O NÃO LUGAR DA FÍSICA MODERNA NA BNCC: A CONSTRUÇÃO DE REDES TEMÁTICAS E A INTERDISCIPLINARIDADE
DOI:
10.23926/RPD.2022.v7.n1.e011.id1356Palavras-chave:
Base Nacional Comum Curricular, Ensino Médio, Ensino de Física, Física ModernaResumo
Esta pesquisa é fruto de um estudo acerca da proposta da BNCC do Ensino Médio quanto ao lugar ou não lugar da Física Moderna nesta etapa de escolaridade. Objetivou-se estudar a proposta de ensino interdisciplinar anunciada na BNCC, em especial, do ensino de Física, e apresentar uma proposta alternativa à organização dos temas que contemple a complexidade dos assuntos e a interação entre as disciplinas e/ou as áreas do conhecimento. Para isso, foi realizada uma pesquisa teórica sobre os conteúdos de Física no documento da BNCC, construindo-se uma rede de temáticas que podem vir a gerar novas articulações com as demais áreas do conhecimento. A proposta parte de temáticas que emergem de necessidades reais, potencializando o maior rol de articulações, interconexões e atravessamentos entre as áreas do conhecimento. Propõe-se a organização do trabalho pedagógico com ações articuladas entre os docentes, abrangendo diferentes áreas, componentes curriculares por meio de projetos interdisciplinares.
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