“CASADINHO DA QUÍMICA”: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1701-1716.id911

Palabras clave:

Ensino de Química, Jogo didático, Gamificação

Resumen

Professores e pesquisadores estão sempre em busca de recursos para dinamizar o ensino de Química. A gamificação consiste no uso de elementos de jogos para desenvolver a aprendizagem e pode promover aulas mais dinâmicas e interativas. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi o desenvolvimento e aplicação de um jogo didático intitulado “Casadinho da Química” visando melhorar a aprendizagem nas aulas de Química Orgânica do terceiro ano do Ensino Médio, em uma escola do município de Itumbiara. A metodologia adotada foi a qualitativa, de caráter experimental, e como instrumento de coleta de dados foram utilizados questionários. Os dados analisados revelam que a utilização do jogo promoveu uma melhora no desenvolvimento dos alunos sobre o conteúdo, além de dinamizar o ensino. Dessa forma, esta pesquisa mostrou que a gamificação é uma metodologia de ensino que pode contribuir com a prática do professor, quando inserida no planejamento de suas aulas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Alessandra Timóteo Cardoso, UFG

Licenciada em Química (IFG) Mestranda em Química (UFG)

Giselle Carvalho Bernardes, UFU

Mestre em Psicologia (UFU) Doutoranda em Educação (UFG) Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG)

Simone Machado Goulart, UFV

Doutora em Agroquímica (UFV) Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG)

Lígia Viana Andrade, UFU

Doutora em Química (UFU) Professora no Instituto Federal de Goiás (IFG)

Citas

ABRAÃO, Juliano dos Santos; SOUSA, Flaviane; CARLOS, Elenise; BRESCI, Melissa. In: In: 8ª Jornada Científica e Tecnológica do IFSULDEMINAS – MG, 8, 2016. Passos. Anais do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Passos: IFSULDEMINAS, 2016. p. 1-4. Disponível em: https://jornada.ifsuldeminas.edu.br/index.php/jcpas/jspas/paper/viewFile/2415/1818. Acesso em 19 agosto 2020.

ANDRADE, Whystney Houston Novais de; JESUS, Weslei Oliveira de; FAVORITO, Ana Paula Machado; MOREIRA, Débora Astoni. Estratégias para o ensino de Química com jogos lúdicos. In: FALEIRO, Wender. ASSIS, Maria Paulina de. Ciências da natureza e formação de professores. Jundiaí: Paco, 2017. p. 303-308.

CARDOSO, Alessandra Timóteo; ANDRADE, Lígia Viana; SANTANA, Vanessa Campos. In. II Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores, 2, 2019, Catalão. Anais do II CECIFOP, Catalão: UFG, 2019. p. 1635-1646. Dísponível em: http://cecifop.sistemasph.com.br/index.php/cecifop/CECIFOP2019/schedConf/presentations. Acesso em: 19 agosto 2020.

CASTRO, Fernando dos Santos; FERNANDES, Anita Maria da Rocha. In: Computer on the Beach 2013, 4, 2013, Florianópolis. Anais - Resumos Expandidos. Florianópolis: UNIVALI. 2013a. p. 328-330. Disponível em: file:///C:/Users/ccard/Downloads/6238-16860-1-SM.pdf. Acesso em 30 agosto 2020.

COSTA, Tiago Machado da; VERDEAUX, Maria de Fátima da Silva. Gamificação de materiais didáticos: uma proposta para a aprendizagem significativa da modelagem de problemas físicos. Experiências em Ensino de Ciências, v.11, n. 2, p. 60-105, 2016. Disponível em: https://if.ufmt.br/eenci/artigos/Artigo_ID311/v11_n2_a2016.pdf. Acesso em: 30 ago. 2020.

CUNHA, Márcia Borin da. Jogos no Ensino de Química: Considerações Teóricas para sua Utilização em Sala de Aula. Química Nova na Escola, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em 30 ago. 2020.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Novas Tecnologias na Educação, v. 11, n. 1, p. 1-8, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/41629/26409. Acesso em: 30 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.41629

FERNANDES, Anita Maria da Rocha; CASTRO, Fernando dos Santos. In. XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 24, 2013, Campinas. Anais do XXIV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2013). Campinas 2013b. p. 124-133. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/sbie/article/view/2490. Acesso em 30 agosto 2020.

HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento da Cultura. São Paulo: Perspectiva, 2007.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Cortez, 1996.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2003.

LEITE, Bruno Silva. Gamificando as aulas de Química: uma análise prospectiva das propostas de licenciandos em Química. Novas Tecnologias na Educação. v. 15, n. 2. P. 1-10, 2017. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/79259/46153. Acesso em 30 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22456/1679-1916.79259

MIRANDA, Ana Flávia Souza. Jogos Pedagógicos no Processo de Ensino e Aprendizagem em Química na Modalidade Educação de Jovens e Adultos. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática). Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2015. Disponível em: http://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4924/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Ana%20Fl%C3%A1via%20Souza%20Miranda%20-%202015.pdf. Acesso em 20 ago. 2020.

MIZUKAMI. Maria da Graça Nicoletti. Ensino, as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

OLIVEIRA, Ana Paula Sabino; MACÊDO, Aline Pereira; TEIXEIRA JÚNIOR, José G. In. XVI Encontro Nacional de Ensino de Química (XVI ENEQ) e X Encontro de Educação Química da Bahia (X EDUQUI), 16, 10, 2012. Salvador. Anais do XVI ENEQ/X EDUQUI, Salvador, 2012. p. 1-10. Disponível em: https://portalseer.ufba.br/index.php/anaiseneq2012/article/view/7897/5196. Acesso em 10 agosto 2020.

OLIVEIRA, Renato de Araújo. Uma ferramenta de gamificação para avaliação de aprendizagem de disciplinas de graduação em computação. 2018. 94f. São Luís: Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação da UFMA) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2014, Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/bitstream/tede/2324/2/Renato%20de%20Ara%C3%BAjo%20Oliveira.pdf. Acesso em 10 ago. 2020.

SEGANTINI, Paulo Henrique. Os jogos lúdicos no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 2013. 43f. Medianeira: Monografia (Pós-graduação em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013 Disponível: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/4432/1/MD_EDUMTE_2014_2_72.pdf. Acesso em 20 de ago. 2020.

SILVA, Ezequiel Santos; LOJA, Luiz Fernando Batista; PIRES, Diego Arantes Teixeira. Quiz Molecular: Aplicativo Lúdico Didático Para o Ensino de Química Orgânica. Revista Prática Docente, v. 5, n. 1, p. 172-192, jan/abr 2020. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/550/265. Acesso em: 30 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p172-192.id550

SILVA, João Batista da; SALES, Gilvandenys Leite; CASTRO, Juscileide Braga de; Gamificação como estratégia de aprendizagem ativa no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 41, n. 4, p. 2-8, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbef/v41n4/1806-9126-RBEF-41-4-e20180309.pdf. Acesso em 07 de out. de 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2018-0309

SOARES, Marlon Hebert Flora Barbosa. Jogos e Atividades lúdicas Para o Ensino da Química. Goiânia: Kelps, 2015.

SOUZA, Valeska Virgínia Soares; REIS, Isadora Aparecida Ribeiro dos; OLIVEIRA, Sabrina Aryane de Souza. Playing trace effects with brazilian high school students: complexity and games. Revista Desempenho, v. 1, n. 23, p. 1-21, 3 out 2015. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rd/article/view/9473/8371. Acesso em: 30 ago. 2020.

TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza; APRESENTAÇÃO, Kátia Regina dos Santos. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. Revista Linhas, v.15 n. 28, p. 302-323, 2014. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014302/3103. Acesso em: 30 ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.5965/1984723815282014302

VYGOTSKY, Levy. O papel do brinquedo no desenvolvimento. In: VYGOTSKY, Levy. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989. p. 105-118.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

TIMÓTEO CARDOSO, Alessandra; CARVALHO BERNARDES, Giselle; MACHADO GOULART, Simone; VIANA ANDRADE, Lígia. “CASADINHO DA QUÍMICA”: UMA EXPERIÊNCIA COM O USO DA GAMIFICAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1701–1716, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1701-1716.id911. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/394. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.