ESCOLA ESTADUAL DAURY RIVA: IDENTIDADE E HISTÓRIA - DE SALA ANEXA À ESCOLA PLENA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p810-822.id489

Palavras-chave:

Educação, Educação Integral, Escola Plena

Resumo

Este ensaio tem como enfoque a construção de um documento para o resgate da identidade e conservação da memória histórica e cultural da Escola Estadual Daury Riva. O objeto aqui relatado caracteriza-se na salvaguarda da identidade e da história envolvida no desenvolvimento e criação da escola no Município de Juara/MT. A seleção e leitura dos documentos basilares e consulta bibliográfica permitiram construir em parte a história da unidade. A escola inicia suas atividades no ano de 2010, mas logo nos primeiros anos de funcionamento sente um decréscimo no quadro de alunos, sendo assim inicia-se no ano de 2014 o Programa Mais Educação, com o objetivo de aumentar a jornada escolar. Com o fim do Programa Mais Educação, a escola adere em 2016 o Projeto Educação Integral em Tempo Integral, culminando no atual Projeto Escola Plena que teve início no ano de 2019. A escola atende cerca de (200) duzentos alunos dos dois segmentos de ensino da Educação Básica (Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais) que estudam em período integral contemplando a Base Curricular Comum, Base Diversificada e Disciplinas Eletivas, os quais têm a oportunidade de participar de práticas que incorporam sentido e significado nos seus estudos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Valdenir Schoenberger

Especialização em Educação Física Escolar, Saúde e Qualidade de Vida e Práticas Contemporâneas pela Hórus Faculdades

Referências

BRASIL/MEC. Lei nº. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF: 20 de dezembro de 1996. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf. Acesso em: 23 de setembro de 2019.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf. Acesso em 23 de setembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Manual Operacional de Educação Integral. Brasília, DF. 2014. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=15842-manual-operacional-de-educacao-integral-2014&category_slug=junho-2014-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 28/03/2019.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. – Brasília, DF: Inep, 2015. 404 p. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/documents/186968/485745/Plano+Nacional+de+Educa%C3%A7%C3%A3o+PNE+2014-2024++Linha+de+Base/c2dd0faa-7227-40ee-a520-12c6fc77700f?version=1.1. Acesso em: 25 de março de 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 (1998). Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm. Acesso em: 09 de outubro de 2019.

FODRA, Sandra Maria. O projeto de vida: escolas do programa ensino integral.

st. Association for Moral Education Conference - 2015. Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/anaisame/article/view/1348/835. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

GONÇALVES, Antônio Sérgio. Reflexões sobre educação integral e escola de tempo integral. Cadernos Cenpec, volume nº 2, p.1-10, 2º semestre 2006. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v1i2.136

HORA, Dayse Martins; COELHO, Lígia Martha Coimbra da Costa. Diversificação curricular e Educação Integral. 2004, p. 1-18. Disponível em: http://www.unirio.br/cch/neephi/arquivos/divercurriceducint.doc. Acesso em: 10 de outubro de 2019.

MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Orientações Curriculares: Diversidades Educacionais./ Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010. 308p. Disponível em: http://www2.seduc.mt.gov.br/documents/9418783/9589638/LIVRO+ORIENTACOES+CURRICULARES+DAS+DIVERSIDADES+EDUCACIONAIS+com+ficha+catalografica-t6SXF86A.pdf/08fde3af-308c-5105-712c-f14918b65a8e. Acesso em 23 de setembro de 2019.

MATO GROSSO (Estado), Secretaria de Estado de Educação. Plano Estadual de Educação. Cuiabá - SEDUC/MT - 2014. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/images/PEE/MTPEE.pdf. Acesso em: 25 de março de 2019.

MATO GROSSO (Estado), Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Portaria Nº 602/2018/GS/SEDUC/MT. Cuiabá - D.O. - 2018. Disponível em: http://cos.seduc.mt.gov.br/upload/permanente/Arquivo/Portaria%20n%C2%BA%20602%20%20Educacao%20em%20tempo%20integral%20%20Escola%20Plena46708424081133.pdf. Acesso em: 29 de março de 2019.

MATO GROSSO (Estado), Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. Portaria Nº 035/2016/GS?SEDUC/MT. Cuiabá - D.O. - 2018. Disponível em: http://cos.seduc.mt.gov.br/upload/permanente/Arquivo/D.O.%2026.01.16%20Port.%20035%202016%20%20Procedimentos%20do%20processo%20de%20impla.%20de%20educa%C3%A7ao%20em%20tempo%20integral96818097631.pdf. Acesso em: 29 de março de 2019.

MATO GROSSO (Estado). Secretaria de Estado de Educação. Projeto Pedagógico de Educação em Tempo Integral - Escola Plena. Cuiabá - SEDUC/MT - 2019.

PPP. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Daury Riva – Juara - Mato Grosso. 2015.

PPP. Projeto Político Pedagógico da Escola Estadual Daury Riva – Juara - Mato Grosso. 2018.

SILVA, Jamerson Antônio de Almeida da; SILVA, Katharine Ninive Pinto. A hegemonia às avessas no Programa Mais Educação. Revista brasileira de Estudos pedagógicos. (online), Brasília, v. 94, n. 238, p. 701-720, set./dez. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rbeped/v94n238/a04v94n238.pdf. Acesso em: 09 de outubro de 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-66812013000300004

Downloads

Publicado

27.12.2019

Como Citar

SCHOENBERGER, Valdenir. ESCOLA ESTADUAL DAURY RIVA: IDENTIDADE E HISTÓRIA - DE SALA ANEXA À ESCOLA PLENA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 810–822, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p810-822.id489. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/537. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias