PRODUÇÃO DE TEXTOS E CARTAZES COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A ÁGUA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Edman Weverton do Prado
  • Ana Flávia Silva de Assis
  • Carlos Rinaldi

DOI:

10.23926/rpd.v1i1.12

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa, Água, Conservação

Resumo

O construtivismo se diferencia do ensino tradicional e conta com várias ferramentas que são apresentadas para a efetivação do processo de ensino-aprendizagem de forma significativa, entre eles podemos citar a utilização de organizadores prévios, construção de cartazes e elaboração de textos. O trabalho tem o objetivo de abordar a temática água e seus aspectos ambientais e sociais dentro de uma perspectiva da aprendizagem significativa de Ausubel (1976). A pesquisa tem caráter qualitativo e foi realizada na Escola Municipal Dr. Orlando Nigro, Cuiabá, MT, com uma amostra total de setenta e nove estudantes do sexto ano do ensino fundamental. A escola atende alunos dos bairros Pedregal, Renascer, Leblon e entorno. Esses bairros encontram-se na Microbacia do Córrego Barbado. O córrego citado está diretamente ligado a 21 bairros, e está degradado devido a intensa ocupação urbana de suas margens, assim, a escolha da temática está relacionada ao contexto ambiental e social em que a escola está inserida. Os aspectos metodológicos consistiram na aplicação de um questionário inicial, problematização e organizador prévio que resultou na produção de textos e confecção de cartazes. Os resultados do questionário inicial apresentaram pouca reflexão e criticidade nos aspectos relacionados ao desperdício e conservação dos recursos hídricos.  Após a aplicação metodológica foi percebido a produção e aprofundamento de conceitos onde os estudantes demonstraram argumentos consistentes muito além do que foi disponibilizado no organizador prévio.

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Biografia do Autor

Edman Weverton do Prado

Maior titulação,  Instituição (SIGLA) Se ligado a algum Programa de Pós-Graduação, indicar

Ana Flávia Silva de Assis

Maior titulação,  Instituição (SIGLA) Se ligado a algum Programa de Pós-Graduação, indicar.

Carlos Rinaldi

Maior titulação, Instituição (SIGLA) Se ligado a algum Programa de Pós-Graduação, indicar

Referências

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Publicado

12.12.2016

Como Citar

WEVERTON DO PRADO , Edman; SILVA DE ASSIS , Ana Flávia; RINALDI , Carlos. PRODUÇÃO DE TEXTOS E CARTAZES COMO FERRAMENTA PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA SOBRE A ÁGUA COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 91–103, 2016. DOI: 10.23926/rpd.v1i1.12. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/658. Acesso em: 5 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias