CORONAVÍRUS EM MEMES: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE LER EM CIÊNCIAS

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1191-1210.id766

Palabras clave:

Covid-19, Memes, Ensino de Ciências

Resumen

Este artigo objetiva discutir as Tecnologias Digitais (TD) e sua utilização na sala de aula, ressaltando o papel dos memes como um potencial pedagógico para abordar temas da atualidade como o Coronavírus. Para isso, efetuou-se pesquisas em artigos científicos e análise de memes compartilhados em redes sociais. Os memes analisados dizem respeito às temáticas: morfologia do vírus, disseminação, sintomas da doença, higiene pessoal, grupo de risco e relação com outras doenças. Identificou-se que os memes possuem caráter transversal e interdisciplinar que, através do humor, abordam informações de cunho científico bem como, relacionados à linguagem gerando pensamento crítico e reflexivo. O estudo demonstrou que os memes, como gênero digital, podem ser explorados em sala de aula, pois agregam as TD aos temas que causam impacto social, político, cultural e econômico; fazendo com que as aulas de ciências tornem-se mais atrativas, capazes de desenvolver nos estudantes habilidades como “ler em ciências” tornando-os, assim, alfabetizados cientificamente. Os resultados indicam que os memes compartilhados, abordam diferentes temas e que ao analisarmos, identificamos o seu potencial pedagógico, permitindo aprofundamento e discussão sobre o novo Coronavírus.

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Biografía del autor/a

Paula Roberta Galvão Simplício, UFAL

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL)  Professora da Faculdade Raimundo Marinho (FRM)

Lyvia Barreto Santos, UFAL

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática (UFAL) Licenciada em Ciências Biológicas (UFAL)

Adriana Cavalcanti dos Santos, UFAL

Doutorado em Educação (UFAL) Professora Adjunta do Centro de Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Wilton Petrus dos Santos, UFAL

Mestre em Educação (UFAL) Doutorando em Educação (UFAL)

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Publicado

2020-08-31

Cómo citar

GALVÃO SIMPLÍCIO, Paula Roberta; BARRETO SANTOS, Lyvia; CAVALCANTI DOS SANTOS, Adriana; PETRUS DOS SANTOS, Wilton. CORONAVÍRUS EM MEMES: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE LER EM CIÊNCIAS. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 2, p. 1191–1210, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1191-1210.id766. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/456. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias naturales y sus tecnologías.