ENSAIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA NO BRASIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DENOMINACIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22082.id1713

Palavras-chave:

Formação, Alfabetização Científica, Educação Denominacional, Criacionismo

Resumo

O Estado Brasileiro enfrenta uma variedade incontável de desafios na Educação, e dentre eles destaca-se o negacionismo científico através do ensino do criacionismo. O ensino de ciências possui um horizonte de proporcionar base intelectiva para o exercício de cidadania e qualidade de vida por meio de uma alfabetização científica. Esta por sua vez é sabotada pela inserção de pseudociências nos currículos escolares. Este ensaio objetiva contribuir com diálogos e reflexões sobre o ensino denominacional no Brasil atual e as suas consequências na formação dos estudantes. Para tanto é apresentado um breve levantamento bibliográfico sobre o negacionismo científico e o anti-intelectualismo, suporte para diálogos e reflexões. A partir de análises são consideradas as possibilidades de que esses movimentos (tidos como nocivos) possam vir a ser fortalecidos pelas incoerências presentes nas práticas educativas como o ensino do criacionismo em detrimento do ensino de ciências. Ressalta-se a importância da continuidade de pesquisas para o enfrentamento do negacionismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Vitor Maciel Mello, UFMT

Graduando da Faculdade de Direito (UFMT) Discente do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina (GEAC/PPGEn/IFMT)

Attico Inacio Chassot, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professor e Pesquisador Orientador de doutorado na Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor (REAMEC) Professor Visitante Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UNIFESSPA)

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. 1ª edição. Rio de Janeiro. Contraponto, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 05.10.1988. Brasília, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: 23 mai. 2009.

CHASSOT, Attico. Das disciplinas à indisciplina. 1ª edição. Curitiba. Editora Appris Ltda., 2016.

CHASSOT, Attico. Alfabetização científica: questões e desafíos para a educação. 7ª Edição. Ijuí: Editora Unijuí, 2017.

JOÃO PAULO II. Carta Encíclica “Fides Et Ratio”: Aos Bispos da Igreja Católica Sobre as Relações entre Fé e Razão. Roma, 1998.

KUHN, Thomas. A estrutura das revoluções científicas. 13ª edição. São Paulo: Editora Perspectiva Ltda., 2017.

SPECTER, Michael. Denialism: How Irrational Thinking Hinders Scientific Progress, Harms the Planet, and Threatens Our Lives. Edição Única. New York: The Penguin Press, 2009.

SOUZA, Vanderlúcio. Dos 9 feriados em 2020, mais da metade é de origem católica. O Povo, 2020. Disponível em: https://blogs.opovo.com.br/ancoradouro/2020/01/01/dos-9-feriados-em-2020-mais-da-metade-e-de-origem-catolica/. Acesso em: 23, maio 2021.

SUL21. Projetos que estabelecem ensino do criacionismo nas escolas são desarquivados na câmara. Sul21, 2019. Disponível em: https://www.sul21.com.br/ultimas-noticias/politica/2019/02/projetos-que-estabelecem-ensino-do-criacionismo-nas-escolas-sao-desarquivados-na-camara/. Acesso em: 23, maio 2021.

VILELA, Mariana Lima.; SELLES, Sandra Escovedo. É possível uma Educação em Ciências crítica em tempos de negacionismo científico? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n. 3, p. 1722-1747, dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/74999/45005 Acesso em: 29/07/2021 DOI: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n3p1722

ZANCHET, Beatriz. O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM): o que revelaram professores do ensino médio acerca dessa avaliação. Contra Pontos, Itajaí, volume 7, n. 1, p. 55-59, jan/abr, 2007.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

MACIEL MELLO, Vitor; INACIO CHASSOT, Attico. ENSAIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA NO BRASIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DENOMINACIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22082, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22082.id1713. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/221. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias