PERCEPÇÕES SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO SISALEIRA, BAHIA

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22067.id1630

Palavras-chave:

Diversidade Biológica, Bioma Caatinga, Taxonomia, Ensino de Ciências

Resumo

No ensino de Biologia é comum se observar desconhecimento em relação a diversidade de seres vivos, as diferenças entre eles e sua própria classificação. Neste sentido, objetivou-se identificar as concepções de estudantes sobre a diversidade e classificação dos seres vivos e os processos de ensino e aprendizagem, interligando a prática pedagógica com o cotidiano dos estudantes. A pesquisa possui abordagem qualitativa, através da aplicação de questionários para 65 estudantes do ensino médio, da região sisaleira da Bahia. A Análise Textual Discursiva foi utilizada para a análise dos dados. Os Animais e as Plantas foram os grupos mais recordados pelos estudantes. Os animais domésticos foram citados como pertencentes ao bioma Caatinga, evidenciando dificuldades em identificar as espécies nativas do bioma. Assim, propõem-se a necessidade de trazer à tona práticas educativas sobre os seres vivos da própria região e bioma, por vezes esquecidos, relacionando-os com os esforços pela conservação.

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Biografia do Autor

Erik José Nascimento Cerqueira, UFRB

Especialista em Ensino de Ciências (UFRB) Professor na Rede Estadual de Ensino da Bahia

Vanderlei da Conceição Veloso-Junior, UFBA

Doutor em Ecologia (UFBA) Professor na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)

Elenir Souza Santos, UFBA

Doutora em Química Analítica (UFBA) Professora Associada na Universidade Federal da Bahia (IMS-CAT-UFBA)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

NASCIMENTO CERQUEIRA, Erik José; CONCEIÇÃO VELOSO-JUNIOR, Vanderlei da; SOUZA SANTOS, Elenir. PERCEPÇÕES SOBRE CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA DA REGIÃO SISALEIRA, BAHIA. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22067, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22067.id1630. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/206. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias