PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 6° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SORRISO - MATO GROSSO

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1786-1801.id878

Palabras clave:

Meio Ambiente, Educação Ambiental, Ambiente Escolarizado

Resumen

A percepção ambiental consiste na forma como o ser humano compreende o meio ambiente. Observando a relação do homem com o ambiente natural é uma preocupação pertinente ao quadro ambiental e social, o presente trabalho tem como objetivo identificar aquilo que chamamos de percepção ambiental de alunos de 6° ano do ensino fundamental de uma escola estadual de Sorriso, Mato Grosso. Para este estudo de caso, foi utilizado um questionário semiestruturado com perguntas fechadas e abertas, para um grupo de 63 estudantes. Após a análise do conteúdo das respostas, para algumas questões previamente selecionadas, foram criadas categorias e tabeladas, para outras, os dados foram analisados e demonstrados em tabelas. Foi possível observar que a percepção ambiental dos alunos e a visão de meio ambiente é coerente com o citado por diversos autores para estudantes dessa idade, no entanto, reforçam que ainda há uma necessidade de desenvolvimento de projetos voltados à educação ambiental.

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Biografía del autor/a

Poliana de Sousa Rodrigues, IFMT

Especialista em Educação Ambiental (IFMT) Professora da Educação Básica Municipal de Sorriso/MT

Anderson Plattini do Nascimento Eickhoff, UNEMAT

Mestre em Ciências Ambientais (UNEMAT) Professor do Instituto Federal de Mato Grosso (FMT/Campus Sorriso)

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Publicado

2023-05-28

Cómo citar

SOUSA RODRIGUES, Poliana de; NASCIMENTO EICKHOFF, Anderson Plattini do. PERCEPÇÃO AMBIENTAL: ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO 6° ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE SORRISO - MATO GROSSO. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 1786–1801, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p1786-1801.id878. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/399. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.