A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: DOS PCN À BNCC

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e003.id1325

Palavras-chave:

Documentos Oficiais, Gêneros Textuais, Língua Portuguesa

Resumo

O presente artigo busca realizar uma análise sobre as transformações das práticas pedagógicas em relação aos gêneros textuais com base nos documentos oficiais. Para a realização desta análise, utilizamos os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), onde investigamos as concepções teóricas que endossam a noção de gêneros textuais nestes documentos. A metodologia utilizada foi pesquisa bibliográfica. Os resultados obtidos demonstram que o trabalho proposto com gêneros textuais obteve avanços nos documentos oficiais que regem a educação brasileira do ponto de vista teórico. Concluímos que para que o ensino crítico de gêneros textuais se efetive no quadro da educação básica é necessário engajamento e embasamento teórico dos profissionais da educação subsidiando uma atuação efetiva.

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Biografia do Autor

Emanuele Solange de Oliveira Brito, UNIC

Mestranda em Ensino (IFMT/UNIC) Professora na Rede Estadual de Mato Grosso

Claudia Lucia Landgraf Valério, IFMT

Pós-Doutorado em Educação pela UCDB - MS (2020) Professora no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Docente na Pós-Graduação - Mestrado em Ensino (IFMT/UNIC)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SOLANGE DE OLIVEIRA BRITO, Emanuele; LANDGRAF VALÉRIO, Claudia Lucia. A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS GÊNEROS TEXTUAIS: DOS PCN À BNCC. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e003, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e003.id1325. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/251. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Linguagens, códigos e suas tecnologias