USO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, Quiz, Recurso Didático

Resumo

O ensino de Biologia no Ensino Médio é visto pelos estudantes como complexo. No entanto, o uso de tecnologias digitais de aprendizagem, dentre elas o Quiz, podem auxiliar o professor a promover uma aprendizagem mais dinâmica e estimulante. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aceitabilidade e eficiência do uso de um Quiz, por meio de uma plataforma, na promoção da aprendizagem sobre a temática “Mitose”. Para tanto, 60 estudantes do 1º ano do ensino médio em uma escola pública estadual de Tangará da Serra responderam questionários referente ao ensino de Mitose antes e após a realização de aulas com e sem o uso do Quiz, participando também de uma entrevista. Os dados quantitativos foram analisados estatisticamente e os qualitativos por meio da análise de conteúdo. Como esperado, com a plataforma utilizada nas aulas, observou-se maiores notas e expressiva motivação dos alunos, aspectos estes que foram confirmados pelos relatos obtidos na pesquisa enfatizando a importância do uso do Quiz para a aprendizagem em biologia.

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Biografia do Autor

Juliana Jardini Brandão, UNEMAT

Mestre em Ensino de Biologia (PROFBIO/UNEMAT) Professora da Secretaria Estadual de Educação de Mato Grosso (SEDUC/MT)

Hilton Marcelo de Lima Souza, UFAM

Doutor em Biotecnologia (PPGBionorte/UEA/UFAM) Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UNEMAT)

Anderson Fernandes de Miranda, UFV

Doutor em Genética e Melhoramento (UFV) Professor na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Docente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UNEMAT) e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional (PROFBIO/UNEMAT)

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Publicado

12.02.2023

Como Citar

BRANDÃO, Juliana Jardini; SOUZA, Hilton Marcelo de Lima; MIRANDA, Anderson Fernandes de. USO DO QUIZ COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM SOBRE MITOSE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 8, p. e23018, 2023. DOI: 10.23926/RPD.2023.v8.n1.e23018.id1438. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/163. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias