USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: PERCEPÇÕES DOCENTES

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e014.id1375

Palavras-chave:

Métodos Ativos, Educação Superior, Fisioterapia, Docente

Resumo

A utilização de Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem (MAEA) é essencial em cursos na área da saúde. As MAEA destacam-se por corresponsabilizar o discente por sua aprendizagem, sendo o docente um facilitador do processo de mudança do “ensinar” para o “aprender”. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar as percepções de docentes quanto aos aspectos positivos e negativos acerca do uso de metodologias ativas em um curso de graduação em Fisioterapia. Para isso, aplicou-se um questionário para identificar aspectos positivos e negativos do uso de MAEA. Os dados foram tratados a partir da análise de conteúdo. Como resultados, quanto aos aspectos positivos, destacaram-se a autonomia e o protagonismo dos discentes. Como aspectos negativos, apontaram-se a resistência de discentes e docentes, e as limitações institucionais. As percepções elencadas permitem inferir que o trabalho conjunto entre discentes, docentes e instituição é essencial para a utilização das MAEA com sucesso no processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gisele Silveira Blanco, UNIPAMPA

Mestra em Educação em Ciências (UNIPAMPA)

Tainá Fernandes, UNIPAMPA

Acadêmica de Fisioterapia (UNIPAMPA)

Andréia Caroline Fernandes Salgueiro, UNIPAMPA

Doutora em Bioquímica, Docente colaboradora do PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA)

Vanderlei Folmer, UNIPAMPA

Doutor em Bioquímica Toxicológica, Docente do Curso de Fisioterapia (UNIPAMPA), Docente do PPG Educação em Ciências, Química da Vida e Saúde (UNIPAMPA)

Referências

BARDIN, Lawrence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERTOCELLO, Dernival; PIVETTA, Hedioneia Maria Foletto. Diretrizes Nacionais Curriculares para a graduação em fisioterapia: reflexões necessárias. Cadernos de Educação Saúde e Fisioterapia, v. 2, n. 4, 2015. DOI: https://doi.org/10.18310/2358-8306.v2n4p71

BRASIL. Ministério da Saúde. Lei 8080 de 19 de setembro de 1990. Brasília. Disponível em: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/lei8080.pdf.

CALDARELLI, Pablo Guilherme. A importância da utilização de práticas de metodologias ativas de aprendizagem na formação superior de profissionais da saúde. Revista SUSTINERE, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 175-178, jan-jun, 2017. Disponível em: http://dx.doi.org/10.12957/sustinere.2017.26308 DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2017.26308

CNE. Parecer CNE/CES nº 1.210/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 10 de dezembro de 2001. Seção 1, p. 22. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pces1210_01.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

CNE. Resolução CNE/CES 4/2002. Diário Oficial da União, Brasília, 4 de março de 2002. Seção 1, p. 11. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf. Acesso em: 20 nov. 2020.

COLARES, Karla Taísa Pereira; OLIVEIRA, Wellington. Metodologias Ativas na formação profissional em saúde: uma revisão. Revista Sustinere, [S.l.], v. 6, n. 2, p. 300 - 320, jan. 2019. ISSN 2359-0424. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/36910. Acesso em: 01 dez. 2020. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2018.36910

DIESEL, Aline; DIESEL, Daniela; MARTINS, Silvana Neumann. Metodologias ativas no ensino superior: Um estudo de caso: Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos. Anais do Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos, v.1, p.1-7, 2015. Disponível em: http://urisantiago.br/multicienciaonline/. Acesso em: 21 jan. 2022.

FARACO, Ronye de Lourdes Pinheiro de Souza et al. Metodologias ativas no mestrado profissional em ensino na saúde: ampliando os espaços de construção do conhecimento. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, p. 20, 2020. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es. Acesso em: 22 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3469

FIGUEIREDO, Sânia Pinho. O jogo de tabuleiro como ferramenta didática: utilização e percepção dos discentes na Fisioterapia desportiva. Dissertação de Mestrado. Mestrado Profissional em Ensino em Saúde, Fortaleza, 2018.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 4ª ed., 2002.

MAGALHÃES, Beatriz de Castro; DANTAS, Maiara Bezerra; SOUSA, Bruna Erilania Vieira; SOUZA, Marta Valéria Rodrigues; MARQUES, Everton Silva; SANTOS, Rosely Leyliane. A importância e os desafios na aplicabilidade das metodologias ativas no ensino superior em saúde: uma revisão de literatura. In. Congresso Internacional de Educação e Tecnologias, 2018.

MARIN, Maria José Sanches; LIMA, Edna Flor Guimarães; MATSUYAMA, Daniel Tsuji; SILVA, Larissa Karoline Dias; GONZALES, Carina; DEUZIAN, Suelaine; ILIAS, Mércia. Aspectos das fortalezas e fragilidades no uso das Metodologias Ativas de Aprendizagem. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 34, n. 1, 13-20, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-55022010000100003

MARTON, Carolina Favarão, et al. Metodologias ativas no internato de enfermagem: percepção dos docentes. Revista Práxis, v. 9, n. 18, dez., 2017. Disponível em: http://revistas.unifoa.edu.br/index.php/praxis/article/view/746/1258. Acesso em 30 de nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.47385/praxis.v9.n18.746

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (Orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.

MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas et al. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, [S.l.], v. 7, n. 2, p. 414 - 430, jan. 2020. ISSN 2359-0424. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193/32038. Acesso em: 20 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/sustinere.2019.41193

NASCIMENTO, Juliano Lemos do; FEITOSA, Raphael Alves. Metodologias ativas, com foco nos processos de ensino e aprendizagem. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7551. Acesso em: 17 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.7551

PROTAGONISMO in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2020. [consult. 2020-11-30 14:02:46]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa/protagonismo

ROMAN, Cassiella, et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clinical and biomedical research. Porto Alegre. Vol. 37, n. 4 (2017), p. 349-357. Disponível em: https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/173444/001056679.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 15 de nov. 2020. DOI: https://doi.org/10.4322/2357-9730.73911

SALGUEIRO, Andréia Caroline Fernandes, et al. Resolução de problemas no ensino de Ciências: utilização de Artemia salina como modelo experimental para o estudo de plantas medicinais na escola básica. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 16, n. 02, 31-47, 2018. DOI: https://doi.org/10.16923/reb.v16i2.814

SEIXAS, Eugênia Patrícia de Almeida, et al. Dificuldades e desafios na aplicação de metodologias ativas no ensino de turismo: Um estudo em Instituição de Ensino Superior. Revista Turismo - Visão e Ação - Eletrônica, vol. 19, n. 3, set./dez. 2017. DOI: https://doi.org/10.14210/rtva.v19n3.p566-588

SIMÕES, Edgar Alvarenga, et al. Formação de professores para o ensino híbrido: análise da percepção docente sobre o uso de metodologias ativas. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, p. 16391-16415, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/24820. Acesso em: 22 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n2-319

SOUZA, Carlos Eduardo Guerra Cunha. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na área da saúde: revisão de literatura. JNT-Facit business and technology journal. Ed. 21 Vol. 1. Págs. 51-62. Novembro, 2020. Disponível em: https://jnt1.websiteseguro.com/index.php/JNT/article/view/767. Acesso em: 16 jan. 2022.

TRINDADE, Hellen Caroline Soares; COSTA, Valdines Araujo. O papel do professor e das metodologias ativas no desenvolvimento de aptidões e conhecimentos necessários para o século XXI. Revista FaSeM - Faculdade Serra da Mesa, v. 6, n. 1, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. Projeto Pedagógico do Curso de Fisioterapia - Bacharelado. Uruguaiana, RS: UNIPAMPA, 2018. Disponível em: http://dspace.unipampa.edu.br/bitstream/riu/816/9/PPC_%20Fisioterapia_Uruguaiana.pdf. Acesso em: 19 jul. 2020.

UTIDA, Victor Hugo. Efetividade do método Team-Based Learning no processo de ensino-­aprendizagem em Fisioterapia. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós-Graduação em Assistência e Avaliação em Saúde. Universidade Federal de Goiás. Goiânia/GO. 2018.

VILLARDI, Marina Lemos; CYRINO, Eliana Goldfarb; BERBEL, Neusi Aparecida Navas. A problematização em educação em saúde: percepções dos professores tutores e alunos [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2015, 118 p. ISBN 978-85-7983-662-6.

ZANETTE, Marcos Suel. Pesquisa qualitativa no contexto da Educação no Brasil. Educar em Revista [online], v. 00, n. 65, p. 149-166, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454. Acesso em: 20 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.47454

Downloads

Publicado

04.02.2022

Como Citar

SILVEIRA BLANCO, G.; FERNANDES, T.; FERNANDES SALGUEIRO, A. C.; FOLMER, V. USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA GRADUAÇÃO EM FISIOTERAPIA: PERCEPÇÕES DOCENTES. Revista Prática Docente, [S. l.], v. 7, n. 1, p. e014, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e014.id1375. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/262. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias