INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO SUSTENTÁVEL

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1733-1746.id830

Palabras clave:

Conscientização Ecológica, Meio Ambiente, Sustentabilidade

Resumen

O objetivo deste trabalho é, mediante uma abordagem teórica, trazer para discussão a importância da Educação Ambiental sob o enfoque interdisciplinar nos contextos educativos, a sua contribuição para a sensibilização do ser humano como integrante do sistema ecológico e, ainda, tratar o tema de forma sistêmica, sob a ótica do conjunto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. Quanto ao método utilizado na presente pesquisa, afirma-se ser o indutivo, uma vez que, a partir da relação entre enunciados básicos particulares, permite chegar a uma conclusão geral. A dimensão ambiental se configura como uma questão que diz respeito a um conjunto de atores do universo educativo, pedagógico e substancial, que potencializa o envolvimento dos diversos sistemas de conhecimento, necessários para promover o debate e a busca por resultados, constituindo, dessa forma, a Educação Ambiental como uma ação transformadora e um instrumento para o desenvolvimento sustentável.

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Biografía del autor/a

Cleusa Maria Rossini, UNIJUÍ

Mestranda em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (UNIJUÍ)

Daniel Rubens Cenci, UFPR

Pós Doutor em Geopolítica Ambiental Latino-americana na Universidade de Santiago (USACH/Chile) Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) Professor na UNIJUÍ

Citas

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Publicado

2020-12-30

Cómo citar

MARIA ROSSINI, Cleusa; RUBENS CENCI, Daniel. INTERDISCIPLINARIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM DIÁLOGO SUSTENTÁVEL. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1733–1746, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1733-1746.id830. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/396. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.