Uso de oficinas para o ensino de Matemática: um relato sobre as potencialidades com a aplicação de metodologias ativas

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2024.v9.e24032.id945

Palavras-chave:

Educação Matemática, Jogos Educacionais, Oficinas para o Ensino de Matemática

Resumo

O ensino de Matemática passa atualmente por grandes discussões, no qual o foco é descentralizar o ensino feito a partir da exposição e do livro-texto, características de uma metodologia tradicional de ensino. Assim, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais as vantagens e desvantagens do uso de oficinas para o ensino de Matemática?”. Para tanto, o presente relato de experiência, que possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, foi constituído a partir de algumas concepções do ensino tácito, discutido por Neto (2013). Objetivamos entender as vantagens e desvantagens da utilização de oficinas para o ensino de Matemática a partir da aplicação de sequências didáticas, no qual visou enunciar e discutir algumas potencialidades expostas a partir de uma abordagem com essas dinâmicas e que, em conjunto com metodologias ativas, podem apresentar enorme potencial para tornar o aluno como cerne deste processo. Dessa maneira, discorremos acerca de duas oficinas produzidas e aplicadas para alunos e futuros professores da rede básica de ensino. A utilização das oficinas mostrou como principais vantagens a diversidade na abordagem ao conteúdo, o aprendizado pela interação, o trabalho em grupo e o potencial da criatividade do aluno, tornando as aulas interessantes e participativas. Como desvantagens, as práticas relacionadas às aplicações das oficinas mostraram que um bom tempo deve ser destinado à preparação e aplicação desse tipo dinâmica, dificultando sua implementação cotidiana na escola.

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Biografia do Autor

Wellyson Junior Sousa Ferreira, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando em Ensino de Ciência e Matemática, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Matemática (PPGecim), Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT)

Débora Lorranne Sousa Couto, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) na linha de pesquisa Ensino de Ciências, divulgação científica e espaços não formais, Universidade do Norte do Tocantins-UFNT. Licenciada em matemática pela Universidade Federal do Tocantins UFT(2017). Pós - Graduação Lato Sensu- Especialização em Língua Brasileira de Sinais - Libras pela Faculdade Darwin/ UNICIEB (2019). Pós - Graduação Lato Sensu- Especialização em Educação Matemática pela Universidade Federal do Tocantins UFT (2020). Professora de matemática na Escola Estadual Vila Nova em Araguaína-TO, que atualmente é o CEJA- Centro de Educação de Jovens e Adultos de 2018 até a data presente.

Rogerio dos Santos Carneiro, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Resumo da Biografia: Doutorando em Educação em Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM) da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Mestre em Educação Matemática, pela Universidade Severino Sombra (USS); Graduado em Licenciatura Plena em Matemática, pela Universidade Estadual de Goiás (UEG); possui Pós-Graduação Lato Sensu em Metodologia de Ensino e Pesquisa na Educação Matemática e Física, pela Faculdade Católica de Anápolis; Pós-Graduação Lato Sensu em Educação em Direitos Humanos, pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), e Pós-Graduação Lato Sensu em Engenharia de Produção, pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática no Brasil (GHEMAT-Brasil). Professor Efetivo da Universidade Federal do Tocantins - UFT, curso de Licenciatura em Matemática do Câmpus de Araguaína. Atua nas áreas: Educação Matemática; História da Educação Matemática; Matemática; Educação; Física; Estatística.

Daniel Moura Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Norte do Tocantins - UFNT

Graduando em licenciatura matemática pela atual Universidade Federal do Norte do Tocantins- UFNT. Atualmente desempenha a função de professor particular em séries iniciais da educação básica. pesquisador iniciante fascinado por matemática e educação.

Referências

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Publicado

04.01.2025

Como Citar

FERREIRA, Wellyson Junior Sousa; COUTO, Débora Lorranne Sousa; CARNEIRO, Rogerio dos Santos; SANTOS, Daniel Moura Rodrigues dos. Uso de oficinas para o ensino de Matemática: um relato sobre as potencialidades com a aplicação de metodologias ativas. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 9, p. e24032, 2025. DOI: 10.23926/RPD.2024.v9.e24032.id945. Disponível em: https://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/945. Acesso em: 20 jan. 2025.

Edição

Seção

Matemática e suas tecnologias