O NÃO LUGAR DA FÍSICA MODERNA NA BNCC: A CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e011.id1356

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Ensino de Física, Física Moderna

Resumo

Esta pesquisa é fruto de um estudo acerca da proposta da BNCC do Ensino Médio quanto ao lugar ou não lugar da Física Moderna nesta etapa de escolaridade. Objetivou-se estudar a proposta de ensino interdisciplinar anunciada na BNCC, em especial, do ensino de Física, e apresentar uma proposta alternativa à organização dos temas que contemple a complexidade dos assuntos e a interação entre as disciplinas e/ou as áreas do conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica sobre os conteúdos de Física no documento da BNCC, construindo-se uma rede de temáticas que podem vir a gerar novas articulações com as demais áreas do conhecimento. A proposta parte de temáticas que emergem de necessidades reais, potencializando o maior rol de articulações, interconexões e atravessamentos entre as áreas do conhecimento. Propõe-se a organização do trabalho pedagógico com ações articuladas entre os docentes, abrangendo diferentes áreas, componentes curriculares por meio de projetos interdisciplinares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rodrigo Sinigaglia Arruda, UNESP

Graduando em Física (UNESP/Rio Claro)

Maria Antonia Ramos de Azevedo, USP

Doutorado em Educação (USP) Professora no Departamento de Educação da Unesp/Rio Claro, Docente do Programa de Pôs Graduação em Educação (Unesp/Rio Claro)

Lucimara Del Pozzo Basso, UNESP

Doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro) Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Referências

ALVAREZ, Gilberto. Capítulos do desmonte do ensino. In: CÁSSIO, Fernando.; CATELLI JR., Roberto. (org.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019, p. 41-44.

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO; ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CURRÍCULO. Ofício nº 01/2015/GR. Exposição de Motivos sobre a Base Nacional Comum Curricular. Rio de Janeiro: ANPEd/ABdC, 2015. Disponível em: https://www.anped.org.br/news/exposicao-de-motivos-sobre-base-nacional-comum-curricular. Acesso em: 30 set. 2021.

AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de; ANDRADE, Maria de Fátima Ramos de. O conhecimento em sala de aula: a organização do ensino numa perspectiva interdisciplinar. Educar em Revista, Curitiba, n. 30, p. 235-250, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602007000200015

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade na prática pedagógica dos professores universitários: inovações epistemológicas e tecnológicas para ensinar e para aprender. In: CAVALCANTE, Maria Marina Dias et al. Didática e Prática de Ensino: Diálogos sobre a Escola, a Formação de Professores e a Sociedade. Fortaleza: EdUECE, [2015], E-book, 1270 p. Disponível em: http://www.uece.br/endipe2014/ebooks/livro4/25.%20PARADIGMA%20DA%20COMPLEXIDADE.pdf. Acesso em: 22 abr. 2021.

BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 17 mai. 2021.

CÁSSIO, Fernando. Existe vida fora da BNCC? In: CÁSSIO, Fernando.; CATELLI JR., Roberto. (orgs.). Educação é a base? 23 educadores discutem a BNCC. São Paulo: Ação Educativa, 2019, p. 13-39.

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.

FERNANDES, Jose Vieira. Saberes, competências, valores e afectos necessários ao bom desempenho profissional do/a professor/a. Lisboa: Ed. Técnicas, 2001.

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? Tradução de Rosisca Darcy de Oliveira. 8ª. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.

MENDONÇA, Erasto Fortes. PNE e Base Nacional Comum Curricular (BNCC): impactos na gestão da educação e da escola. In: AGUIAR, Márcia Angela da Silva.; DOURADO, Luiz Fernandes (org.). A BNCC na contramão do PNE 2014 – 2024: Avaliação e perspectivas. Recife: ANPAE, 2018. p. 34-37. [Livro eletrônico].

MORAN, Jose Manoel; MASETTO, Marcos Tarcísio; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2015.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 6a. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. Tradução de Eliane Lisboa. 5a ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, Edgar. Os setes saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 4a ed. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESC, 2001.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MORTIMER, Eduardo Fleury. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem C-T-S (Ciência - Tecnologia - Sociedade) no contexto da educação brasileira. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, dez. 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172000020202

SALLES, Virgínia Ostroski; MATOS, Eloiza Aparecida Silva Ávila de. A Teoria da Complexidade de Edgar Morin e o Ensino de Ciência e Tecnologia. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, Ponta Grossa, v. 10, n. 1, 2017. Disponível em: https://revistas.utfpr.edu.br/rbect/article/view/5687. Acesso em: 22 abr. 2021. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v10n1.5687

VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da. Ensino fundamental: gestão democrática, projeto político-pedagógico e currículo em busca da qualidade. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (org.). Ensino fundamental: da LDB à BNCC. Campinas: Papirus, 2018. p. 43-67.

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SINIGAGLIA ARRUDA, Rodrigo; RAMOS DE AZEVEDO, Maria Antonia; POZZO BASSO, Lucimara Del. O NÃO LUGAR DA FÍSICA MODERNA NA BNCC: A CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e011, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e011.id1356. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/259. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias