Uso de oficinas para o ensino de Matemática: um relato sobre as potencialidades com a aplicação de metodologias ativas
DOI:
10.23926/RPD.2024.v9.e24032.id945Palavras-chave:
Educação Matemática, Jogos Educacionais, Oficinas para o Ensino de MatemáticaResumo
O ensino de Matemática passa atualmente por grandes discussões, no qual o foco é descentralizar o ensino feito a partir da exposição e do livro-texto, características de uma metodologia tradicional de ensino. Assim, o presente trabalho buscou responder a seguinte questão de pesquisa: “Quais as vantagens e desvantagens do uso de oficinas para o ensino de Matemática?”. Para tanto, o presente relato de experiência, que possui uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, foi constituído a partir de algumas concepções do ensino tácito, discutido por Neto (2013). Objetivamos entender as vantagens e desvantagens da utilização de oficinas para o ensino de Matemática a partir da aplicação de sequências didáticas, no qual visou enunciar e discutir algumas potencialidades expostas a partir de uma abordagem com essas dinâmicas e que, em conjunto com metodologias ativas, podem apresentar enorme potencial para tornar o aluno como cerne deste processo. Dessa maneira, discorremos acerca de duas oficinas produzidas e aplicadas para alunos e futuros professores da rede básica de ensino. A utilização das oficinas mostrou como principais vantagens a diversidade na abordagem ao conteúdo, o aprendizado pela interação, o trabalho em grupo e o potencial da criatividade do aluno, tornando as aulas interessantes e participativas. Como desvantagens, as práticas relacionadas às aplicações das oficinas mostraram que um bom tempo deve ser destinado à preparação e aplicação desse tipo dinâmica, dificultando sua implementação cotidiana na escola.
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