Análise Epistemológica de textos que compõem os livros didáticos de Ciências da natureza: Enfoque em Biologia

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23109.id826

Palavras-chave:

Ciências, Biologia, Livro didático, Epistemologia

Resumo

O presente artigo objetivou realizar uma análise epistemológica em livros de Ciências da Natureza com foco nos textos de Biologia do Ensino Médio, uma pesquisa qualitativa do tipo revisão bibliográfica. Para as análises, usou-se livros didáticos que compõem uma coleção de seis volumes chamada “Multiversos”, da editora FTD, coletando-se fragmentos que demonstram evidências de uma abordagem científica frente às bases epistemológicas. Como resultado, evidenciou-se que a presente coleção ainda traz muitos vestígios de uma visão deformada da Ciência, sendo que muitos trechos deixam em evidência aspectos que podem confundir a leitura de um estudante e até mesmo do professor sobre as concepções de Ciência. Como considerações, apresentamos uma sequência de aulas com o objetivo de propor aos professores de Ciências uma nova abordagem, visando desconstruir a visão deturpada da Ciência e potencializando o senso crítico por parte dos estudantes sobre a produção científica.

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Biografia do Autor

Fabio Neves Ribeiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Especialista em Docência do Ensino Superior

Discente do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM/ UFNT

Mayco Pereira Coimbra, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Especialista em Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM/ UFNT

Vanessa Santiago Araújo, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Especialista em Ciências Biológicas e em Ciências Ambientais

Professora da Educação Básica (SEDUC/TO)

Mestranda em Ensino de Ciências e Matemática – PPGECIM/ UFNT

Fábio Matos Rodrigues, Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Doutor em Educação para as Ciências

Docente da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) no curso de licenciatura em Física.

Professor colaborador nos mestrados: Nacional Profissional em Ensino de Física - MNPEF da Sociedade Brasileira de Física - SBF, polo UFT /Campus Araguaína, e o acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática - PPGecim

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Publicado

30.12.2023

Como Citar

RIBEIRO, Fabio Neves; COIMBRA, Mayco Pereira; ARAÚJO, Vanessa Santiago; RODRIGUES, Fábio Matos. Análise Epistemológica de textos que compõem os livros didáticos de Ciências da natureza: Enfoque em Biologia. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, n. Especial, p. e23109, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.nEspecial.e23109.id826. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/826. Acesso em: 25 nov. 2024.