ESCOLAS PÚBLICAS EM COMUNIDADES PLURILÍNGUES: ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE 2007 A 2021

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23005.id1575

Palavras-chave:

Ensino Fundamental, Integração Escolar, Educação Intercultural, Plurilinguismo

Resumo

O presente estudo situa-se na temática das pesquisas realizadas em contextos escolares plurilíngues, nos quais são atendidos educandos de comunidades indígenas, imigrantes e seus descendentes, refugiados ou em situação de transfronteira. O objetivo central desta pesquisa é conhecer o arcabouço teórico-metodológico das produções científicas publicadas entre os anos 2007 e 2021, voltadas à integração escolar de alunos plurilíngues, no sentido de responder à problemática de estudo: “quais são os delineamentos motivacionais, epistemológicos e metodológicos contidos na literatura científica, relacionados à pesquisa em situações escolares de plurilinguismo?”. A metodologia aplicada neste estudo é a revisão integrativa da literatura científica baseada na análise de categorias selecionadas a priori. Os resultados apontaram motivações profissionais e pessoais como fontes mais estimuladoras dos estudos, e preferência por: pesquisas explicativas com relação entre causas e efeitos, delineamento metodológico etnográfico, paradigma interpretativista como principal norte epistemológico e respostas explicativas, seguidas de investigativas, aos problemas de pesquisa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Kelin Regina Bergamini do Nascimento, UNIOESTE

Mestranda em Ensino (UNIOESTE) Coordenadora Pedagógica e Professora do Ensino Fundamental

Referências

ALENCAR, Maria Cristina Macedo. “Eu acho que os índios não querem mais falar na linguagem por causa do preconceito, não é professora!” Desafios na educação escolar intercultural bilíngue entre os Aikewara & Guarani-Mbya no Sudeste do Pará. 2018. 383 f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Centro de Comunicação e Expressão, UFSC, Florianópolis, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/205766/PLLG0750-T.pdf?sequence=-1&isAllowed=y. Acesso em: 11 ago. 2021.

AMATO, Laura Janaína Dias. Representações, abordagem intercultural e pedagogia translíngue no Ensino Fundamental I. Revista X, Curitiba, v. 16, n. 2, p. 568-586, 11 maio 2021. UTFPR. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/revistax/article/view/77292. Acesso em: 11 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.5380/rvx.v16i2.77292

BETANCOR, Tania Oroná. As representações que os aprendizes constroem sobre a língua espanhola, sobre sua aprendizagem e sobre seus falantes em cidades de fronteira. 2013. 119 f. Dissertação (Mestrado) – Pós-Graduação Stricto Sensu em Sociedade, Cultura e Fronteiras, Centro de Educação e Letras, UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2013. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2543/1/Tania_Betancor_2013.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

BOTELHO, Louíse Lira Roedel; CUNHA, Cristiano Castro de Almeida; MACEDO, Marcelo. O Método da Revisão Integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e Sociedade, Belo Horizonte, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2 dez. 2011. UFMG. Disponível em: https://www.gestaoesociedade.org/gestaoesociedade/article/view/1220/906. Acesso em: 10 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.21171/ges.v5i11.1220

BRASIL. Constituição dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1946. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao46.htm. Acesso em: 18 ago. 2021.

BRASIL. Declaração de Salamanca – Linha de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais. Brasília: Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, 1994. Disponível em: http://www.cee.pa.gov.br/sites/default/files/salamanca.pdf. Acesso em: 08 ago. 2021

CARBONI, Florence et al. O Plurilinguismo na História do Brasil: considerações exploratórias. Organon, Porto Alegre, v. 32, n. 62, p. 01-17, 26 jun. 2017. UFRGS. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72315. Acesso em: 15 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.22456/2238-8915.72315

CUNHA, Júlio Araújo Carneiro da; RIBEIRO, Evandro Marcos Saidel. A etnografia como estratégia de pesquisa interdisciplinar para os estudos organizacionais. Qualitas Revista Eletrônica, Campina Grande, v. 9, n. 2, 2010. UEPB. Disponível em: http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/viewFile/692/491. Acesso em: 17 ago. 2021.

DIANA, Juliana. Pesquisa descritiva, exploratória e explicativa. Diferença, 2019. Disponível em: www.diferenca.com/pesquisa-descritiva-exploratoria-e-explicativa/. Acesso em: 15 ago. 2021.

ESTRADA, Adrian Alavarez. Os fundamentos da teoria da complexidade em Edgar Morin. Akrópolis – Revista de Ciências Humanas da UNIPAR, Umuarama, v. 17, n. 2, p. 85-90, abr./jun. 2009. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/akropolis/article/viewFile/2812/2092. Acesso em: 19 ago. 2021.

FARACO, Carlos Alberto. História Sociopolítica da Língua Portuguesa. São Paulo: Parábola Editorial, 2016.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. Ideação, Foz do Iguaçu, v. 10, n. 1, p. 41-62, 2008. UNIOESTE. Disponível em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/sem_pedagogica/fev_2014/NRE/2interdisciplinaridade_necessidade.pdf. Acesso em: 12 ago. 2021.

FRITZEN, Maristela Pereira. Ich kann mein name mit letra junta und letra solta schreiben: bilinguismo e letramento em uma escola rural localizada em zona de imigração alemã no Sul do Brasil. 2007. 305 f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, Instituto de Estudos da Linguagem, UNICAMP, Campinas, 2007. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/415669?guid=1653000803188&returnUrl=%2fresultado%2flistar%3fguid%3d1653000803188%26quantidadePaginas%3d1%26codigoRegistro%3d415669%23415669&i=1. Acesso em: 11 ago. 2021.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GLASSER, Adriane Elisa. A formação do leitor em cenário intercultural de fronteira. 2011. 93 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação Stricto sensu em Letras, Centro de Educação, Comunicação e Artes, UNIOESTE, Cascavel, 2011. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2519/1/Adriane.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

GONÇALVES, Augusto Garcia. Processos de alfabetização e letramento na educação escolar indígena Baniwa e Coripako. 2018. 114 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, UNB, Brasília, 2018. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/35052/1/2018_AugustoGarciaGon%c3%a7alves.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

GUERREIRO, Solano da Silva. Língua espanhola na fronteira Brasil-Peru: ações políticas no ensino de línguas. 2017. 265 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Letras, UFAM, Manaus, 2017. Disponível em: https://tede.ufam.edu.br/bitstream/tede/6394/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o_Solano%20Guerreiro.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021

MAGNANI, José Guilherme Cantor. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Bernardo do Campo, v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002. UFABC. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/KKxt4zRfvVWbkbgsfQD7ytJ/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 15 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092002000200002

MELO, Thiago Benitez de. As identidades que nos habitam: representações, culturas e língua (gens) no contexto escolar transfronteiriço. 2014. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, Centro de Educação, Comunicação e Artes, UNIOESTE, Cascavel, 2014. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/2389/1/Thiago%20Melo.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

RIBEIRO, Simone Beatriz Cordeiro. Acolhimento intercultural e ensino de português como língua adicional nas escolas municipais de Foz do Iguaçu. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 940-973, 29 jun. 2018. EDUFU - Editora da Universidade Federal de Uberlândia. Disponível em: http://200.19.146.79/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/40327/22375. Acesso em: 11 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/DL34-v12n2a2018-9

ROCHA, Rafael Augusto Gonçalves. O interculturalismo e as políticas sociolinguísticas aplicadas em escolas bilíngues na fronteira Brasil-Argentina. 2018. 142 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Mestrado em Estudos Culturais Contemporâneos, FUMEC, Belo Horizonte, 2018. Disponível em: https://repositorio.fumec.br/bitstream/handle/123456789/173/rafael_rocha__mes_mcult_2018.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 ago. 2021.

SCHRODER, Maristela Krause. Ensino de ortografia da Língua Portuguesa para uma aluna falante de português e espanhol: estudo de caso. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, UNIOESTE, Foz do Iguaçu, 2020. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/4962/5/Maristela_Krause_Schoreder_2020.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

SEMECHECHEM, Jakeline Aparecida. O multiculturalismo na escola: práticas linguísticas em uma comunidade de imigração ucraniana no Paraná. 2016. 272 f. Tese (Doutorado) – Curso de Pós-Graduação em Letras, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, UEM, Maringá, 2016. Disponível em: http://www.ple.uem.br/defesas/pdf/jasemechechem_do.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

SILVA, Glauber da. Escola sobre a linha internacional: ambiente escolar sociocultural na região da fronteira Sul de Mato Grosso do Sul. 2018. 150 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos Latino-Americanos, Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História, UNILA, Foz do Iguaçu, 2018. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/187766091.pdf. Acesso em: 11 ago. 2021.

THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 13, p. 545-554, dez. 2008. ANEPEd. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/swDcnzst9SVpJvpx6tGYmFr/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 14 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782008000300010

VERGARA, Sylvia Constant; CALDAS, Miguel P. Paradigma interpretacionista: a busca da superação do objetivismo funcionalista nos anos 1980 e 1990. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 45, n. 4, p. 66-72, dez. 2005. EAESP. Disponível em: http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-45-num-4-ano-2005-nid-44782/. Acesso em: 16 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902005000400006

VETROMILLA, Raquel Fritzen Dapper. Repertório linguístico de bilíngues emergentes em um programa de educação bilíngue português/alemão: uma análise da translinguagem à luz da Teoria da Complexidade. 2021, 116 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Pós-Graduação em Linguística Aplicada, UNISINOS, São Leopoldo, 2021. Disponível em: http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/handle/UNISINOS/9555/Raquel%20Fritzen%20Dapper%20Vetromilla_.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 11 ago. 2021.

VIEIRA, Marcelo Milano Falcão; CALDAS, Marcelo P. Teoria crítica e pós-modernismo: principais alternativas à hegemonia funcionalista. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, 46, n. 1, p. 59-70, jan./mar. 2006. EAESP. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/jx8dsJYYsKqptgVS7GdcRDB/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-75902006000100006

ZAMBRANO, Cora Elena Gonzalo. Escolarização em contexto bilíngue na Fronteira Brasil/Venezuela. Revista Linguagem em Foco, Fortaleza, v. 9, n. 2, p. 21-30, 2017. UECE. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/1574. Acesso em: 11 ago. 2021.

Downloads

Publicado

12.02.2023

Como Citar

NASCIMENTO, Kelin Regina Bergamini do. ESCOLAS PÚBLICAS EM COMUNIDADES PLURILÍNGUES: ARCABOUÇO TEÓRICO-METODOLÓGICO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS DE 2007 A 2021. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23005, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23005.id1575. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/150. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias