ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPOSTA DE KOLB

Autores

DOI:

10.23926/RPD.2022.v7.n1.e024.id1337

Palavras-chave:

Estilo de Aprendizagem, Estratégia de Ensino, Metodologias

Resumo

A aquisição do conhecimento se relaciona intrinsecamente com os estilos de aprendizagem, já que cada indivíduo possui um perfil próprio, sendo fundamental conhecê-los a fim de buscar estratégias para melhorar o desempenho e aperfeiçoar os estilos pouco desenvolvidos. Este estudo objetivou a análise de periódicos sobre a temática proposta com fins de elaboração de uma nova perspectiva, apresentando sua abordagem no ambiente acadêmico. Para a consecução do objetivo, tal estudo teve como metodologia de pesquisa o cunho bibliográfico e exploratório, com uma abordagem qualitativa, averiguando-se artigos científicos nos principais indexadores de periódicos sobre a aplicação da Teoria Kolbiana e sua importância no meio educacional. Diante disso, os resultados alcançados evidenciaram suas contribuições nos processos de ensino e de aprendizagem, demonstrando a necessidade dos educadores adotarem estratégias voltadas aos quatro estilos de aprendizagem, destacando-as como ferramenta para o autoconhecimento a partir de sua identificação e permitindo o contato dos alunos com variadas atividades que contribuirão para o seu conhecimento.

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Biografia do Autor

Laiane Araújo Cardoso, UVA

Acadêmica em Matemática (UVA)

Quitéria Laís Silva Macedo, UVA

Acadêmica em Matemática (UVA)

Vitória Gomes Damascena, UVA

Acadêmica em Matemática (UVA)

Daniel Brandão Menezes, UVA

Pós-doutorado em Educação Brasileira, Docente da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Docente do Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

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Publicado

04.02.2022

Como Citar

ARAÚJO CARDOSO, Laiane; SILVA MACEDO, Quitéria Laís; GOMES DAMASCENA, Vitória; BRANDÃO MENEZES, Daniel. ESTILOS DE APRENDIZAGEM: UMA ANÁLISE A PARTIR DA PROPOSTA DE KOLB. Revista Prática Docente, [s. l.], v. 7, n. 1, p. e024, 2022. DOI: 10.23926/RPD.2022.v7.n1.e024.id1337. Disponível em: http://periodicos.cfs.ifmt.edu.br/periodicos/index.php/rpd/article/view/274. Acesso em: 7 maio. 2024.

Edição

Seção

Ciências humanas e suas tecnologias