INTEGRAR, APRENDER, CRESCER: OFICINAS DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS TUBARÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22071.id1539

Palavras-chave:

Permanência e êxito, Projeto de ensino, Planejamento de estudos, Desenvolvimento profissional, Educação Profissional e Tecnológica

Resumo

Este artigo apresenta o relato de experiência do projeto de ensino “Integrar, Aprender, Crescer: oficinas de planejamento de estudos e desenvolvimento profissional no Instituto Federal de Santa Catarina - câmpus Tubarão”, composto por um conjunto de oficinas que visam à elevação da permanência e êxito dos discentes, bem como o combate à evasão e retenção, por meio do aumento da efetividade do tempo de estudo e a orientação profissional. O projeto foi planejado e executado de julho a dezembro de 2018. Nesse sentido, duas dimensões foram trabalhadas pelas oficinas: a primeira diz respeito aos métodos, técnicas e ferramentas utilizadas pelos discentes em seus tempos de estudo. A segunda, refere-se a preparação profissional, demonstrando a relação entre desempenho acadêmico e profissional. A integração das temáticas faz-se necessária no sentido da complexidade do enfrentamento à evasão e retenção, por meio do envolvimento da comunidade interna e externa do Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Tubarão. Ao final do projeto conclui-se que os objetivos foram alcançados e foram atendidos nas atividades executadas aproximadamente 120 alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Corrêa Garcia, UNESC

Doutoranda em Educação (PPGE - UNESC) Mestre em Educação Profissional e Tecnológica PROFEPT/IFSC) Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Gisely Cordova Bardini, IFSC

Especialista em Tecnologias da Educação (PUC-RIO) Pedagoga no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Thayse Gonçalves da Silva, UFSC

Licenciada em Ciências Biológicas (UFSC) Coordenadora de Extensão e Relações Externas e Assistente de alunos no Instituto  Federal de Santa Catarina (IFSC)

Referências

BRASIL. Congresso Nacional. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?sequence=1&gt . Acesso em: 27 abr. 2018.

BRASIL, SETEC/MEC. Documento Orientador para a superação da evasão e retenção na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Brasília, 2014. Disponível em: http://r1.ufrrj.br/ctur/wp-content/uploads/2017/03/Documento-Orientador-SETEC.pdf. Acesso em: 13 mai. 2019.

BRASIL MEC, Ministério da Educação. Plataforma Nilo Peçanha. Taxa de evasão. Versão disponível em: http://plataformanilopecanha.mec.gov.br/2018.html. Acesso em: 08 ago. 2020.

CASTRO, Cláudio de Moura. Você sabe estudar? Quem sabe, estuda menos e aprende mais. Porto Alegre: Penso, 2015.

CHINEM, Juliana. Exercícios de oratória. São Paulo: Matrix, 2018.

FUSARI, José Cerchi. O planejamento do trabalho pedagógico: algumas indagações e tentativas de respostas. Série Ideias, 1990.

GALLINDO, Erica. Algumas visões demonstrando a evasão na Rede Federal de Educação Profissional com dados extraídos do SISTEC em 30/10/2018. Disponível em: https://public.tableau.com/profile/ericagallindo#!/vizhome/2017-02-18AnliseEvasoRF/Painel1. Acesso em 09 de maio de 2019.

GARCIA, Fernanda. Corrêa. Fatores de (não) permanência e êxito no Instituto Federal de Santa Catarina – câmpus Tubarão na voz de alunos concluintes e evadidos. Dissertação de Mestrado, Programa de Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, Instituto Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020, 102p. Disponível em: https://repositorio.ifsc.edu.br/handle/123456789/1537 . Acesso em: 07 abr. 2022.

IFSC- Instituto Federal de Santa Catarina. Plano Estratégico de Permanência e êxito dos estudantes do IFSC. Versão disponível em: file:///C:/Users/pedagogico/Downloads/consup_resolucao23_2018_plano_de_permanencia_e_exito.pdf Acesso em: 21 maio 2019

INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Indicadores Educacionais. Versão disponível em: http://inep.gov.br/indicadores-educacionais Acesso em: 03 out. 2019

OLIVEIRA, Henio. Delfino. Ferreira. O tripé: acesso, permanência e êxito na educação brasileira. Revista Eixo, v. 10, p. 46-52, 2021.Disponível em: http://revistaeixo.ifb.edu.br/index.php/RevistaEixo/article/view/809 Acesso em 07 abr. 2022.

OLIVEIRA, Ricardo Castro de; GOIS, Jackson. Motivação para permanência e êxito dos licenciandos em Química no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo.Revista Prática Docente. v.5, n.2, p.999-1018, mai/ago 2020. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/669/356. Acesso em: 05. out. 2022. DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p999-1018.id669

SOARES, Tufi. Machado. et al. Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais. Educ. Pesquisa. São Paulo, v. 41, n. 3, p. 757-772, jul./set. 2015. Versão disponível em, http://www.scielo.br/pdf/ep/v41n3/1517-9702-ep-41-3-0757.pdf Acesso em: 17 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-9702201507138589

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. A Avaliação: Limites e Possibilidades. Disponível em: www.edicoessm.com.br , 2018. . Acesso em: 27 ago. 2018.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

CORRÊA GARCIA, Fernanda; CORDOVA BARDINI, Gisely; GONÇALVES DA SILVA, Thayse. INTEGRAR, APRENDER, CRESCER: OFICINAS DE PLANEJAMENTO DE ESTUDOS E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA - CÂMPUS TUBARÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22071, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22071.id1539. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/210. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias