POR QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REPROVA TANTO?

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p449-468.id643

Palabras clave:

Química Geral, Aprovação, Reprovação, Aprendizagem

Resumen

Este trabalho faz parte de uma abordagem investigativa denominada Transição Ensino Médio/Universidade: conflitos do acesso ao ensino superior em Química. Neste artigo o objetivo foi verificar contradições estatísticas relacionadas a aprovações e reprovações na educação básica e no ensino superior em Química, e investigar a relação entre os altos índices de reprovação na disciplina de Química Geral e o perfil dos estudantes que ingressam no curso de Licenciatura em Química da UFMT – Campus Araguaia. Para isso, realizamos coleta de dados (matriculados, aprovados e reprovados) junto ao curso de Licenciatura em química e junto à SEDUC-MT, resultados de 2014 a 2018, e realizamos observação participante na turma de química geral do semestre 2019/1. Os resultados comprovaram nossa hipótese, de que há distinção quanto à aferição de notas e quanto ao nível de dificuldade das avaliações praticadas. Concluímos que, em ambos os casos, a aprendizagem não está sendo alcançada de modo satisfatório.

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Biografía del autor/a

Eduardo Ribeiro Mueller, UFMT

Doutor em Educação em Ciências e Matemática (REAMEC/UFMT) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Campus Araguaia)

Letícia Vanin, UFMT

Mestra em Educação (UFMT) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT/Campus Barra do Garças)

Gabriel Bezerra Cardoso, UFMT

Graduando em Química (UFMT/Campus Araguaia)

Rans Miler Pereira Dantas, UFMT

Graduando em Química (UFMT/Campus Araguaia)

Citas

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Publicado

2020-04-30

Cómo citar

RIBEIRO MUELLER, Eduardo; VANIN, Letícia; BEZERRA CARDOSO, Gabriel; PEREIRA DANTAS, Rans Miler. POR QUE A DISCIPLINA DE QUÍMICA GERAL REPROVA TANTO?. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 5, n.º 1, p. 449–468, 2020. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n1.p449-468.id643. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/499. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

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