DA ESCOLA PARA O ZOOLÓGICO: A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22065.id1490

Palavras-chave:

Edificações, Educação profissional, Ensino de Biologia, Projeto técnico

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar a prática interdisciplinar em um curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Assim, para o estudo foram escolhidos os componentes curriculares de biologia e projeto técnico, unindo, dessa forma, um componente da área técnica profissional e outro da área de formação geral. A intervenção interdisciplinar, aconteceu em dois bimestres, na forma de projeto, e envolveu ainda a participação de acadêmicos de dois cursos superiores. Como produto interdisciplinar, os estudantes realizaram uma visita técnica e, posteriormente a essa visita, elaboraram propostas de readequações em recintos dos animais de um zoológico na região sul do país. Os resultados da pesquisa foram produzidos a partir da análise de conteúdo e demostraram que a interdisciplinaridade apresenta grande potencial para a significação de conceitos por parte dos estudantes, porém o planejamento e organização docente representam um grande desafio para a consolidação dessa prática no espaço escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcelo Alberto Elias, IFPR

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/Unicamp) Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Grasielle Cristina dos Santos Lembi Gorla, UEM

Mestrado em Engenharia Urbana (UEM) Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Adeilson Moizés de Oliveira, UEM

Mestrando em Sustentabilidade (IFPR/UEM)

Heitor Luciano Mendonça, IFPR

Técnico em Edificações (IFPR) Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (IFPR)

Referências

ALARCÃO, I. Entrevista. Revista Internacional de formação de professores. Itapetininga. V. 2 n. 4 p. 156-165. 2017. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1000/777. Acesso em: 18 fev.2022.

ASSOCIAÇÃO DE ZOOLÓGICOS E AQUÁRIOS DO BRASIL (AZAB). História SZB/AZAB. 2022. Disponível em: https://www.azab.org.br/more/1/quem-somos . Acesso em 17 fev. 2022.

AUGUSTO, Taís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências. v. 12, n.1, p.139-154, 2007. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/481/283. Acesso em: 20 fev.2022.

AZEVEDO, Cristiano Schetini de; BARÇANTE, Luciana. Enriquecimento ambiental em zoológicos brasileiros: em busca do bem-estar animal. Revista Brasileira de Zoociências, v.19, n. 2, p.15-34. 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/2596-3325.2018.v19.24708. DOI: https://doi.org/10.34019/2596-3325.2018.v19.24708

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BIANCONI, M. Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Ciência e cultura, v. 57, n. 4, p. 20-20, 2005.

BRASIL. Lei nº 7.173, de 14 de dezembro de 1983. Dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins zoológicos e dá outras providencias. Brasília, DF: Presidência da República, [1983]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1980-1988/l7173.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%207.173%2C%20DE%2014,eu%20sanciono%20a%20seguinte%20Lei%3A&text=1%C2%BA%20da%20Lei%20n%C2%BA%205.197%2C%20de%203%20de%20janeiro%20de%201967 . Acesso em 17 fev. 2022.

BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO (MTur). Turismo pelos zoológicos do Brasil. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-pelos-zoologicos-do-brasil . Acesso em 17 fev. 2022.

BRITO, Alberto Gomes de. O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico. 2012, 114f. Brasília: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://jbb.ibict.br//handle/1/641 . Acesso em 28 fev. 2022.

COSTA, Grasiely de Oliveira. Educação ambiental-experiências dos zoológicos brasileiros. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 13, 2004.

COSTA, Lano Alves. Interdisciplinary work at school with projects. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e38911221567, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.21567. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.21567

DALMEIDA, José Mario; DALMEIDA, Claudia Alves. Jardim zoológico do Rio de Janeiro: histórico e divulgação pela mídia impressa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 11, p. 1016-1034, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3131 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3131

DEMO, Pedro. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília, DF: Liber, 2008.

DIAS, José Luiz Catão. Zoológicos e a pesquisa científica. Biológico, São Paulo, v. 65, n. 1, p. 127-128, 2003.

DUARTE, Regina Horta. Vida y Muerte em los Zoológicos. Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 10, n. 2, p. 168 -186, 2021. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p168-186 DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p168-186

DUQUE, Fernanda Gonçalves; FERREIRA, Carolina Santos; LASTE, Vinícius José; DA SILVA, Beatriz Laura; CAMPACCI, Mariana Serafim; PACHECO, Beatriz Félix. Zoológicos e Aquários: sua importância contemporânea. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 5, p. 8-26, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711 DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711

ELIAS Marcelo Alberto; RONQUIM Joyce. Ensino de genética por meio da interdisciplinaridade entre biologia e planejamento urbano. Arquivos do mudi, v.24, n. 2, p.22-29, Setembro 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i2.53877. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i2.53877

ELIAS, Marcelo Alberto; GORLA, Grasielle Cristina dos Santos Lembi. Experiência interdisciplinar no ensino de biologia celular e desenho arquitetônico. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 2, p.130-143, Julho 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.4178. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.4178

FÁVERO, Altair Albero; TONIETO, Carina. Mitos e potencialidades da interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema emergente. Acta Sci. Educ. Maringá, v. 42, e 38982, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.38982. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.38982

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola. 2011.

