Jogo de cartas para aprimorar o ensino e a aprendizagem sobre hormônios e movimentos dos vegetais
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24036.id935Palavras-chave:
Fisiologia vegetal, Gamificação, Jogo didáticoResumo
A literatura destaca a eficácia dos jogos didáticos como ferramentas auxiliares no aprendizado de conceitos complexos, quando utilizados de maneira apropriada. Diante desse contexto, o jogo Eu Sei Fisiologia Vegetal foi desenvolvido com o intuito de melhorar e de tornar mais interessante o ensino de hormônios e movimentos vegetais. A aplicação do jogo ocorreu durante as aulas de Fisiologia Vegetal do curso de Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Brasília, Campus Planaltina, após seminários ministrados pelos estudantes. Os resultados dos questionários aplicados antes e depois do jogo revelaram que o jogo Eu Sei Fisiologia Vegetal é um instrumento didático eficaz, pois houve aumento estatístico na quantidade de respostas corretas no questionário pós-jogo em relação aos resultados do pré-jogo. Ademais, os alunos relataram ter gostado da experiência de aprender por meio do jogo e alguns informaram que usarão essa metodologia nas suas práticas docentes, pois o jogo também torna a aula mais divertida e aumenta o engajamento discente para a aprendizagem. Portanto, o jogo se mostrou promissor nos processos de ensino e aprendizagem dos conteúdos de hormônios e movimentos vegetais.
Downloads
Métricas
Referências
ALBUQUERQUE, Lana de Matos; RODRIGUES, Alessandra de Araújo; PAES, L. S.; MARQUES, Jean Dalmo de Oliveira. Projeto de Aprendizagem: o conhecimento dos vegetais na formação técnica em meio ambiente. Revista Brasileira de Educação Ambiental, v. 17, n. 2, p. 9-24, 2022.
AMADO, Gabriel Ferreira; SILVA, Evilásia Angelo; DELGADO, Marina Neves. Ensino de botânica usando o jogo eletrônico: estudo de caso. Revista Eixo, v. 12, n. 1, p. 96-107, 2023.
ANTUNES, Celso. Vygotsky, quem diria?! Em minha sala de aula. 10ª. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
ANDRADE, Mariana Aparecida Bologna Soares de. Possibilidades e limites da aprendizagem baseada em problemas no Ensino Médio. 2007. 192 f. Bauru: Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) - Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2007. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/51745f6d-2457-4b68-9fdf-a869d1460708/content. Acesso em: 05 jan. 2023.
BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, Londrina, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BRANDÃO, Ana Clara Lopes; DA COSTA FERNANDES, Silvia Dias; DELGADO, Marina Neves. Uso do método de ensino investigativo na abordagem da fotossíntese no Ensino Médio. Revista eixo, v. 10, n. 2, p. 37-47, 2021.
Brasil. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf. Acesso em: 25 jan. 2022.
CAMARGO, Fausto; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.
CANTO, Alisson Reis; ZACARIAS, Marcelo Augusto. Utilização do jogo Super Trunfo Árvores Brasileiras como instrumento facilitador no ensino dos biomas brasileiros. Ciências & Cognição, v. 14, p.144-153, 2009.
CNN Brasil. Gamificação na educação: entenda o que é, importância e como pode ser usada, 2023. Disponível em: http://www.cnnbrasil.com.br/lifestyle/gamificação-na-educacao/ Acesso em: 15 mar. 2024.
COSTA, Emanuelle Almeida; DUARTE, Rafaela Andressa Fonseca; DA SILVA GAMA, José Aparecido. A gamificação da Botânica: uma estratégia para a cura da “Cegueira Botânica. Revista Insignare Scientia-RIS, v. 2, n. 4, p. 79-99, 2019.
DOHME, Vania D.'Angelo. Atividades lúdicas na educação: o caminho de tijolos amarelos do aprendizado. 4ª. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
DURÉ, Ravi Cajú; DE ANDRADE, Maria José Dias; ABÍLIO, Francisco José Pegado. Ensino de biologia e contextualização do conteúdo: quais temas o aluno de ensino médio relaciona com o seu cotidiano? Experiências em ensino de ciências, v. 13, n. 1, p. 259-272, 2018.
ESTEVES, Luciano M. Meio Ambiente e Botânica. 1ª. ed. São Paulo: SENAC, 2011.
FIGUEIREDO, José Arimatéa; COUTINHO, Francisco Ângelo; AMARAL, Fernando Costa. O ensino de botânica em uma abordagem ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 3, n. 3, p. 488-498, 2012.
FONSECA, Luciana Mara Monti; SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan; MELLO, Débora Falleiros de. Educação em saúde de puérperas em alojamento conjunto neonatal: aquisição de conhecimento mediado pelo uso de um jogo educativo. Revista Latino-americana de Enfermagem, v. 10, p. 166-171, 2002.
GOMES, Juliana Alves Torres; SANCHEZ, Evelyn A. M. Geogame: uma alternativa lúdica para o ensino de Geociências. Revista Espinhaço, v.7, n. 1, p. 46-52. 2018.
GONZAGA, Glaucia Ribeiro; MIRANDA, Jean Carlos; FERREIRA, Matheus Lopes; COSTA, Rosa Cristina; FREITAS, Caroline Coutinho Carneiro; FARIA, Ana Carla Oliveira. Jogos didáticos para o ensino de Ciências. Revista Educação Pública, v. 17, n. 7, p. 1-12, 2017.
GRANDO, Regina Celia. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensinoaprendizagem da matemática. 1995. 175 f. Campinas: Tese de Doutorado. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, Campinas, 1995.
HAMMER, Oyvind. PAST: Paleontological statistics software package for education and data analysis. Palaeontol electron, v. 4, p. 9, 2001.
LONGO, Vera Carolina Cambréa. Vamos jogar? Jogos como recursos didáticos no ensino de ciências e biologia. Textos FCC, v. 35, p. 130-159, 2012.
MOREIRA, Luiz Henrique Liberato; FEITOSA, Antônia Arisdélia Fonseca Matias Aguiar; QUEIROZ, Rubens Teixeira de. Estratégias pedagógicas para o ensino de botânica na educação básica. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 368-384, 2019.
OLIVEIRA JÚNIOR, Waldemar Borges. A construção de conceitos científico por meio de jogos didáticos: uma Experiência no estágio do 9º ano do Ensino fundamental. REDEQUIM, v. 5, n. 2, p. 165-176, 2019.
PAIM, Aramasi Silva; IAPPE, Nadine Thauana; ROCHA, Daniele Laís Brandalize. Metodologias de ensino utilizadas por docentes do curso de enfermagem: enfoque na metodologia problematizadora. Enfermería Global, v. 14, n. 1, p. 136-169, 2015.
PANOSSO, Mariana Gomide; SOUZA, Silvia Regina de; HAYDU, Verônica Bender. Características atribuídas a jogos educativos: uma interpretação Analítico-Comportamental. Revista Quadrimestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, v. 19, n. 2, p. 233-241, 2015.
PEREIRA, Cândida Filipa Paradela; CARDOSO, Ana Paula; ROCHA, João. O trabalho de grupo como fator potenciador da integração curricular no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Saber & Educar, v. 20, p. 224-233, 2015.
PEREIRA, Juliane de Souza; LIMA, Bruna Lívia Mouhamad de; SALES, Giuliana Moita; SANTANA, Renata Henrique; DELGADO, Marina Neves. Jogo didático de tabuleiro para o aprimoramento do ensino-aprendizagem sobre poluição ambiental. Revista Eixo, v. 11, p. 68-77, 2022.
PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência da criança. 2ª ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
RIBEIRO, Lidia Cristina Villela. Testando novas metodologias de aprendizagem para o ensino de embriologia humana: relato de experiência e percepção dos discentes. Revista Docência do Ensino Superior, v. 8, n. 1, p. 151-165, 2018.
ROMÃO, Gustavo Salata; SÁ, Marcos Felipe Silva de. Como elaborar questões de múltipla escolha de boa qualidade. Femina, v. 47, n. 9, p. 561-4, 2019.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Pilar Baptista. Metodologia de Pesquisa. Porto Alegre: Grupo A, 2013. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788565848367/. Acesso em: 13 dez. 2022.
SILVA, Audilia; MORAES, Moemy. Jogos pedagógicos como estratégia no ensino de morfologia vegetal. Enciclopédia Biosfera, v. 7, n. 13, p. 1642-1652. 2011.
SILVA, Leandra de Amorim; MASSAROLLI, Angélica; BUTNARIU, Alessandra Regina. Animal combate: um novo instrumento pedagógico para o ensino de ciências e biologia. Educação em Perspectiva, v. 8, n. 3, p. 496-517, 2017.
SILVA JÚNIOR, Dimas Ferreira. Jogo didático como estratégia para o ensino de fisiologia vegetal no ensino médio. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Biologia) – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 A Revista Prática Docente tem o direito de primeira publicação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.