ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA

Autores/as

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247

Palabras clave:

Ensino de Língua Portuguesa, Escrita de memórias, Unidade de Internação Feminina

Resumen

Escrever memórias é uma das formas de manter algumas lembranças vivas em nossas vidas. Em ambientes de encarceramento essa busca pelas memórias é constante, pois esse exercício possibilita a fuga da realidade. Nessa perspectiva, esta pesquisa tem por objetivo ampliar o interesse pela escrita de gêneros autobiográficos em uma Unidade de Internação Feminina e, consequentemente, pela leitura literária. O referencial teórico está representado por estudiosos do gênero autobiográfico-memórias (EIBER et al., 1999; RADVANSKY et al., 2005). A metodologia incluiu reflexão acerca do texto imagético presente na obra trabalhada, Becos da Memória, de Conceição Evaristo. Os dados para análise são constituídos por memórias produzidas pelas adolescentes internas. A pesquisa apresentou como resultado o estímulo às práticas de leitura e escrita e reflexão acerca de suas vidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Camila Santos Andrade, IFAL

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC-IFAL)

João Gonçalves Torres-Filho, FAPEAL

Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL)

Flávia Karolina Lima-Duarte, IFAL

Mestra em Linguagem e Ensino (UFCG). Professora EBTT (IFAL). Doutoranda em Letras e Linguística (UFAL). Bolsista de Produtividade do Programa de Apoio à Produtividade em Pesquisa (PAPE/IFAL)

Citas

BLAGOV, P. S.; SINGER, J. A. (2004). Four dimensions of selfdefining memories (specificity, meaning, content, and affect) and their relationships to self-restraint, distress, and repressive defensiveness. Journal of personality, 72, 481-512. DOI: https://doi.org/10.1111/j.0022-3506.2004.00270.x

CERVANTES, M. Dom Quixote, 1605. Disponível em: <http://docente.ifrn.edu.br/paulomartins/livros-classicos-de-literatura/dom-quixote-de-la-mancha-de-miguel-de-cervantes.-pdf/view>. Acessado em: 18 jun. 2018.

EIBER, R.; PUEL, M. SCHMITT, L. Heroin abuse, autobiographical memory and depression. Encephale. 1999; 25 (6): 549-57. French.

LIMA-DUARTE, Flávia Karolina; TORRES-FILHO, João Gonçalves; GAIA, Rossana Viana. Eu e meus eus: leitura e escrita de diário em uma Unidade de Internação Feminina. Letras raras. 2017. ISSN 2317-2347. Disponível em: <http://revistas.ufcg.edu.br/ch/index.php/RLR/article/view/859/541>. Acessado em: 28 de jul. 2018.

RADVANSKY, G.; COPELAND, D.; ZWAAN, R. A novel study: investigating the structure of narrative and autobiographical memories. Memory. 2005;13(8):796-814. DOI: https://doi.org/10.1080/09658210444000412

SINGER, J. A.; SALOVEY, P. (1993). The remembered self: Emotion and memory in personality. New York: Free Press.

WESTBURY, C. & DENNETT, D. C. (2000). Mining the past to construct the future: Memory and belief as forms of knowledge. Em D. L. Schacter & E. Scarry (Eds.), Memory, brain, and belief (p.11-32). Cambridge, MA: Harvard University Press.

Publicado

2018-12-26

Cómo citar

SANTOS ANDRADE, Camila; GONÇALVES TORRES-FILHO, João; LIMA-DUARTE, Flávia Karolina. ESCRITA DE MEMÓRIAS: UM EXERCÍCIO DE REFLEXÃO SOBRE A VIDA. Revista Prática Docente (Revista Práctica Docente), [s. l.], vol. 3, n.º 2, p. 445–452, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n2.p445-452.id247. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/571. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Lenguajes, códigos y sus tecnologías