Jogo de cartas para aprimorar o ensino e a aprendizagem sobre hormônios e movimentos dos vegetais

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24036.id935

Palavras-chave:

Fisiologia vegetal, Gamificação, Jogo didático

Resumo

A literatura destaca a eficácia dos jogos didáticos como ferramentas auxiliares no aprendizado de conceitos complexos, quando utilizados de maneira apropriada. Diante desse contexto, o jogo Eu Sei Fisiologia Vegetal foi desenvolvido com o intuito de melhorar e de tornar mais interessante o ensino de hormônios e movimentos vegetais. A aplicação do jogo ocorreu durante as aulas de Fisiologia Vegetal do curso de Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, após seminários ministrados pelos estudantes. Os resultados dos questionários aplicados antes e depois do jogo revelaram que o jogo Eu Sei Fisiologia Vegetal é um instrumento didático eficaz, pois houve aumento estatístico na quantidade de respostas corretas no questionário pós-jogo em relação aos resultados do pré-jogo. Ademais, os alunos relataram ter gostado da experiência de aprender por meio do jogo e alguns informaram que usarão essa metodologia nas suas práticas docentes, pois o jogo também torna a aula mais divertida e aumenta o engajamento discente para a aprendizagem. Portanto, o jogo se mostrou promissor nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de hormônios e movimentos vegetais.

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Biografia do Autor

Leila de Jesus Ferreira , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília

Licenciatura em Biologia pelo Instituto Federal de Brasília Campus Planaltina. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal.

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Publicado

16.01.2025

Como Citar

FERREIRA , Leila de Jesus; DELGADO, Marina Neves. Jogo de cartas para aprimorar o ensino e a aprendizagem sobre hormônios e movimentos dos vegetais . Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24036, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24036.id935. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/935. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias