UM ESTUDO DE CASO SOBRE IMPORTÂNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ/CAMPUS FORTALEZA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p755-774.id460

Palabras clave:

Educação Profissional, Ensino integrado, Egressos, Formação Omnilateral

Resumen

O presente trabalho constitui um recorte de uma pesquisa de mestrado realizada junto a egressos dos cursos técnicos em Mecânica Industrial, Química e Telecomunicações, ofertados pelo do Instituto Federal do Ceará – IFCE/Campus Fortaleza na modalidade do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e Tecnológica – EMI, os quais concluíram seus respectivos cursos no período compreendido entre os anos de 2016 e 2018. Compreende, portanto, um estudo de caso, que contou com a utilização de métodos e técnicas de natureza qualitativa para a coleta e tratamento dos dados obtidos a partir da realização de entrevistas semiestruturadas. Partindo das reflexões de autores como Moura, (2007); Bremer e Kuenzer (2012); Ramos (2014) Frigotto, Ciavatta e Ramos (2005); dentre outros, esta pesquisa objetivou evidenciar os sentidos que os egressos atribuem à formação recebida, bem como a importância que ela assume para a melhoria de suas condições materiais de existência e para sua autorrealização. Os resultados encontrados revelaram que os egressos, em sua ampla maioria, percebem a formação recebida como muito importante para o delineamento de suas trajetórias profissionais e acadêmicas, constituindo-se um “divisor de águas” para a transformação de suas condições materiais de vida e para o seu desenvolvimento humano.

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Biografía del autor/a

Francisco das Chagas Torres de Oliveira, IESMA

Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional (IESMA)

Samuel Brasileiro Filho, UFC

Doutor em Educação (UFC)

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Publicado

2019-12-27

Cómo citar

CHAGAS TORRES DE OLIVEIRA, Francisco das; BRASILEIRO FILHO, Samuel. UM ESTUDO DE CASO SOBRE IMPORTÂNCIA DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL PARA AS TRAJETÓRIAS DE VIDA DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DO CEARÁ/CAMPUS FORTALEZA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 4, n.º 2, p. 755–774, 2019. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n2.p755-774.id460. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/534. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Las ciencias humanas y sus tecnologías.