FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e020.id1416

Palavras-chave:

Formação de Professores, Transtorno do Espectro Autista (TEA), Educação Inclusiva

Resumo

A inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na educação básica vem crescendo, contudo, ainda são poucos os estudos que têm discutido o tema na formação de professores. Assim, o objetivo deste artigo foi analisar a produção científica sobre formação de professores e o TEA, nos principais periódicos brasileiros das áreas de Educação Especial e Educação Inclusiva (período 2012-2021), a fim de identificar as principais tendências relacionadas a este campo de estudo. Como metodologia foi realizada uma revisão bibliográfica. Entre os principais resultados encontrados, constatamos que os artigos não apresentaram um referencial teórico de base. Ademais, foram encontrados dezessete artigos, mas apenas dois estavam relacionados à formação inicial, e isso aponta para a necessidade de mais estudos sobre a formação inicial. Conclui-se que é fundamental mais pesquisas que abordem a necessidade de uma formação que respeite, contemple e, efetivamente, possibilite a inclusão de estudantes com TEA na escola.

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Biografia do Autor

Francisnaide dos Santos Souza, UESC

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Matheus dos Santos Reis, UESC

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Alex Souza Almeida, UESC

Mestrando em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

Viviane Borges Dias, UNEB

Doutora em Educação e Contemporaneidade (UNEB) Professora Adjunta da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM/UESC)

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

SANTOS SOUZA, Francisnaide dos; SANTOS REIS, Matheus dos; ALMEIDA, Alex Souza; BORGES DIAS, Viviane. FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE REVISÃO. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e020, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e020.id1416. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/270. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias