CONTEMPORANEIDADE DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e038.id1088

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação de Jovens e Adultos, Marcos Teóricos, Contemporâneo

Resumo

O objetivo deste artigo é discutir as contribuições teórico-metodológicas formuladas pelo intelectual e educador brasileiro Paulo Freire (1921-1997) acerca da modalidade Educação de Jovens e Adultos. A discussão é amparada em estudo bibliográfico relacionado às teorias elaboradas por Paulo Freire. Inicialmente, foram elencados marcos teóricos desta modalidade, relacionando-a ao contexto histórico, para apreender a sua importância político-econômica na sociedade atual. Embora o método originalmente desenvolvido e aplicado por Paulo Freire não seja predominante nas práticas pedagógicas na EJA, sua influência teórico-conceitual ainda é predominante em diferentes pesquisas do campo educacional brasileiro e também mundo afora. O presente texto faz um recorte da referida teoria educacional, as contribuições, sua aplicação no processo de ensino-aprendizagem da EJA, trazendo uma reflexão no papel social da escola, sobretudo no tempo contemporâneo, evidenciando a possibilidade da inclusão dos sujeitos da EJA a partir da apropriação dos conhecimentos em decorrência da educação.

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Biografia do Autor

Adenilda Rodrigues da Silva Junqueira, IFECTG

Mestranda em educação Profissional e Tecnológica– ProfEPT Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) – Campus Iporá

José Carlos Moreira de Souza, IFECTG

Doutor em Educação, Docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IF Goiano) - Campus Ceres, Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT

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Publicado

31.08.2021

Como Citar

RODRIGUES DA SILVA JUNQUEIRA, Adenilda; MOREIRA DE SOUZA, José Carlos. CONTEMPORANEIDADE DE PAULO FREIRE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e038, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e038.id1088. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/324. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias