REFLEXÕES ACERCA DA AÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UMA AULA DE PONTUAÇÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2021.v6.n3.e078.id1187

Palavras-chave:

Teoria, Prática, Ação docente, Transposição didática

Resumo

Neste artigo, partimos da problemática de o docente não suscitar reflexões quanto à maneira como ocorre o processo de transposição didática de um determinado conteúdo. Nosso objetivo central é discutir a prática docente nesse processo, focando-se no conteúdo de pontuação. Com respaldo nos pressupostos teóricos de Verret (1975) e Bakhtin (1992), metodologicamente, selecionamos uma aula ministrada a uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada no noroeste do Paraná, para analisar, de modo específico, as adequações efetuadas no planejamento, além de compreender as características da transposição didática. Os resultados evidenciam a necessidade de fazer adaptações da teoria à prática, a considerar o contexto da turma, bem como o nível cognitivo dos estudantes. Concluímos que o saber científico requer ser moldado em um saber escolarizado por meio de estratégias que contribuam para o entendimento do conteúdo de forma mais eficaz e contextualizada.

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Biografia do Autor

Luan Tarlau Balieiro, UEM

Mestrando em Educação (UEM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Cindy Mayumi Okamoto Luca, UEM

Mestranda em Educação (UEM) Discente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPE/UEM)

Lilian Cristina Buzato Ritter, UEL

Doutora em Estudos da Linguagem (UEL) Professora efetiva na Universidade Estadual de Maringá (UEM) Docente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UEM)

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Publicado

31.12.2021

Como Citar

TARLAU BALIEIRO, Luan; OKAMOTO LUCA, Cindy Mayumi; BUZATO RITTER, Lilian Cristina. REFLEXÕES ACERCA DA AÇÃO DOCENTE PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA EM UMA AULA DE PONTUAÇÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 6, n. 3, p. e078, 2021. DOI: 10.23926/RPD.2021.v6.n3.e078.id1187. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/290. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias