ENSAIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA NO BRASIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DENOMINACIONAL

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22082.id1713

Palavras-chave:

Formação, Alfabetização Científica, Educação Denominacional, Criacionismo

Resumo

O Estado Brasileiro enfrenta uma variedade incontável de desafios na Educação, e dentre eles destaca-se o negacionismo científico através do ensino do criacionismo. O ensino de ciências possui um horizonte de proporcionar base intelectiva para o exercício de cidadania e qualidade de vida por meio de uma alfabetização científica. Esta por sua vez é sabotada pela inserção de pseudociências nos currículos escolares. Este ensaio objetiva contribuir com diálogos e reflexões sobre o ensino denominacional no Brasil atual e as suas consequências na formação dos estudantes. Para tanto é apresentado um breve levantamento bibliográfico sobre o negacionismo científico e o anti-intelectualismo, suporte para diálogos e reflexões. A partir de análises são consideradas as possibilidades de que esses movimentos (tidos como nocivos) possam vir a ser fortalecidos pelas incoerências presentes nas práticas educativas como o ensino do criacionismo em detrimento do ensino de ciências. Ressalta-se a importância da continuidade de pesquisas para o enfrentamento do negacionismo.

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Biografia do Autor

Vitor Maciel Mello, UFMT

Graduando da Faculdade de Direito (UFMT) Discente do Grupo de Estudos em Educação Ambiental e Educação Campesina (GEAC/PPGEn/IFMT)

Attico Inacio Chassot, UFRGS

Doutorado em Educação (UFRGS) Professor e Pesquisador Orientador de doutorado na Rede Amazônica Ensino de Ciência e Professor (REAMEC) Professor Visitante Sênior do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UNIFESSPA)

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Publicado

01.09.2022

Como Citar

MACIEL MELLO, Vitor; INACIO CHASSOT, Attico. ENSAIO SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIA NO BRASIL NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO DENOMINACIONAL. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 3, p. e22082, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n3.e22082.id1713. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/221. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias