PODCAST PARA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: UM ESTUDO MEDIADO PELA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS NO ENSINO DE FÍSICA
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22077.id1592Palavras-chave:
Ensino de Física, Metodologias Ativas, Subsunçores, Avaliação de AprendizagemResumo
Esta pesquisa foi realizada no segundo semestre de 2019, com estudantes do curso de Licenciatura em Física, de uma Universidade Pública Federal, na Bahia. Seu objetivo é apresentar um estudo baseado na metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) combinada com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) no ensino de física. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em três eixos metodológicos. O primeiro foi dedicado ao estudo do podcast na educação, visando mapear o uso dessa mídia como apoio didático. O segundo eixo foi da pesquisa de intervenção pedagógica e o terceiro eixo foi referente à aplicação da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos. Ao longo da intervenção observou-se uma melhor apreensão dos conceitos explorados pelos estudantes, aferida mediante avaliações diversificadas, assim como um engajamento satisfatório da maior parte dos pesquisados durante todo o processo de desenvolvimento do projeto da ABP.
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