DEMANDAS DE ENSINO APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO SORRISO - MT

Autores

  • Edman Weverton do Prado UFMT
  • Débora Eriléia Pedrotti Mansila UFMT

DOI:

10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p196-207.id178

Palavras-chave:

Ensino de Biologia, Demandas de Aprendizagem, Ensino de Botânica

Resumo

A falta de atividades práticas e material didático atrativo representam um entrave para o processo de ensino-aprendizagem, gerando o desinteresse dos alunos. Para que a aprendizagem se concretize, é necessário que os métodos utilizados despertem os conhecimentos prévios dos alunos e promovam o avanço da estrutura cognitiva de forma significativa. Nesse sentido, é fundamental conhecer as demandas de ensino aprendizagem dentro de contextos locais, a afim de fornecer subsídios para elaboração de materiais didáticos-pedagógicos que atendam de maneira satisfatória as necessidades específicas dentro da realidade de cada região. O objetivo deste trabalho foi investigar essas demandas para o ensino de Biologia, com ênfase no Ensino de Botânica, na rede estadual do município de Sorriso-MT, a partir da percepção dos professores de Ciências e Biologia. Dessa forma, a pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem qualitativa, por meio entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram um desconhecimento, por parte dos professores, de métodos participativos de ensino e despreparo para a utilização de elementos alternativos como ferramentas didáticas. Outro ponto importante foi o desinteresse dos alunos, apontado como principal obstáculo para o processo de ensino- aprendizagem, reforçando a necessidade de produção de material que dê suporte aos professores na prática docente de forma a tornar a aula mais atrativa e conectada ao aluno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Edman Weverton do Prado, UFMT

Mestre (UFMT) Professor na Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC-MT)

Débora Eriléia Pedrotti Mansila, UFMT

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) Professor na Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT)

Referências

GADOTTI, M. Perspectivas atuais da educação. São Paulo em Perspectiva, vol.14, n.2, p.3-11, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-88392000000200002

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Disponível em: <https://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 18 dez.2017.

MELO, E. A.; ABREU, F. F.; ANDRADE, A. B.; ARAÚJO, M. I. O. A aprendizagem de botânica no ensino fundamental: dificuldades e desafios. Scientia Plena, v. 8, p. 1-8, 2012.

MENEZES, L. C.; SOUZA, V. C.; NICOMEDES, M. P.; SILVA, N. A.; QUIRINO, M. R.; OLIVEIRA, A. G.; ANDRADE, R. R.; SANTOS, C. Iniciativas para o aprendizado de botânica no ensino médio. Anais... In: ENCONTRO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA. João Pessoa, 11, 2008. Disponível em: <http://www.prac.ufpb.br/anais/xenex_xienid/xi_enid/prolicen/ANAIS/Area4/4CFTDCBSPLIC03.pdf>. Acesso em: 3 jan. 2017

PREFEITURA MUNICIPAL DE SORRISO - Disponível em: <http://www.sorriso.mt.gov.br/#/home>. Acesso em: 18 dez. 2017.

SEDUC MT - Secretaria de Estade de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso. Disponível em: <http://www2.seduc.mt.gov.br/>. Acesso em: 18 dez. 2017.

SILVA, P. N.; SOUZA, M. L. O ensino de botânica na educação fundamental II: análise de uma proposta educativa. Anais... In: CONGRESO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGACIÓN. GIRONA, 9, p. 2810-2814, 2013. Disponível em: . Acesso em: 3 jan. 2017.

SILVEIRA FILHO, J.; SILVEIRA, A. R. A horta escolar como laboratório vivo no ensino de ciências. Anais... In: CONGRESSO TÉCNICO CIENTÍFICO DA ENGENHARIA E DA AGRONOMIA (CONTECC), 2015. Disponível em: <http://www.confea.org.br/media/Agronomia_a_horta_escolar_como_laboratorio_vivo_no_ensino_de_ciencias.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2017.

Downloads

Publicado

26.06.2018

Como Citar

WEVERTON DO PRADO, Edman; ERILÉIA PEDROTTI MANSILA, Débora. DEMANDAS DE ENSINO APRENDIZAGEM APRESENTADAS POR PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA DA REDE ESTADUAL NO MUNICÍPIO SORRISO - MT. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 3, n. 1, p. 196–207, 2018. DOI: 10.23926/RPD.2526-2149.2018.v3.n1.p196-207.id178. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/609. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias