TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM

Autores

  • Vanessa Suligo Araújo Lima UNEMAT
  • Daise Lago Pereira Souto UNESP
  • Maria Elizabete Rambo Kochhann UNESP

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias Digitais, Formação Inicial de Professores

Resumo

Metaforicamente, a pesquisa que deu origem a esse artigo pode ser considerada um "zoom" entre outros tantos que irão compor tal "fotografia". E, metodologicamente ela situa-se dentro do paradigma qualitativo caracterizando-se como um estudo de caso. Pois, objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma pesquisa que buscou investigar quais e como as tecnologias digitais são utilizadas por professores na Formação Inicial de um curso de licenciatura em Matemática em uma Universidade pública. Procuramos compreender que contribuições essas tecnologias trazem para o processo formativo dos futuros professores. Os dados foram produzidos por meio de questionário, de relatos dos professores durante na semana pedagógica realizada em 2015 e de nossa observação participante nos anos de 2014, 2015 e 2016. Os resultados indicaram que as principais tecnologias utilizadas pelos professores são: computador, data-show, calculadora, internet, celulares, vídeos, softwares e ambientes virtuais de aprendizagem. Verificou-se, ainda, que o modo como essas estão sendo usadas podem contribuir para formação inicial dos futuros professores, “rompendo” com ideias historicamente construídas de que a matemática é única, absoluta e símbolo de certeza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vanessa Suligo Araújo Lima , UNEMAT

Mestranda na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Daise Lago Pereira Souto , UNESP

Doutora em Educação Matemática (UNESP) Docente na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Maria Elizabete Rambo Kochhann , UNESP

Doutora em Educação para a Ciência (UNESP) Docente na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Referências

ANDRÉ, M. E. D. A. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília: Líder, 2008.

ARAÚJO, J. L.; BORBA, M. C. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: BORBA, M. C; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa qualitativa em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

BITTAR, M. (2000) Informática na Educação e formação de Professores no Brasil. Revista

Série-Estudos: Periódico do Mestrado em Educação da UCDB, Campo Grande.

BRANDÃO, P. C. R. (2005) O uso de software educacional na formação inicial do professor de Matemática: uma análise dos cursos de licenciatura em Matemática do Estado de Mato Grosso do Sul. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Mestrado em Educação, Campo Grande.

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em Educação: Uma introdução à teoria e aos métodos. Lisboa: Porto, 1994.

BORBA, M. C. Um Estudo de Etnomatemática: sua incorporação na elaboração de uma proposta pedagógica para o "núcleo-escola" da favela da vila nogueira-São Quirino. 1987. 266f. Dissertação de Mestrado em Educação Matemática. Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Rico Claro, 1987. Publicado pela associação de professores de Matemática. Portugal, 1994.

BORBA, M. C. Tecnologias informática na educação matemática e reorganização do pensamento. In: BICUDO, M. A. V. Pesquisa em Educação Matemática: Concepções e Perspectivas. São Paulo: UNESP, 1999.

BORBA, M. C.; PENTEADO, M. Informática e Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BORBA, M. C. Potential scenarios for Internet use in the mathematics classroom. ZDM Mathematics Education. Springer: Berlin, 2009.

BORBA, M. C. Humans-With-Media and continuing education for mathematics teachers in online environments. ZDM Mathematics Education. Springer: Berlin, 2012.

BORBA, M. C.; SILVA R.S.R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em Educação Matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

BORBA, M. C.; VILLARREAL, M. E. Humans-with-media and the reorganization of mathematical thinking: information and communication technologies, modeling, experimentation and visualization. New York: Springer, 2005.

BORBA, M. C.; SKOVSMOSE, O. A ideologia da certeza em educação matemática. In: SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: a questão de democracia. Campinas: Papirus, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Parecer CNE/CES n. 1.302, de 6 de novembro de 2001. Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

COSTA, R. F.; SOUTO, D. L. P. Cartoons no Ensino da Matemática: limites e possibilidades. In: XII Encontro Nacional de Educação Matemática, 2016, São Paulo. Anais do 12º Encontro Nacional de Educação Matemática. São Paulo: Programa de Pós-Graduação em ensino de ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, 2016. p. 1-12.

CHINELLATO, T. G. O uso do computador em escolas públicas estaduais da cidade de Limeira/SP. 2014 ,104 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2014. DULLIUS, M. M.; HAETINGER, C.; QUARTIERI, M. T. Problematizando o uso de recursos computacionais com um grupo de professores de matemática. In: JAHN, A. P.; ALLEVATO, N. S. G. (Orgs.). Tecnologias e educação matemática: ensino, aprendizagem e formação de professores. Recife: SBEM, 2010, v. 7, p. 145-162.

FONSECA, J. J. S. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002

GARCIA, M. F. G. et al. Novas competências docentes frente às Tecnologias Digitais Interativas. Revista Teoria e Prática da Educação, v.14, n.1, p. 70-87, jan./abril 2011.

GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais. 10. ed. Rio de Janeiro: Record, 2007.

JACCOUD, M; MAYER, R. A observação direta e a pesquisa qualitativa. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008.

KENSKI, V. M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. 8. ed. Campinas (SP): Papirus, 2012.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LINCOLN, Y.; GUBA, E. Naturalistic Inquiry. Londres: Sage Publications. Lisboa - Portugal, Edições 70. 1985.

MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso. Orientações Curriculares: concepções para a Educação Básica. Cuiabá, Seduc-MT. Defanti, 2010.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MORAN, J. M. Educar o educador. MORAN, J. M., MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. 16ª ed. Campinas: Papirus, 2009.

PONTE, J. P.; SERRAZINA, L. As novas tecnologias na formação inicial de professores. Lisboa: Departamento de Avaliação, Prospectiva e Planeamento do Ministério da Educação, 1998. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2016.

PRENSKI, M. Digital Natives, Digital Immigrants. MCB University Press, Vol. 9 No. 5, Outubro, 2001.

SAVIANI, D. Do Senso Comum à Consciência Filosófica. São Paulo: Cortez, 1985. SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas em um curso de educação matemática a distância online. 2013. 279f. Tese (Doutorado) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

SOUTO, D. L. P. Transformações expansivas na produção matemática on-line (recurso eletrônico) 1.ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.

SOUTO, D. L. P. Aprendizagem Matemática On-line: quando tensões geram conflitos. Educação Matemática Pesquisa, v. 17, p. 942-972, 2015.

SOUTO, D. L. P; BORBA, M. C. Seres humanos-com-internet ou Internet-com-seres humanos: uma troca de papéis. Revista Latinoamericana de Investigación em Matemática Educativa, v. 19, n. X, p. 217-242, Julho, 2016.

TIKHOMIROV, O.K; The psycological consequences of the computerization. In: WERSTCH, J. The concepto f activity in soviet psychology. New York: Sharp, 1981.

Downloads

Publicado

22.12.2017

Como Citar

SULIGO ARAÚJO LIMA , Vanessa; PEREIRA SOUTO , Daise Lago; RAMBO KOCHHANN , Maria Elizabete. TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ZOOM. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 2, n. 2, p. 138–157, 2017. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p138-157.id68. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/623. Acesso em: 17 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias