doutor em Educação (UFG) Professor no Instituto Federal Goiano (IF Goiano)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

CASTRO OLIVEIRA, Flávia Alves de; MOREIRA DE SOUZA, José Carlos. O DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMO INSTRUMENTO DE ORIENTAÇÃO DE COMBATE À EVASÃO ESCOLAR EM CURSOS TÉCNICOS SUBSEQUENTES E CONCOMITANTES. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 775–790, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p775-790.id475. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/535. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias