A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABPR) NA CONSTRUÇÃO DE CONCEITOS QUÍMICOS NA POTABILIDADE DA ÁGUA
DOI:
10.23926/rpd.v1i1.13Palavras-chave:
Ensino de Ciências, água, aprendizagem, ABPrResumo
Um dos grandes desafios encontrados pelos educadores é trazer um significado de ciência para o dia a dia dos estudantes. Nossa experiência tem mostrado que os alunos e alunas estão cada vez menos interessados pelo modelo de ensino tradicional e o resultado é refletido no baixo índice de aprendizagem. A contextualização e a tecnologia combinados com a execução de projetos voltados a temas cotidianos têm se mostrado boas ferramentas para otimizar a construção do aprendizado dos alunos. O presente trabalho objetiva o estudo da eficiência da Aprendizagem Baseada em Projetos na análise de parâmetros físico-químicos para a determinação da qualidade da água consumida em escolas públicas de Ensino Médio da cidade de Rondonópolis-MT. O trabalho foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, debates, análises experimentais, elaboração de relatórios e discussão dos resultados. Por fim, os resultados foram apresentados à comunidade escolar em uma feira de ciências municipal. A estratégia se mostrou eficiente, otimizando o aprendizado e a interação entre os alunos. A partir dessa iniciativa, os alunos passaram a realizar um monitoramento periódico da qualidade da água consumida na escola, agregando valor social.
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