FISCHER, Marta Luciane; ARTIGAS, Natalia Aline Soares. O Zoológico como recurso didático para Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 4, p. 219-239, 2019. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9645. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9645

FISCHER, Marta Luciane; PROHNII, Stephanie da Silva; ARTIGAS, Natalia Aline Soares; SILVERIO, Roseli Aparecida. Os Zoológicos sob a perspectiva da bioética ambiental: uma análise a partir do estudo de caso dos felídeos cativos. Revista Iberoamericana de Bioética, n. 4, 2017. DOI: https://doi.org/10.14422/rib.i04.y2017.008 DOI: https://doi.org/10.14422/rib.i04.y2017.008

FISCHER, Marta. Luciane; PROHNII, Stephanie da Silva; SILVERIO, Roseli Aparecida; FONTANA, João Carlos; COSTA, Juliana Kazubek; ABREU, Tábata Carvalho. Bioética ambiental: Refletindo a questão ética envolvida na manutenção de animais cativos em zoológicos. In: I JORNADA DE ESTUDOS EM BIOÉTICA PUCPR, 2014, CURITIBA. Anais [...] Curitiba: I Jornada de Estudos em Bioética PUCPR, 2014.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

GUIMARÃES, Cibele de Moura; PASQUALETTO, Antônio; MAGALHÃES, Alexandre Thomáz. Planejamento urbano-ambiental: percepção da população sobre o parque zoológico de Goiânia. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, e413101219991, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.19991 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.19991

INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA). Instrução Normativa Nº 7, de 30 de abril de 2015. Institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, e define, no âmbito do IBAMA, os procedimentos autorizativos para as categorias estabelecidas. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 152, n. 84, p. 75, 06 mai. 2015.

JAMIESON, Dale. Contra zoológicos. Revista Brasileira de Direito Animal, v. 3, n. 4, 2008.

KLEIMAN, Devra G.; THOMPSON, Katerina V.; BAER, Charlotte Kirk (Eds.). Wild mammals in captivity: principles and techniques for zoo management. 2. ed. Chicago: University of Chicago, 2010. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226440118.001.0001

LEIRA, Matheus Hernandes; REGHIM, Lucas Silva; CUNHA, Luciane Tavares; ORTIZ, Letícia Salomé; PAIVA, Cynthia de Oliveira; BOTELHO, Hortência Aparecida; CIACCI, Lívia da Silva; BRAZ, Mirian Silvia; DIAZ, Natália Pereira. Bem-estar dos animais nos zoológicos e a bioética ambiental. PUBVET, v.11, n.7, p.545-553, 2017. DOI: https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n11.545-553

MAUÉS, Ely; MALINE, Carla; SÁ, Eliane Ferreira de. O zoológico como questão sociocientífica: relato de uma experiência no curso de Pedagogia. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 3, 2019.

MERGULHÃO, Maria Cornélia; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Zoológico: uma sala de aula viva. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro: UNESP Instituto de Biociências, v. 9, n. 16, 2001.

MERGULHÃO, Maria Cornélia; VASAKI, Beatriz Nascimento Gomes. Educando para a conservação da natureza: sugestões de atividades em educação ambiental. São Paulo: EDUC, 2002.

MOLINARI, Mayla Daiane Correa; CARRASCO, Leni Meire Correa Molinari; FUGANTI-PAGLIARINI, Renata; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de. Revisão sistemática: Práticas interdisciplinares em Ciências Agrárias. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26308 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26308

PELLIZZETTI, Maria Amélia; BRANCO, Joaquim Olinto; ALMEIDA, Tito César Marques de; VIEIRA, Ricardo Stanziola. O futuro dos zoológicos no Brasil: uma análise dos aspectos legais para a conservação ex situ da fauna silvestre. Revista de Direito Ambiental, vol. 95, p. 193-218, 2019.

RODRIGUES, Fernanda; SCHULZ, Luciane; TOMIO, Daniela. Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 4, p. 282-302, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11688 DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11688

SILVA, Rayanne Lorrane Cruz da; GARCIA, Liane Cristina Ferez. Enriquecimento ambiental nos zoológicos brasileiros. Atas de Saúde Ambiental, v. 7, p. 157-171, 2019.

WORLD ASSOCIATION OF ZOOS AND AQUARIA (WAZA). Comprometendo-se com a conservação: a estratégia mundial de conservação dos zoológicos e aquários. 2015. 69p. Disponível em: https://www.waza.org/wp-content/uploads/2019/03/WAZA-Conservation-Strategy-2015_Portuguese.pdf . Acesso em: 24 fev. 2022.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

ALBERTO ELIAS, Marcelo; SANTOS LEMBI GORLA, Grasielle Cristina dos; MOIZÉS DE OLIVEIRA, Adeilson; MENDONÇA, Heitor Luciano. DA ESCOLA PARA O ZOOLÓGICO: A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22065, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22065.id1490. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/204. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias