ENSINO E AMAZÔNIA: A ANÁLISE DA MÚSICA “BELÉM-PARÁ-BRASIL” NO DESVELAMENTO DA COLONIALIDADE COMO CRÍTICA SOCIOAMBIENTAL
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2069-2087.id810Palabras clave:
Decolonialidade, Amazônia, Ensino, MúsicaResumen
O artigo trata da análise da música “Belém-Pará-Brasil”, da Banda Mosaico de Ravena, composta por Edmar da Rocha, com o objetivo de trazer possibilidades à discussão socioambiental crítica no âmbito escolar, precisamente no desvelamento das “marcas” da colonialidade presentes na referida canção. Recorremos à análise de conteúdo, de base temática, para desvelamento dessas marcas. A canção, aqui tida como objeto de estudo, apresenta um “desabafo” na forma de crítica socioambiental aos eventos que ainda insistem em ocorrer na Amazônia. Basicamente três categorias analíticas são apresentadas: aquelas que tratam da ocupação da Amazônia, invisibilidade dos amazônidas e o discurso desenvolvimentista, estereótipos criados sobre a Amazônia e os amazônidas e influência das culturas alienígenas na Amazônia. Tais aspectos constituem-se resultados da dominação colonial, ainda hoje presente enquanto processo de colonialismo continuado. A música em questão, quando da sua utilização em sala de aula, pode se constituir prática decolonial, com potencial pedagógico para a construção de uma outra visão da Amazônia, diferente do olhar eurocêntrico.
Descargas
Métricas
Citas
BALLESTRIN, Luciana. América Latina e o giro decolonial. Revista Brasileira Ciências Políticas, Brasília, n. 11, p. 89-117. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-33522013000200004
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
BELO, Geovane Silva. O olhar estrangeiro estigmatizado(r) do cinema: invenção, sustentação e reinvenção do imaginário sobre a Amazônia. 154 f. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Artes. Universidade Federal do Pará. 2013.
DUSSEL, Enrique. Europa, Modernidade e Eurocentrismo. In: LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-Americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p. 25-34.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: Transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 1, n. 80, p. 115-147, 2008. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.697
IANNI, Octavio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.
LANDER, Edgardo. Ciências sociais: saberes coloniais e eurocêntricos. In: LANDER, Edgardo (Org). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas Latino-Americanas. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005. p.7-24.
LEFF, Enrique. Saber Ambiental: sustentabilidade, racionalidade, complexidade, poder. 6 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.
LIMA, Jarbas Couto. A translucidez da antropofagia Tupinambá. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 11, n. 1, p. 195-218, 2017. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-6524.66128
MARQUES, Gilberto de Souza. Amazônia: riqueza, degradação e saque. 1 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2019.
MENESES, Maria Paula. O “indígena” africano e o colono “europeu”: a construção da diferença por processos legais. E-cadernos CES, Coimbra, n. 7, p. 68-93, 2010. DOI: https://doi.org/10.4000/eces.403
OLIVEIRA, Andreici Marcela Araújo de. Povos indígenas, desenvolvimento e colonialismo na Amazônia brasileira. In: CASTRO, Edna; PINTO, Renan Freitas (Org.). Decolonialidade e sociologia na América Latina. Belém: NAEA; UFPA, 2018. p. 355-386.
PEIXOTO, Rodrigo; FIGUEIREDO, Kércia. Colonialidade do poder: conceito e situações e decolonialidade no contexto atual. In: CASTRO, Edna; PINTO, Renan Freitas (Org.). Decolonialidade e sociologia na América Latina. Belém: NAEA; UFPA, 2018. p. 127-158.
PICOLO, Fiorelo. O capital e a devastação da Amazônia. 1ª edição. São Paulo: Expressão Popular, 2006.
POLON, Luana Caroline Künast. Tênues fronteiras: inserção da cultura norte-americana nas práticas de consumo dos brasileiros. Revista Perspectiva Geográfica, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 14, p. 38-47, 2016.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2019.
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Amazônia enquanto acumulação desigual de tempos: uma contribuição para a ecologia política da região. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 107, p. 63-90, 2015. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.6018
PORTO-GONÇALVES, Carlos Walter. Encruzilhada Civilizatória. Tensões territoriais em curso. Bolívia: IPDRS/CIDES - UMSA, 2018.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidad del poder, globalización y democracia. Sociedad y Política Ediciones. Lima, Perú, 2000. Disponível em: https://www.rrojasdatabank.info/pfpc/quijan02.pdf. Acesso em: 10 de jun. 2020.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço. Técnica e tempo. Razão emoção. São Paulo: HUCITEC, 2002.
SEYFERTH, Giralda. A assimilação dos imigrantes como questão nacional. Mana. Estudos de Antropologia Social, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 95-131. 1997. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-93131997000100004
SOUZA, Marcela Tockler Coelho. Cultura invisível: conhecimento indígena e patrimônio imaterial. Anuário Antropológico, Brasília, n. 1, p. 149-174, 2010. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.813
SOUZA, Nádia Simas. A Amazônia brasileira: processo de ocupação e a devastação da floresta. Boletim Científico ESMPU, Brasília, v. 9, n. 32/33, p. 199-235, 2010.
VIEIRA, Ima Célia Guimarães; TOLEDO, Peter Mann de; HIGUSHI, Horácio. A Amazônia no Antropoceno. Ciência e Cultura, Campinas/São Paulo, v. 70, n. 1, p. 56-59, 2018. DOI: https://doi.org/10.21800/2317-66602018000100015
ZALAMENA, Juliana Costa Meinerz. Colonização e qualidade democrática: apontamentos com base no democracy index. Revista Eletrônica de Ciência Política, Paraná, v. 9, n. 1, p. 70-93, 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/recp.v9i1.54493
ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da música e seus recursos. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.