A FUNCIONALIDADE DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: UMA CONSTRUÇÃO DEPENDENTE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2017.v2.n2.p351-365.id59Palavras-chave:
Educação profissional, Universidade tecnológica, Políticas educacionaisResumo
A educação profissional no Brasil historicamente vinculou-se ao pragmatismo na formação aliado a inserção desejada ao ambiente produtivo independentemente da época. Esse artigo tem como objetivo discutir, partindo da pesquisa bibliográfica, as políticas governamentais para o Ensino Superior, especialmente a partir de meados do século XX e decisivamente no inicio do século posterior, com a alegada busca de aproximação da universidade com a sociedade em geral, instrumentaliza similarmente o caráter utilitário do conhecimento calcado discurso do desenvolvimento. Enfoca também a configuração atual de Educação Profissional e Tecnológica, envolvendo os aspectos que constituíram essa proposta, especialmente as intervenções de agências internacionais tendo o Acordo MEC-USAID e o Relatório Atcon como sustentáculo proporcionando o avanço da modernização conservadora das instituições de ensino. A face mais recente desse processo histórico é a proposta da universidade tecnológica, em execução atualmente na UTFPR e nos Institutos Federais.
Downloads
Métricas
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS DIRIGENTES DAS INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO SUPERIOR. UTFPR dobra o número de campus. Boletim do ANDIFES: Brasília, 2014. Disponível em: <http://www.andifes.org.br/?p=19528>. Acessado em 16 mar 2014.
ATCON, R. The Latin American University. Bogotá: Ediciones Eco, 1963.
BRASIL. Decreto n. 6095, de 24 de abril de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6095.htm>. Acesso em 13 nov. 2012.
CORRÊA LEITE, J. C.(org.). UTFPR: uma história de 100 anos, 1. ed. Curitiba: Ed. UTFPR, 2010.
FÁVERO, M. L .A. Da universidade “Modernizada” à Universidade Disciplinada: Atcon e Meira Mattos. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
FREITAG, B. Política Educacional e Indústria Cultural. São Paulo: Cortez Editora, Autores Associados, 1989.
GRAMSCI, A. Maquiavel, a política e o Estado Moderno. 6 ed. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 1987.
NEVES, L. M. W. PRONKO, M. A. O mercado do conhecimento e o conhecimento para o mercado. Rio, EPSJV, 2008. – Dilemas do Brasil no novo milênio. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2007.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ. Plano de Desenvolvimento Institucional 2009-2013. Disponível em <http://www.utfpr.edu.br/a-instituicao/documentos-institucionais/plano-de-desenvolvimento-intitucional-pdi-2009-2013. > Acesso em 23 out. 2012.
UNITED STATES AGENCY FOR INTERNATIONAL DEVELOPMENT, Aliança para o Progresso. Recursos Humanos para o desenvolvimento. Rio de Janeiro: Fundação Carlos Chagas, 1965.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.