A disciplina Epistemologia da Ciência na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFNT: contribuições e desafios

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23107.id824

Palavras-chave:

Formação Continuada, Ensino de Ciências, Professor Pesquisador, Conhecimento Científico

Resumo

Uma formação docente que proporcione vivenciar os processos de construção de conhecimentos científicos, pode culminar em professores capazes de superar visões deformadas da Ciência no ensino de Ciências, neste sentido, orientados pela seguinte pergunta de pesquisa: quais as contribuições da Epistemologia para a formação do professor  e pesquisador em ensino de Ciências? Tem-se como objetivo analisar as contribuições da Epistemologia na formação de professores de Ciências de uma turma da disciplina de Epistemologia da Ciência do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim-UFNT). O caminho metodológico pauta-se em uma abordagem qualitativa, sendo caracterizada como uma pesquisa do tipo bibliográfica, combinada a coleta de dados por meio de questionário, conforme Vieira (2009), em plataforma digital, submetidos às nuances interpretativas da Análise Textual Discursiva (ATD) por Neves (2015). Por meio disso, aponta-se, a partir das análises, que a disciplina de Epistemologia contribuiu satisfatoriamente para o entendimento de Ciências, transformando a compreensão que cada participante carregava acerca de conhecimento científico. Depreende-se que a disciplina de Epistemologia da Ciência na formação continuada de professores que ensinam Ciências, conduz ao entendimento sobre a diversidade de conhecimentos, suas tipologias e igualmente sobre diferentes enfoques de formação docente.

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Biografia do Autor

Milene Santana Paixão, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da UFNT e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Mirella Carvalho de Araújo Oliveira, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduação em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e em Matemática Licenciatura pelo Centro Universitário Internacional (UNINTER).

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da UFNT e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Lucas Pereira de Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Graduação em Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Discente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da UFNT e Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Jane Darley Alves dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutora em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG) com ênfase em formação de professores.

Professora do Magistério Superior da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGecim) da UFNT.

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

PAIXÃO, Milene Santana; OLIVEIRA, Mirella Carvalho de Araújo; ARAÚJO, Lucas Pereira de; SANTOS, Jane Darley Alves dos. A disciplina Epistemologia da Ciência na Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFNT: contribuições e desafios. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23107, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23107.id824. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/824. Acesso em: 25 nov. 2024.