O NÃO LUGAR DA FÍSICA MODERNA NA BNCC: A CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e011.id1356

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Ensino de Física, Física Moderna

Resumo

Esta pesquisa é fruto de um estudo acerca da proposta da BNCC do Ensino Médio quanto ao lugar ou não lugar da Física Moderna nesta etapa de escolaridade. Objetivou-se estudar a proposta de ensino interdisciplinar anunciada na BNCC, em especial, do ensino de Física, e apresentar uma proposta alternativa à organização dos temas que contemple a complexidade dos assuntos e a interação entre as disciplinas e/ou as áreas do conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica sobre os conteúdos de Física no documento da BNCC, construindo-se uma rede de temáticas que podem vir a gerar novas articulações com as demais áreas do conhecimento. A proposta parte de temáticas que emergem de necessidades reais, potencializando o maior rol de articulações, interconexões e atravessamentos entre as áreas do conhecimento. Propõe-se a organização do trabalho pedagógico com ações articuladas entre os docentes, abrangendo diferentes áreas, componentes curriculares por meio de projetos interdisciplinares.

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Biografia do Autor

Rodrigo Sinigaglia Arruda, UNESP

Graduando em Física (UNESP/Rio Claro)

Maria Antonia Ramos de Azevedo, USP

Doutorado em Educação (USP) Professora no Departamento de Educação da Unesp/Rio Claro, Docente do Programa de Pôs Graduação em Educação (Unesp/Rio Claro)

Lucimara Del Pozzo Basso, UNESP

Doutoranda em Educação (UNESP/Rio Claro) Pedagoga no Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SINIGAGLIA ARRUDA, Rodrigo; RAMOS DE AZEVEDO, Maria Antonia; POZZO BASSO, Lucimara Del. O NÃO LUGAR DA FÍSICA MODERNA NA BNCC: A CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e011, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e011.id1356. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/259. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências da natureza e suas tecnologias