ENSINO E AMAZÔNIA: A ANÁLISE DA MÚSICA “BELÉM-PARÁ-BRASIL” NO DESVELAMENTO DA COLONIALIDADE COMO CRÍTICA SOCIOAMBIENTAL

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2069-2087.id810

Palabras clave:

Decolonialidade, Amazônia, Ensino, Música

Resumen

O artigo trata da análise da música “Belém-Pará-Brasil”, da Banda Mosaico de Ravena, composta por Edmar da Rocha, com o objetivo de trazer possibilidades à discussão socioambiental crítica no âmbito escolar, precisamente no desvelamento das “marcas” da colonialidade presentes na referida canção. Recorremos à análise de conteúdo, de base temática, para desvelamento dessas marcas. A canção, aqui tida como objeto de estudo, apresenta um “desabafo” na forma de crítica socioambiental aos eventos que ainda insistem em ocorrer na Amazônia. Basicamente três categorias analíticas são apresentadas: aquelas que tratam da ocupação da Amazônia, invisibilidade dos amazônidas e o discurso desenvolvimentista, estereótipos criados sobre a Amazônia e os amazônidas e influência das culturas alienígenas na Amazônia. Tais aspectos constituem-se resultados da dominação colonial, ainda hoje presente enquanto processo de colonialismo continuado. A música em questão, quando da sua utilização em sala de aula, pode se constituir prática decolonial, com potencial pedagógico para a construção de uma outra visão da Amazônia, diferente do olhar eurocêntrico.

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Biografía del autor/a

Ivone dos Santos Siqueira, UFPA

Doutoranda em Educação em Ciências, (IEMCI/UFPA) Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal do Pará (IFPA)

Michelly da Silva Fernandes, UFPA

Graduanda em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens (UFPA)

Elinete Oliveira Raposo, UFPA

Doutora em Educação em Ciências, Professora da Universidade Federal do Pará (IEMCI/UFPA)

Nadia Magalhães da Silva Freitas, UFPA

Doutora em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (UFPA) Professora do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA)

Citas

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ZAMPRONHA, Maria de Lourdes Sekeff. Da música e seus recursos. 2. Ed. São Paulo: Editora UNESP, 2007.

Publicado

2020-12-30

Cómo citar

SANTOS SIQUEIRA, Ivone dos; SILVA FERNANDES, Michelly da; OLIVEIRA RAPOSO, Elinete; SILVA FREITAS, Nadia Magalhães da. ENSINO E AMAZÔNIA: A ANÁLISE DA MÚSICA “BELÉM-PARÁ-BRASIL” NO DESVELAMENTO DA COLONIALIDADE COMO CRÍTICA SOCIOAMBIENTAL. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 3, p. 2069–2087, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n3.p2069-2087.id810. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/414. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.