APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530

Palabras clave:

Formação Continuada de Professores, Educação Matemática, Focos de Aprendizagem Docente (FAD)

Resumen

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi evidenciar traços da aprendizagem da docência advindos do exercício profissional docente no Ensino Superior. Três depoentes, professoras do Ensino Superior, participaram de uma entrevista semiestruturada, constituída por temáticas que abordam a profissão docente. As transcrições das entrevistas foram organizadas e analisadas por meio dos procedimentos da Análise Textual Discursiva, assumindo como categorias a priori os Focos de Aprendizagem Docente (FAD). As respostas foram acomodadas na estrutura categorial, possibilitando a elaboração de dois perfis, um que se aproxima de uma identificação com a profissão e outro que manifesta a reflexão a respeito da docência e da comunidade docente. Evidenciou-se que os FAD estão presentes e são necessários para a compreensão de como ocorre a aprendizagem docente, pois, nas respostas em geral, as depoentes manifestaram preocupações em refletir em suas práticas e que, nesse percurso, perpassam os FAD, aprendendo mais a respeito da profissão docente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Keila Tatiana Boni, UNOPAR

Doutora em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professora na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)

Diego Fogaça Carvalho, UNOPAR

Doutor em Ensino de Ciências e Educação Matemática (UEL) Professor do Programa de Pós-Graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR). Professor do Programa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Anhanguera Uniderp (UNIDERP)

Citas

ARRUDA, Sérgio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; FREGOLENTE, Alexandre. Focos da aprendizagem docente. Alexandria, Santa Catarina, v. 5, p. 25-48, 2012.

ARRUDA, Sérgio de Mello; PASSOS, Marinez Meneghello; PIZA, Cristina Aparecida de Melo; FELIX, Rosélis Aparecida Bahls. O aprendizado científico no cotidiano. Ciência & Educação, Bauru, v. 19, n. 02, p. 481-498, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132013000200016

CAMPELO, Maria Estela Costa Holanda. (2001). Alfabetizar crianças – um ofício, múltiplos saberes. 2001. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal. 2001.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa de.; GIL-PÉREZ, Daniel. Formação de professores de ciências: tendências e inovações. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CARVALHO, Diego Fogaça; PASSOS, Marinez Meneghello. A autoscopia e o desenvolvimento da autonomia docente. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 10, n. 20, p. 80-100, 2014. DOI: https://doi.org/10.18542/amazrecm.v10i20.2300

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GÓMEZ, Angel Pérez. O Pensamento Prático do Professor: a Formação do Professor como Profissional Reflexivo. In: NÓVOA, Antonio (Org). Os Professores e a sua Formação. Lisboa: Dom Quixote/IIE, 1997.

LUCAS, Lucken Bueno; PASSOS, Marinez Meneghello; ARRUDA, Sérgio de Mello. Os focos da aprendizagem docente (FAD) como valores gerais para a formação inicial de professores de Biologia. Investigações em Ensino de Ciências, Rio Grande do Sul, v. 20(1), p. 15-34, 2015. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2016v20n1p15

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: conhecimento específico, contextos e práticas pedagógicas. In: NACARATO, Adair Mendes.; PAIVA, Maria Auxiliadora Vilela. Formação do professor que ensina matemática: perspectivas e pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2006. p. 213-231.

MORAES, Roque. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000200004

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2007.

MOREIRA, Plínio C.; et al. Quem quer ser professor de matemática? Zetetiké, Campinas, v. 20, n. 37, p. 11-33, 2012.

PONTE, João Pedro da. Concepções dos Professores de Matemática e Processos de Formação. Educação Matemática: Temas de investigação. Universidade de Lisboa. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1992.

PONTE, João Pedro da.; CHAPMAN, Olive. Preservice mathematics teachers' knowledge and development. In: English, Lyn (Ed.), Handbook of international research in mathematics education. New York, NY: Routledge, 2008. p. 225-263.

RAMOS, Fernanda Zandonadi; et al. O Estágio Supervisionado na Formação do Professor à luz dos Focos de Aprendizagem Docente. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA, 4, 2014, Ponta Grossa: 2014.

SCHÖN, Donald A. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2010.

Publicado

2019-12-27

Cómo citar

TATIANA BONI, Keila; FOGAÇA CARVALHO, Diego. APRENDIZAGEM DURANTE O EXERCÍCIO PROFISSIONAL: UM ESTUDO À LUZ DOS FOCOS DE APRENDIZAGEM DOCENTE. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 465–481, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p465-481.id530. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/514. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Las matemáticas y sus tecnologías.