EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361

Palavras-chave:

GeoGebra, Formação de professores, Isometrias de rotação

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de isometrias de rotação. O estudo é parte de um curso de formação continuada decorrente de uma dissertação de Mestrado, apresentada ao programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas, da Universidade do Vale Taquari, Univates. O curso envolveu cinco professores de Matemática, do 6º ao 9º ano, de uma escola da Rede Pública de Amarante do Maranhão/MA. Foram abordadas atividades de isometrias de rotação, com possibilidade de exploração com ou sem o uso do software GeoGebra. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas as atividades propostas aos professores e respondidas por eles, as gravações de áudios e vídeos, a observação e o diário de campo da pesquisadora. Os resultados apontaram que o curso de formação continuada contribuiu para a incorporação do software GeoGebra, como recurso tecnológico, na prática dos professores, indicando mudanças futuras, dado o interesse demonstrado nos encontros de formação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Márcia Jussara Hepp Rehfeldt , UFRGS

Doutora em Informática na Educação (UFRGS) Professora titular da Universidade Vale do Taquari (UNIVATES)

Edicionina Marinho Gomes Oliveira, UNIVATES

Mestre em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES) Professora da Escola Básica no estado do Maranhão

Rogério José Schuck, UNIVATES

Professor do Mestrado e Doutorado em Ensino e Mestrado em Ensino de Ciências Exatas (UNIVATES)

Referências

BORBA, Marcelo Carvalho; ARAÚJO, Jussara de Loiola. Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2013.

BORBA, Marcelo Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 5. ed. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2015.

BORBA, Marcelo Carvalho; SILVA, Ricardo Scucuglia R.; GADANIS, George. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2014.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de Professores de Ciências: tendências e inovações. 10. ed. São Paulo, SP: Ed. Cortez, 2014.

FREITAS, Maria Teresa de Assunção. (Org.). Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2009.

GEWEHR, Diógenes. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) na escola e em ambientes não escolares. 2016. 136 f. Lajeado: Dissertação de Mestrado (Mestrado em Ensino de Ciências Exatas) – Centro Universitário UNIVATES, Rio Grande do Sul, Lajeado, 2016. Disponível em: <https://www.univates.br/bdu/bitstream/10737/1576/1/2016DiogenesGewehr.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2019.

GODOY, Arilda Schmidt. Pesquisa qualitativa tipos fundamentais. [S.l.], 2005. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n3/a04v35n3.pdf>. Acesso em: fev. 2017.

LÉVY, Pierre. As Tecnologias da Inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. 2. ed. 1. reimpr. São Paulo, SP: Editora 34, 2011.

LEWGOY, Alzira Maria Baptista; ARRUDA, Marina Patrícia de. Novas tecnologias na prática profissional do professor universitário: a experiência do diário digital. Revista Textos e Contextos: coletâneas em Serviço Social, Porto Alegre: EDIPUCRS, n. 2, p. 115-130, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho Científico. 7. ed. [S.l.]: Editora Atlas, 2014.

SILVA, Mozart Linhares da (Org.). Novas Tecnologias: educação e Sociedade na Era da Informação. Belo Horizonte, MG: Ed. Autêntica, 2008.

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na educação: novas ferramentas pedagógicas para o professor da atualidade. 9. ed. São Paulo: Editora Érica, 2012.

XAVIER, Antonio Carlos. Letramento digital e ensino. In. SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia (orgs). Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, pp. 133-148, 2005.

Downloads

Publicado

15.07.2019

Como Citar

HEPP REHFELDT , Márcia Jussara; MARINHO GOMES OLIVEIRA, Edicionina; JOSÉ SCHUCK, Rogério. EXPLORAÇÃO DO SOFTWARE GEOGEBRA EM UM CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA: UMA PROPOSTA DINÂMICA PARA O ESTUDO DE ISOMETRIAS DO TIPO ROTAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 1, p. 42–60, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p42-60.id361. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/546. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias