UTILIZAÇÃO DE ANALOGIAS EM SEIS LIVROS DIDÁTICOS DE QUÍMICA APROVADOS NO PROGRAMA NACIONAL DO LIVRO DIDÁTICO 2018: UMA ANÁLISE SOBRE ESTRUTURA ATÔMICA
DOI:
10.23926/RPD.2526-2149.2020.v5.n2.p1019-1039.id687Palavras-chave:
Analogias, Livro didático, Estrutura atômicaResumo
Neste artigo são apresentadas dezesseis analogias encontradas no conteúdo de estrutura atômica em seis livros de Química aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático (2018) destinados ao ensino médio. Após a identificação, as analogias foram categorizadas e observaram-se deficiências quanto ao formato, nível de enriquecimento, abstração e limitações, sendo utilizadas apenas de maneira superficial. Foram explorados os possíveis erros conceituais que essas estratégias podem levar quando abordadas de maneira inadequada. Os resultados indicam que as analogias do pudim de passas, panetone e do sistema planetário pouco contribuem para o entendimento do conceito-alvo e podem levar a compreensões equivocadas e superficiais. Além disso, estão ausentes discussões mais acentuadas tanto das relações analógicas quanto das limitações entre os domínios. Também são discutidos apontamentos adequados sobre o uso dessa estratégia.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Marcos Fernando Soares; MAGALHÃES JÚNIOR, Carlos Alberto de Oliveira. A escolha do livro didático de física e sua utilização em sala de aula. Debates em Educação, v. 12, n. 26, 2020. DOI: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2020v12n26p67-82
AULETE, Francisco Júlio de Caldas; VALENTE, António Lopes dos Santos. Dicionário Contemporâneo da Língua Portuguesa. 6ª edição. Rio de Janeiro. Delta. 1974.
BOZELLI, Fernanda Cátia; NARDI, Roberto. O. Discurso analógico no Ensino Superior. In: NARDI, Roberto; ALMEIDA, Maria José P. M. (Org.). Analogias, leituras e modelos no ensino da ciência: A sala de aula em estudo. São Paulo: Escrituras. 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: química – guia de livros didáticos – ensino médio/ Ministério da Educação – Secretária de Educação Básica – SEB – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Brasília, DF: Ministério da Educação, Secretária de Educação Básica, 2017. 56 p.
CISCATO, Carlos Alberto Mattoso; PEREIRA, Luis Fernando; PROTI, Patrícia Barrientos. Química: volume 1. São Paulo: Moderna, 2016.
CLEMENT, John. J. Expert novice similarities and instruction using analogies. International Journal of Science Education, v. 20, n. 10, p. 1271-1286, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/0950069980201007
CURTIS, Ruth V.; REIGELUTH, Charles M. The use of analogies in written text. Instructional Science, New York, v. 13, s/n, p. 99-117, 1984. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00052380
DUIT, Reinders. On the role of analogies and metaphors in learning Science. Science Education, v. 75, n. 6, p. 649-672, 1991. DOI: https://doi.org/10.1002/sce.3730750606
FERNANDES, Mirelly dos Reis. Uma análise semiótica dos modelos atômicos presentes nos livros didáticos adotados pelas escolas públicas da cidade de Goiás. In: CONGRESSO INTERINSTITUCIONAL BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO POPULAR E DO CAMPO CIBEPoC, 2017, p. 94-108.
FERRY, Alexandre da Silva. e NAGEM, Ronaldo Luiz. Analogia & contra-analogia: um estudo sobre a viabilidade da comparação entre o modelo atômico de Bohr e o sistema solar por meio de um júri simulado. Experiências em Ensino de Ciências, Cuiabá, v. 4, n. 3, p. 43-60, 2009.
FONSECA, Martha Reis Marques da. Química: ensino médio / Martha Reis. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016.
FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Analogias e situações problematizadoras em aulas de ciências. São Carlos: Pedro & Editores, 2010.
GENTNER, Dedre. The mechanisms of analogical learning. In: VOSNIADOU, Stella. ORTONY, Andrew. (Eds.). Similarity and analogical reasoning. New York: Cambridge University Press, 1989. p. 199-241. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9780511529863.011
LISBOA, Julio Cezar Foschini; BRUNI, Aline Thaís; NERY, Ana Luiza Petillo; BIANCO, André Amaral Gonçalves; RODRIGUES, Henrique; SANTINA, Kátia; BEZERRA, Lia Monguilhott; BIANCO, Paulo A. G.; LIEGEL, Rodrigo Marchiori; ÁVILA, Simone Garcia de; YDI, Simone Jaconetti; LOCATELLI, Solange Wagner; AOKI, Vera Lúcia Mitiko. Ser protagonista: Química, v. 1, 3. ed. São Paulo: Edições SM, 2016.
LOPES, Cesar V. M.; MARTINS, Roberto de Andrade. J. J. Thomson e o uso de analogias para explicar os modelos atômicos: o ‘pudim de passas’ nos livros texto. In: VII ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. Anais. Florianópolis: 2009. Disponível em: http://www.posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/pdfs/1682.pdf. Acesso em: 05 mai. 20.
MÓL, Gerson de Souza. O uso de analogias no ensino de Química. 1999. 225 f. Brasília: Tese (Doutorado em Química - Universidade de Brasília, Brasília, 1999.
MONTEIRO, Ivone Garcia; JUSTI, Rosária S. Analogias em livros didáticos de química destinados ao ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 5, n. 2, 2000.
MORTIMER, Eduardo Fleury.; MACHADO, Andreia Horta. Química: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Scipione, 2016.
MUNARIN, Karla de Oliveira; MUNARIN, Elaine E. de Oliveira. Uma análise crítica das analogias “bola de bilhar”, “pudim de passas” e “sistema solar” utilizadas para o ensino de química em modelos atômicos. In: XIV ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14. 2008. Anais. Paraná: Universidade Federal do Paraná, 2008.
NOVAIS, Vera Lúcia Duarte de; ANTUNES, Murilo Tissoni. Vivá: Química: volume 1. Curitiba: Positivo, 2016.
OLIVEIRA, Helena Rivelli. Argumentação no ensino de ciências: o uso de analogias como recurso para a construção do conhecimento. 2012. 130 f. Juiz de Fora: Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2012.
OLIVEIRA, Thaís Machado. Análise das analogias presentes em materiais instrucionais de Química. 2015. 38 f. Viçosa: Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) – Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, 2015.
RAMOS, Tatiana C.; MOZZER, Nilmara. B. Análise do Uso da Analogia com o “Pudim de Passas” Guiado pelo TWA no ensino do Modelo Atômico de Thomson: considerações e recomendações. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 40, n. 2, p. 106-115, 2018. DOI: https://doi.org/10.21577/0104-8899.20160111
RIBEIRO, Klayton Moreira. Investigação sobre o uso de analogias no ensino de química em Xinguara/PA. 2016. 149 f. Canoas: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Luterana do Brasil, Canoas, 2016. Disponível em: http://www.ppgecim.ulbra.br/teses/index.php/ppgecim/article/view/261/273. Acessado em 20 abr. 2020.
ROSA, Marcelo D’Aquino. O Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e os livros didáticos de ciências. REPPE: Revista do Programa de Pós-Graduação em Ensino - Universidade Estadual do Norte do Paraná Cornélio Procópio, v. 1, n. 2, p. 132-149, 2017.
SANTANA, Isabel Cristina Higino; SANTOS, Francisco Alves; FEITOSA, Edinilza Maria Anastácio; LIMA, Júlio Cesar Teixeira. Analogias, concepções e uso na sala de aula: um estudo de caso acerca do tema. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS – XI ENPEC. Anais. Florianópolis, 2017.
SANTOS, Wildson Luiz Pereira dos; MÓL, Gerson Souza (coord.). Química cidadã: volume 1. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016. DOI: https://doi.org/10.3895/actio.v1n1.5239
SILVA, Edson Braga; SILVA, Ronaldo Henriques. Curso de Química 2. Ed. Harper & Row do Brasil, Vila Mariana, SP, 1980.
THIELE, Rodney B.; TREAGUST, David F. An interpretative examination of high school chemistry teachers’ analogical explanations. Journal of Research in Science Teaching, v. 31, n. 3, p. 227–242. 1994. DOI: https://doi.org/10.1002/tea.3660310304
THOMSON, Joseph John. On the structure of the atom: an investigation of the stability and periods of oscillation of a number of corpuscles arranged at equal intervals around the circumference of a circle; with application of the results to the theory of atomic structure. Philosophical Magazine, v. 7, n. 39. p. 237-265, 1904. DOI: https://doi.org/10.1080/14786440409463107
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.