CARACTERÍSTICAS DOS TRÊS MUNDOS DA MATEMÁTICA QUE EMERGEM NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES ENVOLVENDO O CONCEITO DE LIMITE
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2019.v4.n1.p80-95.id370Palabras clave:
Educação Matemática no Ensino Superior, Três Mundos da Matemática, Limite de uma funçãoResumen
O conceito de limite de uma função é concebido com um dos principais e mais complexos no trabalho com as disciplinas de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), sendo base para a aprendizagem do conceito de derivada, por exemplo. Nesse sentido, buscando compreender como alunos que já cursaram uma disciplina de CDI compreendem esse conceito, esse estudo objetiva analisar características dos Três Mundos da Matemática propostos por Tall (2004; 2013) que estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática mobilizam ao resolverem questões envolvendo o conceito de limite. Para tal, foi proposto um teste com sete questões à catorze estudantes de dois cursos de Licenciatura em Matemática do estado do Rio Grande do Sul, das quais, três são analisadas nesse texto, com vistas ao quadro teórico proposto. Pode-se concluir que a maioria dos estudantes apresenta imagens conceituais fracas em relação a esse conceito, estando suas aprendizagens baseadas principalmente em características do Mundo Conceitual Corporificado.
Descargas
Métricas
Citas
ANTON, Howard; BIVENS, Irl; DAVIS, Stephen. Cálculo. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2007.
ARTIGUE, Michèle. La enseñanza de los princípios del cálculo: problemas epistemológicos, cognitivos y didácticos. In: ARTIGUE, M. et. al. Ingeniería Didáctica em Educación Matemática. Bogotá: Grupo Editorial IberoAmérica, 1995. p. 97-140.
BARUFI, Maria Cristina Bonomi A Construção/negociação de significados no curso universitário inicial de Cálculo Diferencial e Integral. 1999. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 1999. Disponível em: < http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48133/tde-06022004-105356/pt-br.php>. Acessado em: 31 jan. 2018.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer 1.302/2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Matemática, Bacharelado e Licenciatura. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES13022.pdf>. Acessado em 02 nov. 2017.
CURY, Helena Noronha; BAZZO, Walter Antonio. Formação crítica em Matemática: uma questão curricular? Bolema, Rio Claro, v. 14, n. 16, p. 29-47, 2001. Disponível em: < http://ojs-teste.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/10615>. Acessado em: 05 fev. 2019.
LOPES, Artur Oscar. Algumas reflexões sobre a questão do alto índice de reprovação nos cursos de Cálculo da UFRGS. Matemática Universitária, Rio de Janeiro, n. 26/27, p. 123-146, 1999. Disponível em: <https://rmu.sbm.org.br/wp-content/uploads/sites/27/2018/03/n26_n27_Artigo05.pdf>. Acessado em: 11 fev. 2019.
MEYER, João Frederico da Costa Azevedo, SOUZA JUNIOR. Arlindo José de. A utilização do computador no processo de ensinar-aprender Cálculo: a constituição de grupos de ensino com pesquisa no interior da universidade. Zetetiké, Campinas, v.10, n. 17/18, p. 113-148, jan./dez. 2002. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646945>. Acessado em: 11 fev. 2019.
SENA, Thainnã Thatisuane Oliveira; SOUZA, Ademária Aparecida. Causas de dificuldades no ensino-aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral na perspectiva dos alunos e dos professores do curso de Matemática da UFAL – Campus de Arapiraca. Proceeding Series of the Brazilian Society of Applied and Computational Mathematics, São Carlos, v. 3, n. 1, p. 1-2, 2015. Disponível em: <https://proceedings.sbmac.org.br/sbmac/article/view/807/813>. Acessado em: 28 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.5540/03.2015.003.01.0520
SOARES, Gabriel de Oliveira; CURY, Helena Noronha. As ideias de David Tall em um mapeamento de artigos de periódicos brasileiros. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, n. 1, p. 1-16, 2017a. Disponível em: <https://seer.ufs.br/index.php/ReviSe/article/view/7294>. Acessado em: 01 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.34179/revisem.v2i1.7294
SOARES, Gabriel de Oliveira; CURY, Helena Noronha. O conteúdo de limite em cursos de licenciatura em Matemática: uma pesquisa à luz da teoria dos três mundos da Matemática. ReBECEM, v.1, n. 1, p. 64-83, 2017b. Disponível em: <http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/article/view/18557/12196>. Acessado em: 15 fev. 2019. DOI: https://doi.org/10.33238/ReBECEM.2017.v.1.n.1.18557
STARON, Francielly. O monstro da reprovação em Cálculo Diferencial Integral. In: Conversando sobre extensão, 14., 2016, Ponta Grossa. Anais… Ponta Grossa, 2016. p. 1-7. Disponível em: <http://sites.uepg.br/conex/anais/anais_2016/anais2016/1329-4673-1-DR-mod.pdf>. Acessado em: 08 fev. 2019.
TALL, David. How humans learn to think mathematically. Cambridge: Cambridge University Press, 2013. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139565202
TALL, David. Thinking through three worlds of mathematics. In: INTERNATIONAL CONFERENCE FOR THE PSYCHOLOGY OF MATHEMATICS EDUCATION, 28., 2004, Bergen, Norway. Proceedings… Bergen: PME, 2004. p. 281–288.
ZUCHI, Ivanete; GONÇALVES, Mirian Buss. Investigação sobre os obstáculos de aprendizagem do conceito de limite. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO DE ENGENHARIA, 31., 2003, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: ABENGE, 2003. Disponível em: <http://www.abenge.org.br/cobenge/arquivos/16/artigos/NMT210.pdf>. Acessado em: 08 fev. 2019.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los requisitos:
- Mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartirlo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales por separado, para distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (por ejemplo, publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.