DA ESCOLA PARA O ZOOLÓGICO: A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22065.id1490

Palavras-chave:

Edificações, Educação profissional, Ensino de Biologia, Projeto técnico

Resumo

O presente trabalho objetivou investigar a prática interdisciplinar em um curso técnico em edificações integrado ao ensino médio. Assim, para o estudo foram escolhidos os componentes curriculares de biologia e projeto técnico, unindo, dessa forma, um componente da área técnica profissional e outro da área de formação geral. A intervenção interdisciplinar, aconteceu em dois bimestres, na forma de projeto, e envolveu ainda a participação de acadêmicos de dois cursos superiores. Como produto interdisciplinar, os estudantes realizaram uma visita técnica e, posteriormente a essa visita, elaboraram propostas de readequações em recintos dos animais de um zoológico na região sul do país. Os resultados da pesquisa foram produzidos a partir da análise de conteúdo e demostraram que a interdisciplinaridade apresenta grande potencial para a significação de conceitos por parte dos estudantes, porém o planejamento e organização docente representam um grande desafio para a consolidação dessa prática no espaço escolar.

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Biografia do Autor

Marcelo Alberto Elias, IFPR

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM/Unicamp) Professor no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Grasielle Cristina dos Santos Lembi Gorla, UEM

Mestrado em Engenharia Urbana (UEM) Professora no Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Adeilson Moizés de Oliveira, UEM

Mestrando em Sustentabilidade (IFPR/UEM)

Heitor Luciano Mendonça, IFPR

Técnico em Edificações (IFPR) Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo (IFPR)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

ALBERTO ELIAS, Marcelo; SANTOS LEMBI GORLA, Grasielle Cristina dos; MOIZÉS DE OLIVEIRA, Adeilson; MENDONÇA, Heitor Luciano. DA ESCOLA PARA O ZOOLÓGICO: A INTERDISCIPLINARIDADE DENTRO E FORA DA SALA DE AULA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22065, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22065.id1490. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/204. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias