ATIVIDADES PARA DISCUTIR A FORMAÇÃO DAS CORES: A PARTICIPAÇÃO E O CONHECIMENTO PRÉVIO DOS ALUNOS COMO BASE DO DIÁLOGO
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n2.e22041.id1465Palavras-chave:
Concepções Alternativas, Cor, Mediação, Ensino de FísicaResumo
Este trabalho descreve uma sequência de quatro atividades realizadas em sala de aula para estudar a visão e formação das cores. Com base nas teorias de Vigotsky, Bachelard e Ausubel, considera-se a relação social e o conhecimento prévio como fatores importantes para a aprendizagem. As atividades foram realizadas com um grupo de alunos do ensino médio da rede pública de São Paulo, com o objetivo de estudar o tema a partir da construção de um diálogo entre professor e alunos considerando suas próprias concepções sobre o conteúdo em estudo. A pesquisa é do tipo qualitativa (GIL, 2008) e os experimentos apresentados foram quatro: “caixa de cores”, “dispersão de luz por prisma”, “paleta de cores” e “técnica impressionista”. Os resultados mostram que foi possível trabalhar com as concepções prévias dos estudantes e abordar o conteúdo sobre visão e formação de cores de forma contextualizada e menos abstrata.
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