O AMBIENTE REMOTO COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076

Palavras-chave:

Laboratório de Ensino de Trigonometria, Ensino Remoto, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Ensino de Matemática

Resumo

Esse artigo aponta uma experiência realizada durante o ano letivo de 2020, em tempos de pandemia do COVID 19, na disciplina de Laboratório de Ensino de Trigonometria (LET), que se propôs a experimentação de práticas com professores em formação inicial do curso de licenciatura em Matemática da Universidade Estadual do Ceará. Com isso, tem-se o intuito de apresentar um relato de experiência vivenciado nesta, via ambiente virtual, Google Meet e Zoom, em ensino remoto. Nessa direção, fez-se uso de uma abordagem qualitativa, por se apropriar quanto ao desafio da realização de práticas de trigonometria remotamente. Amparou-se, ademais, na Sequência Fedathi, que fundamentou mediante a tomada de posição, maturação, solução e prova de sequências didáticas para o desenvolvimento de conhecimentos trigonométricos. E, portanto, visualizou-se que existem desafios significativos quanto ao uso de tecnologias digitais no ensino de Matemática, mas que podem ser minimizados diante de formações e subsídios tecnológicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, UFRN

Doutorado em Educação (UFRN) Docente do Pós-Graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PGECM/IFCE)

Gisele Pereira Oliveira, UFC

Mestrado em ensino de Ciências e Matemática (UFC) Professora efetiva da educação básica da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC) Discente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE)

Referências

ARAÚJO, Jussara de Loiola; BORBA, Marcelo C. Construindo pesquisas coletivamente em Educação Matemática. In: FIORENTINI, Dario; GARNICA, Antonio Vicente M.; BICUDO, Maria Aparecida V. (Orgs.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. cap. 2 e 4, p. 49-78, p. 101-114.

BERTONI, Nilza Eigenheer; GASPAR, Maria Terezinha Jesus. Laboratório de ensino de Matemática da Universidade de Brasília – uma trajetória de pesquisa em Educação Matemática, apoio à formação do professor e interação com a comunidade. In: LORENZATO, Sérgio (Org). Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p. 135-152.

BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz M. Laboratórios de educação matemática. In: BITTAR, Marilena; FREITAS, José Luiz M. (Ed.). Fundamentos e metodologia de matemática para os ciclos iniciais do ensino fundamental. Campo Grande: Editora UFMS, 2005. p. 231-265.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília: Conselho Nacional de Educação / Câmara de Educação Superior, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/ SEB, 2018.600 p.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p.

BREDA, Adriana. O ensino de Matemática e o uso das TIC. In: SILVA, Rodrigo Sychocki da (Org.). Diálogos e Reflexões sobre tecnologias digitais na Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

CEARÁ. Curso de Licenciatura em Matemática - Projeto Pedagógico do Curso. UECE: Fortaleza, 2018

CEARÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Matemática. UECE: Fortaleza, 2007.

EVES, Howard W. Introdução à História da Matemática. Tradução: Hygino H. Domingues. Campinas: Editora da Unicamp, 1995.

FARMER, David W. Grupos e Simetria. Lisboa: Gradiva, 1996.

FONSECA, Laerte Silva da. Aprendizagem em Trigonometria: obstáculos, sentido e mobilizações. Aracajú – SE: Editora UFS, 2010.

GUELLI, Oscar. Contando a História da Matemática: Dando Corda na Trigonometria. São Paulo, SP: Editora Ática, 2003.

JAVARONI, Sueli Liberatti; ZAMPIERI, Maria Teresa. Tecnologias Digitais nas aulas de Matemática: um panorama acerca das escolas públicas do Estado de São Paulo. 2 ed. São Paulo: Livraria da Física, 2019.

KENNEDY, Edward S. Tópicos de História da Matemática para uso em sala de aula. Trigonometria. NCTM, 1969. Tradução Hygino H. Domingues. Atual: São Paulo,1992.

KLEIN, Felix. Matemática Elementar de um Ponto de Vista Superior: Trigonometria. Lisboa: Sociedade Portuguesa de Matemática, 2009.

LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de Professores. Campinas, SP: Autores Associados, 2006. (Coleção Formação de Professores).

MOREY, Bernadete. Geometria e Trigonometria na Índia e nos Países Árabes. Coleção História da Matemática para Professores, Rio Claro, SP: SBHMat, 2003.

MOREY, Bernadete; MENDES, Iran Abreu. História da matemática para professores: Conhecimentos matemáticos na época das navegações. Natal: Sociedade Brasileira de História da Matemática, 2011.

OLIVEIRA, Gerson Pastre. Sobre tecnologias e educação Matemática – fluência, convergência e o que isto tem a ver com aquilo. In: OLIVEIRA, Gerson Pastre; ALMOULOUD, Saddo Ag; SILVA, Maria José Ferreira da; COUTINHO, Cileda Queiroz; GAITA, Cecília. Educação Matemática: epistemologia, didática e tecnologia. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

OLIVEIRA, Zaqueu Vieira; KIKUCHI, Luzia Maya. O laboratório de matemática como espaço de formação de professores. Cad. Pesqui., São Paulo , v. 48, n. 169, p. 802-829, Sept. 2018.

PEREIRA, Cícero da Silva. Aprendizagem em Trigonometria no Ensino Médio. Jundiaí – SP: Paco Editorial, 2012.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça. Concepção e desenvolvimento de uma formação continuada de professores de Matemática baseada na Sequência Fedathi. 2016. 135f. Tese (Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2016.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; BORGES NETO, Hermínio; PINHEIRO, Tânia Saraiva de Melo. Quando e como utilizar o Ambiente Computacional para o Ensino de Conceitos Matemáticos: uma proposta de organização do trabalho docente. In: SANTOS, Alice Nayara dos; ROGÉRIO, Pedro. (Orgs.). Currículo: diálogos possíveis. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 149-164.

PINHEIRO, Ana Cláudia Mendonça; PEDROSA, Virlane Nogueira Melo; MENDONÇA, Adriana Ferreira. Uma proposta metodológica do uso do ambiente computacional como recurso didático para o ensino de conceitos matemáticos baseados na Sequência Fedathi. In: Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). Anais [...] São Paulo, 2016.

RÊGO, Rogéria G., RÊGO, Rômulo M. Matematicativa. João Pessoa, PB: EdUFPb, 2000.

RODRIGUES, Fredy C. Laboratório de educação matemática: descobrindo as potencialidades do seu uso em um curso de formação de professores. 2011. 195 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2011.

RODRIGUES, Fredy Coelho; GAZIRE, Eliane Sheid. Laboratório de Educação Matemática na formação de Professores. Curitiba: Appris, 2015.

SMITH, Kurt. Matemática Divertida: Truques de Lógica Matemática. Lisboa: Editora Replicação, 1996.

SOUZA, Giselle Costa de. Reflexões sobre aliança entre HM, TDIC e IM. In: SOUZA, Giselle Costa de (Org.). Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: reflexões e práticas. São Paulo. Editora Livraria da Física, 2020.

STORMOWKI, Vandoir. Vale a pena utilizar tecnologias digitais na educação?. In: SILVA, Rodrigo Sychocki da (Org.). Diálogos e Reflexões sobre tecnologias digitais na Educação Matemática. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2018.

TURRIONI, Ana Maria S. O laboratório de educação matemática na formação inicial de professores. 2004. 163 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Rio Claro, 2004.

VAN BRUMMELEN, Glen. Heavenly Mathematics: The Forgotten Art of Spherical Trigonometry. Princeton, New Jersey: Princeton University Press, 2013.

VAN BRUMMELEN, Glen. The Mathematics of the Heavens and the Earth: The Early History of Trigonometry. New Jersey: Princeton University, 2009.

VAN CLEAVE, Janice. Matemática para Jovens. Lisboa: Dom Quixote, 1994.

Downloads

Publicado

31.08.2021

Como Citar

COSTA PEREIRA, Ana Carolina; PEREIRA OLIVEIRA, Gisele. O AMBIENTE REMOTO COMO FERRAMENTA PROMOTORA DE PRÁTICAS LABORATORIAIS NO ENSINO DE TRIGONOMETRIA EM CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 2, p. e027, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n2.e027.id1076. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/313. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias