ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino, Aprendizagem

Resumo

A presença das tecnologias digitais na sociedade contemporânea leva-nos a refletir sobre o ato de ensinar. Percebe-se que o uso de ferramentas digitais está presente não somente em sala de aula, mas nos mais diversos momentos e espaços da vida. Este artigo é resultado de uma pesquisa desenvolvida numa Instituição de Ensino Superior, com objetivo de investigar como docentes de graduação têm ensinado em tempos digitais. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário semiestruturado, aplicado a docentes do Ensino Superior de uma instituição no interior do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve caráter qualitativo, seguindo a perspectiva dos autores Tarouco (2003), Santaella (2014), Braga (2014) e Freire (2002). Resultados obtidos evidenciaram que os docentes buscam cada vez mais utilizar as ferramentas digitais em sala de aula, naturalizando a sua presença, tendo em vista serem instrumentos que fazem parte do cotidiano da vida dos envolvidos no processo.

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Biografia do Autor

Rogério José Schuck, PUCRS

Doutor em Filosofia (PUCRS) Professor na Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Adriano Edo Neuenfeldt, UFSM

Mestre em Educação (UFSM) Doutorando em Ensino na Universidade do Vale do Taquari (Univates)

Lara Kalkmann Goulart, Univates

Graduanda em Psicologia na Universidade do Vale do Taquari (Univates)

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Publicado

27.12.2019

Como Citar

JOSÉ SCHUCK, Rogério; EDO NEUENFELDT, Adriano; GOULART, Lara Kalkmann. ENSINO EM TEMPOS DE TDIC: PERCEPÇÕES E PRÁTICAS DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 4, n. 2, p. 823–833, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p823-833.id512. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/538. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias

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