INTEGRAR, APRENDER, CRESCER: OFICINAS DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS TUBARÃO
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22071.id1539Palavras-chave:
Permanência e êxito, Projeto de ensino, Planejamento de estudos, Desenvolvimento profissional, Educação Profissional e TecnológicaResumo
Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de ensino “Integrar, Aprender, Crescer: oficinas de planejamento de estudos e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus Tubarão”, composto por um conjunto de oficinas que visam à elevação da permanência e êxito dos discentes, bem como o combate à evasão e retenção, por meio do aumento da efetividade do tempo de estudo e a orientação profissional. O projeto foi planejado e executado de julho a dezembro de 2018. Nesse sentido, duas dimensões foram trabalhadas pelas oficinas: a primeira diz respeito aos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas pelos discentes em seus tempos de estudo. A segunda, refere-se a preparação profissional, demonstrando a relação entre desempenho acadêmico e profissional. A integração das temáticas faz-se necessária no sentido da complexidade do enfrentamento à evasão e retenção, por meio do envolvimento da comunidade interna e externa do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Tubarão. Ao final do projeto conclui-se que os objetivos foram alcançados e foram atendidos nas atividades executadas aproximadamente 120 alunos.
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