PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 6° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SORRISO - MATO GROSSO
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1786-1801.id878Palabras clave:
Meio Ambiente, Educação Ambiental, Ambiente EscolarizadoResumen
A percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente. Observando a relação do homem com o ambiente natural é uma preocupação pertinente ao quadro ambiental e social, o presente trabalho tem como objetivo identificar aquilo que chamamos de percepção ambiental de alunos de 6° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Sorriso, Mato Grosso. Para este estudo de caso, foi utilizado um questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas, para um grupo de 63 estudantes. Após a análise do conteúdo das respostas, para algumas questões previamente selecionadas, foram criadas categorias e tabeladas, para outras, os dados foram analisados e demonstrados em tabelas. Foi possível observar que a percepção ambiental dos alunos e a visão de meio ambiente é coerente com o citado por diversos autores para estudantes dessa idade, no entanto, reforçam que ainda há uma necessidade de desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental.
Descargas
Métricas
Citas
ALMEIDA, Ricardo; SCATENA, Lúcia Marina; LUZ, Mário Sérgio da. Percepção ambiental e políticas públicas - dicotomia e desafios no desenvolvimento da cultura de sustentabilidade. Ambiente & Sociedade. São Paulo. v. XX, n. 1, p. 43-64. jan.- mar. 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/asoc/v20n1/pt_1809-4422-asoc-20-01-00043.pdf. Acesso em: 21 jun. 2020.
ALVES, Magaly de Souza; JUNIOR, José Cavalcante Lacerda; VASCONCELOS, Mônica Alves de; HIGUCHI, Maria Inês Gaspareto; PEREIRA, Henrique dos Santos. Percepção ambiental dos alunos do curso de gestão ambiental. Ambiente & Educação. v.22, n.1, 2017. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6521/5041. Acesso em: 09 jun. 2020.
BERNA, Vilmar. Como Fazer Educação Ambiental. 1ª.ed. São Paulo: Paulus, 2001.
BRASIL. Lei nº 6.938, de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação e dá outras providencias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Poder Executivo, Brasília, DF. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm. Acesso em: 01 fev. 2020.
BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Seção 1, p. 1. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em: 26 jan. 2020
CABRAL, Fabiana Ferreira; RIBEIRO, Ingrid de Lara; HRYCYK, Marluce Francisca. Percepção ambiental de alunos do 6º ano de escolas públicas. Revista Monografias Ambientais - v.14, n.2, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/remoa/article/view/18392. Acesso em: 24 abr. 2020.
DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. 9ª. Ed. São Paulo: Gaia, 1992.
DIAS, Lucas Seolin; MARQUES, Maurício Dias. Meio Ambiente e a Importância Dos Princípios Ambientais. Fórum Ambiental da Alta Paulista. v.07, n.05, 2011. Disponível em: https://www.amigosdanatureza.org.br/publicacoes/index.php/forum_ambiental/article/view/152. Acesso em: 18 jun. 2020.
FREITAS, Mirlaine Rotoly.; MACEDO, Renato Luiz Grisi; FERREIRA, Eric Batista; FREITAS, Matheus Puggina. Em busca da conservação ambiental: a contribuição da percepção ambiental para a formação e atuação dos profissionais da química. Quim. Nova, vol. 33, nº. 4, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/qn/v33n4/42.pdf. Acesso em: 22 jun. 2020.
GONÇALVES, Alexandra Andrade; LIMA, Maria Edna Ornelas; MARQUES, Marcia Rodrigues A percepção em educação ambiental com alunos do ensino fundamental. In: 12° Encuentro de Geógrafos de América Latina: Caminhando em uma América Latina em Transformatón, 2009, Montevideo-URU. Anais... Montevideo, 2009. p. 1-15. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12.html. Acesso em 23 jun. 2020.
LEITE, Islanny Alvino; LEITE, Clarany Alvino; LEITE, Clotildes Alvino. Percepção de alunos acerca de educação ambiental em uma comunidade escolar, Patos - PB. Biodiversidade - v.16, n.2, 2017. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/biodiversidade/article/view/5600. Acesso em: 24 abr. 2020.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. 2.ed. Rio de Janeiro: E.P.U., 2020.
MACEDO, Renato Luiz Grisi. Percepção e Conscientização Ambientais. Lavras: Ed, 2000.
MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisas bibliográficas, projeto e relatório, publicações e trabalhos. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
PALMA, Ivone Rodrigues. Análise da Percepção Ambiental como Instrumento ao Planejamento da Educação Ambiental. 2005. 67 f. Porto Alegre: Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/7708. Acesso em: 22 jul. 2020.
PELICIONE, Maria Cecília Focesi. Educação ambiental, qualidade de vida e sustentabilidade. Saúde soc. - v.7, n.2, 1998. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12901998000200003&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 14 jul. 2020.
PENNA, Antônio Gomes. Percepção e realidade: introdução ao estudo da atividade perceptiva. 3. ed. São Paulo: Mercurio Star, 1982.
RAMOS, Rogério de Araújo (ed. resp.). Dicionário didático de língua portuguesa. 2 ed. São Paulo: SM, 2011.
REIGOTA, Marcos. O que é educação ambiental. 2 ed. São Paulo: Brasiliense, 2009.
RODRIGUES, Mariana Lima; MALHEIROS, Tadeu Fabrício; FERNANDES, Valdir; DAGOSTIN DAROS, Taiane. A percepção ambiental como instrumento de apoio na gestão e na formulação de políticas públicas ambientais. Saude soc. [online]. v.21, 2012, Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902012000700009&lng=en&nrm=iso Acesso em: 14 jun. 2020.
SANTOS, Leilson Alves dos; GOMES, Julysse Neuma Damasceno; FRANÇA, Aline Aparecida Carvalho. Educação ambiental na conscientização e preservação do meio ambiente: Unidade escolar Zezita Sampaio, Buriti dos Lopes, PI. Ambiente & Educação. Vol. 23, n. 1, 2018. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/6689/5301. Acesso em 23 jun. 2020.
SATO, Michele. Educação Ambiental. São Carlos: Rima Editora, 2003.
SILVA, Rosimeire Vilarinho da; RAUBER, Sinovia Cecilia; EICKHOFF, Anderson Plattini do Nascimento; BARBOSA, Ilma Grisoste; NETO, Germano Guarim. Educação ambiental em espaços escolarizados: um estudo de caso na escola municipal Santos Dumont, Cáceres – MT. Rev. eletrônica Mestr. Educ. Ambient. v. 26, fev. 2013. Disponível em: https://periodicos.furg.br/remea/article/view/3346/2002. Acesso em: 09 maio. 2020.
SPIRONELLO, Rosangela Lurdes; TAVARES, Fabiane Silveira; SILVA, Eder Pereira. Educação ambiental: da teoria à prática, em busca da sensibilização e conscientização ambiental. Revista Geonorte, v.3, n.6, 2012. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/revista-geonorte/article/view/1930. Acesso em: 09 junho. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.