CORONAVÍRUS EM MEMES: POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS DE LER EM CIÊNCIAS
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1191-1210.id766Palabras clave:
Covid-19, Memes, Ensino de CiênciasResumen
Este artigo objetiva discutir as Tecnologias Digitais (TD) e sua utilização na sala de aula, ressaltando o papel dos memes como um potencial pedagógico para abordar temas da atualidade como o Coronavírus. Para isso, efetuou-se pesquisas em artigos científicos e análise de memes compartilhados em redes sociais. Os memes analisados dizem respeito às temáticas: morfologia do vírus, disseminação, sintomas da doença, higiene pessoal, grupo de risco e relação com outras doenças. Identificou-se que os memes possuem caráter transversal e interdisciplinar que, através do humor, abordam informações de cunho científico bem como, relacionados à linguagem gerando pensamento crítico e reflexivo. O estudo demonstrou que os memes, como gênero digital, podem ser explorados em sala de aula, pois agregam as TD aos temas que causam impacto social, político, cultural e econômico; fazendo com que as aulas de ciências tornem-se mais atrativas, capazes de desenvolver nos estudantes habilidades como “ler em ciências” tornando-os, assim, alfabetizados cientificamente. Os resultados indicam que os memes compartilhados, abordam diferentes temas e que ao analisarmos, identificamos o seu potencial pedagógico, permitindo aprofundamento e discussão sobre o novo Coronavírus.
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