DA ESCOLA PARA O ZOOLÓGICO: A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22065.id1490Palavras-chave:
Edificações, Educação profissional, Ensino de Biologia, Projeto técnicoResumo
O presente trabalho objetivou investigar a prática interdisciplinar em um curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Assim, para o estudo foram escolhidos os componentes curriculares de biologia e projeto técnico, unindo, dessa forma, um componente da área técnica profissional e outro da área de formação geral. A intervenção interdisciplinar, aconteceu em dois bimestres, na forma de projeto, e envolveu ainda a participação de acadêmicos de dois cursos superiores. Como produto interdisciplinar, os estudantes realizaram uma visita técnica e, posteriormente a essa visita, elaboraram propostas de readequações em recintos dos animais de um zoológico na região sul do país. Os resultados da pesquisa foram produzidos a partir da análise de conteúdo e demostraram que a interdisciplinaridade apresenta grande potencial para a significação de conceitos por parte dos estudantes, porém o planejamento e organização docente representam um grande desafio para a consolidação dessa prática no espaço escolar.
Downloads
Métricas
Referências
ALARCÃO, I. Entrevista. Revista Internacional de formação de professores. Itapetininga. V. 2 n. 4 p. 156-165. 2017. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/1000/777. Acesso em: 18 fev.2022.
ASSOCIAÇÃO DE ZOOLÓGICOS E AQUÁRIOS DO BRASIL (AZAB). História SZB/AZAB. 2022. Disponível em: https://www.azab.org.br/more/1/quem-somos . Acesso em 17 fev. 2022.
AUGUSTO, Taís Gimenez da Silva; CALDEIRA, Ana Maria de Andrade. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências. v. 12, n.1, p.139-154, 2007. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/481/283. Acesso em: 20 fev.2022.
AZEVEDO, Cristiano Schetini de; BARÇANTE, Luciana. Enriquecimento ambiental em zoológicos brasileiros: em busca do bem-estar animal. Revista Brasileira de Zoociências, v.19, n. 2, p.15-34. 2018. DOI: https://doi.org/10.34019/2596-3325.2018.v19.24708. DOI: https://doi.org/10.34019/2596-3325.2018.v19.24708
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BIANCONI, M. Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal. Ciência e cultura, v. 57, n. 4, p. 20-20, 2005.
BRASIL. Lei nº 7.173, de 14 de dezembro de 1983. Dispõe sobre o estabelecimento e funcionamento de jardins zoológicos e dá outras providencias. Brasília, DF: Presidência da República, [1983]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/1980-1988/l7173.htm#:~:text=LEI%20N%C2%BA%207.173%2C%20DE%2014,eu%20sanciono%20a%20seguinte%20Lei%3A&text=1%C2%BA%20da%20Lei%20n%C2%BA%205.197%2C%20de%203%20de%20janeiro%20de%201967 . Acesso em 17 fev. 2022.
BRASIL. MINISTÉRIO DO TURISMO (MTur). Turismo pelos zoológicos do Brasil. 2017. Disponível em: https://www.gov.br/turismo/pt-br/assuntos/noticias/turismo-pelos-zoologicos-do-brasil . Acesso em 17 fev. 2022.
BRITO, Alberto Gomes de. O Jardim Zoológico enquanto espaço não formal para promoção do desenvolvimento de etapas do raciocínio científico. 2012, 114f. Brasília: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012. Disponível em: http://jbb.ibict.br//handle/1/641 . Acesso em 28 fev. 2022.
COSTA, Grasiely de Oliveira. Educação ambiental-experiências dos zoológicos brasileiros. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 13, 2004.
COSTA, Lano Alves. Interdisciplinary work at school with projects. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 2, p. e38911221567, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.21567. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i2.21567
DALMEIDA, José Mario; DALMEIDA, Claudia Alves. Jardim zoológico do Rio de Janeiro: histórico e divulgação pela mídia impressa. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, v. 7, n. 11, p. 1016-1034, 2021. DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3131 DOI: https://doi.org/10.51891/rease.v7i11.3131
DEMO, Pedro. Pesquisa Participante: saber pensar e intervir juntos. 2. ed. Brasília, DF: Liber, 2008.
DIAS, José Luiz Catão. Zoológicos e a pesquisa científica. Biológico, São Paulo, v. 65, n. 1, p. 127-128, 2003.
DUARTE, Regina Horta. Vida y Muerte em los Zoológicos. Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 10, n. 2, p. 168 -186, 2021. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p168-186 DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2021v10i2.p168-186
DUQUE, Fernanda Gonçalves; FERREIRA, Carolina Santos; LASTE, Vinícius José; DA SILVA, Beatriz Laura; CAMPACCI, Mariana Serafim; PACHECO, Beatriz Félix. Zoológicos e Aquários: sua importância contemporânea. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 16, n. 5, p. 8-26, 2021. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711 DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2021.v16.11711
ELIAS Marcelo Alberto; RONQUIM Joyce. Ensino de genética por meio da interdisciplinaridade entre biologia e planejamento urbano. Arquivos do mudi, v.24, n. 2, p.22-29, Setembro 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i2.53877. DOI: https://doi.org/10.4025/arqmudi.v24i2.53877
ELIAS, Marcelo Alberto; GORLA, Grasielle Cristina dos Santos Lembi. Experiência interdisciplinar no ensino de biologia celular e desenho arquitetônico. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, Rio Grande do Sul, v. 7, n. 2, p.130-143, Julho 2020. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.4178. DOI: https://doi.org/10.35819/scientiatec.v7i2.4178
FÁVERO, Altair Albero; TONIETO, Carina. Mitos e potencialidades da interdisciplinaridade: reflexões sobre um tema emergente. Acta Sci. Educ. Maringá, v. 42, e 38982, 2020. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.38982. DOI: https://doi.org/10.4025/actascieduc.v42i1.38982
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola. 2011.
FISCHER, Marta Luciane; ARTIGAS, Natalia Aline Soares. O Zoológico como recurso didático para Educação Ambiental. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), v. 14, n. 4, p. 219-239, 2019. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9645. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2019.v14.9645
FISCHER, Marta Luciane; PROHNII, Stephanie da Silva; ARTIGAS, Natalia Aline Soares; SILVERIO, Roseli Aparecida. Os Zoológicos sob a perspectiva da bioética ambiental: uma análise a partir do estudo de caso dos felídeos cativos. Revista Iberoamericana de Bioética, n. 4, 2017. DOI: https://doi.org/10.14422/rib.i04.y2017.008 DOI: https://doi.org/10.14422/rib.i04.y2017.008
FISCHER, Marta. Luciane; PROHNII, Stephanie da Silva; SILVERIO, Roseli Aparecida; FONTANA, João Carlos; COSTA, Juliana Kazubek; ABREU, Tábata Carvalho. Bioética ambiental: Refletindo a questão ética envolvida na manutenção de animais cativos em zoológicos. In: I JORNADA DE ESTUDOS EM BIOÉTICA PUCPR, 2014, CURITIBA. Anais [...] Curitiba: I Jornada de Estudos em Bioética PUCPR, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2004.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GUIMARÃES, Cibele de Moura; PASQUALETTO, Antônio; MAGALHÃES, Alexandre Thomáz. Planejamento urbano-ambiental: percepção da população sobre o parque zoológico de Goiânia. Research, Society and Development, v. 10, n. 12, e413101219991, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.19991 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i12.19991
INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS (IBAMA). Instrução Normativa Nº 7, de 30 de abril de 2015. Institui e normatiza as categorias de uso e manejo da fauna silvestre em cativeiro, e define, no âmbito do IBAMA, os procedimentos autorizativos para as categorias estabelecidas. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, ano 152, n. 84, p. 75, 06 mai. 2015.
JAMIESON, Dale. Contra zoológicos. Revista Brasileira de Direito Animal, v. 3, n. 4, 2008.
KLEIMAN, Devra G.; THOMPSON, Katerina V.; BAER, Charlotte Kirk (Eds.). Wild mammals in captivity: principles and techniques for zoo management. 2. ed. Chicago: University of Chicago, 2010. DOI: https://doi.org/10.7208/chicago/9780226440118.001.0001
LEIRA, Matheus Hernandes; REGHIM, Lucas Silva; CUNHA, Luciane Tavares; ORTIZ, Letícia Salomé; PAIVA, Cynthia de Oliveira; BOTELHO, Hortência Aparecida; CIACCI, Lívia da Silva; BRAZ, Mirian Silvia; DIAZ, Natália Pereira. Bem-estar dos animais nos zoológicos e a bioética ambiental. PUBVET, v.11, n.7, p.545-553, 2017. DOI: https://doi.org/10.22256/pubvet.v6n11.545-553
MAUÉS, Ely; MALINE, Carla; SÁ, Eliane Ferreira de. O zoológico como questão sociocientífica: relato de uma experiência no curso de Pedagogia. Revista Interdisciplinar Sulear, n. 3, 2019.
MERGULHÃO, Maria Cornélia; TRIVELATO, Silvia Luzia Frateschi. Zoológico: uma sala de aula viva. Educação: Teoria e Prática. Rio Claro: UNESP Instituto de Biociências, v. 9, n. 16, 2001.
MERGULHÃO, Maria Cornélia; VASAKI, Beatriz Nascimento Gomes. Educando para a conservação da natureza: sugestões de atividades em educação ambiental. São Paulo: EDUC, 2002.
MOLINARI, Mayla Daiane Correa; CARRASCO, Leni Meire Correa Molinari; FUGANTI-PAGLIARINI, Renata; OLIVEIRA, Cláudia Chueire de. Revisão sistemática: Práticas interdisciplinares em Ciências Agrárias. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 11, n. 3, 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26308 DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26308
PELLIZZETTI, Maria Amélia; BRANCO, Joaquim Olinto; ALMEIDA, Tito César Marques de; VIEIRA, Ricardo Stanziola. O futuro dos zoológicos no Brasil: uma análise dos aspectos legais para a conservação ex situ da fauna silvestre. Revista de Direito Ambiental, vol. 95, p. 193-218, 2019.
RODRIGUES, Fernanda; SCHULZ, Luciane; TOMIO, Daniela. Educação Ambiental em contextos de Educação Não Formal: uma análise de práticas educativas desenvolvidas no Zoológico de Pomerode. REMEA-Revista Eletrônica do Mestrado em Educação Ambiental, v. 37, n. 4, p. 282-302, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11688 DOI: https://doi.org/10.14295/remea.v37i4.11688
SILVA, Rayanne Lorrane Cruz da; GARCIA, Liane Cristina Ferez. Enriquecimento ambiental nos zoológicos brasileiros. Atas de Saúde Ambiental, v. 7, p. 157-171, 2019.
WORLD ASSOCIATION OF ZOOS AND AQUARIA (WAZA). Comprometendo-se com a conservação: a estratégia mundial de conservação dos zoológicos e aquários. 2015. 69p. Disponível em: https://www.waza.org/wp-content/uploads/2019/03/WAZA-Conservation-Strategy-2015_Portuguese.pdf . Acesso em: 24 fev. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.