A DIDÁTICA DE CIÊNCIAS E O USO DE RECURSOS TECNOPEDAGÓGICOS: ESTRATÉGIAS PARA O ENSINO DE QUÍMICA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22072.id1605Palavras-chave:
Softwares de aprendizagem, Aprendizagem Científica, Estratégias de ensino de químicaResumo
O objetivo da investigação é apresentar um mapeamento de um grupo de estudos que aborda o uso de recursos tecnológicos, em especial os Recursos Educacionais Abertos (REA), Softwares Educacionais (SE) e Objetos de Aprendizagem (AO) para o Ensino de Química. A estratégia exploratória de pesquisa e de método hipotético-dedutivo lançou mão de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) entre os anos de 2005 até 2021 garimpada nos repositórios digitais - SciELO, Google Acadêmico e Periódico da Capes. Buscou-se analisar um rol de artigos e publicações que tratavam o uso das tecnologias para o Ensino de Química, com vistas a obtenção de uma RSL associada ao uso de estratégias didáticas na Química. O estudo demonstra que o uso de recursos tecnopedagógicos configura-se como estratégia de apoio ao ensino e aprendizagem, favoráveis à aprendizagem científica, e está presente nos espaços escolares/universitários agregando experiências exitosas no aumento da capacidade de abstração química.
Downloads
Métricas
Referências
ASSUNÇÃO, Jeneffer Araújo.; MOREIRA, Marco Antônio; SAHELICES, Concesa Caballero. Aprendizagem significativa: resolução de problemas e implicações para aprendizagem de função. Aprendizagem Significativa em Revista, p. 30-44.
AUSUBEL, David Paul. A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes, 1982.
ALVES, Francisco Regis Vieira. Didática Profissional (DP) e a didática das ciências e matemática (DCEM): uma perspectiva de complementaridade e implicações para o trabalho do professor. Investigações em Ensino de Ciências, v. 25, n. 3, p. 397-432, 2020. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2020v25n3p397
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 3ªed. Lisboa: Edições, v. 70, 2004.
BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.
CANDAU, Vera Maria Ferrão; KOFF, Adélia Maria Nehme Simão. A didática hoje: reinventando caminhos. Educação & Realidade, v. 40, p. 329-348, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623646058
EICHLER, Marcelo Leandro.; DEL PINO, José Cláudio; JUNGES, Fernando. Cidade do átomo: debate escolar sobre energia nuclear. Física na Escola, v. 7, n. 1, 2006.
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. Logeion: Filosofia da informação, v. 6, n. 1, p. 57-73, 2019. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73
GONÇALVES, Fábio Peres; BIAGINI, Beatriz; GUAITA, Renata Isabelle. As transformações e as permanências de conhecimentos sobre atividades experimentais em um contexto de formação inicial de professores de química. Investigações em Ensino de Ciências, v. 24, n. 3, p. 101-120, 2019. DOI: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2019v24n3p101
HÖFLING, Camila. Estratégias de leitura: skimming e scanning. 2012.
KITCHENHAM, Barb; CHARTERS, Samuel. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.
MACHADO, Adriano Silveira. Uso de softwares educacionais, objetos de aprendizagem e simulações no ensino de química. Revista Química Nova na Escola, v. 38, n. 2, p. 104-111, 2016. DOI: https://doi.org/10.5935/0104-8899.20160014
MACHADO, Adriano. Silveira. Revisando propostas de ação educativa na formação de professores de Ciências e Matemática. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, v. 1, p. 100-113, 2021.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. In: Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisa; amostragens e técnicas de pesquisa; elaboração, análise e interpretação de dados. 2012, p. 277-277.
OLIVEIRA, Luís Alberto Boaventura; CARBO, Leandro; ROCHA, Edimárcio Francisco da. O ensino de química por investigação em um livro didático: análise da abordagem experimental. Revista Prática Docente, v. 7, n. 2, e22042, 2022. http://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22042.id1489 DOI: https://doi.org/10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22042.id1489
SCHÖN, Donald Alan. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Penso Editora, 2009.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. Repositório Institucional UFC. (2022). Acesso em: https://repositorio.ufc.br/ . Acessado em 25/09/2021.
VIEIRA, Sérgio Lontra. Contribuições e limitações da informática para a educação química. QMCWEB, ano 2, n. 45, Florianópolis, 1997.
VILLANI, Alberto; PACCA, Jesuina Lopes de Almeida. Students’ spontaneous ideas about the speed of light. International Journal of Science Education, v. 9, n. 1, p. 55-66, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/0950069870090107
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.